Escorpião

 

 MEDITAÇÃO ESPIRITUAL DE ESCORPIÃO

 ( Do livro “Interpretação da Bíblia para a Nova Era” de Corinne Heline )

 

                          

Desde o início do Período Terrestre, a criativa Hierarquia de Escorpião tem dado à humanidade padrões das formas de pensamento cósmico. Por esses padrões, o homem tem aprendido a construir seus corpos característicos. Por isso, os membros da Hierarquia de Escorpião são denominados Senhores da Forma. O Dr. Rudolf Steiner diz que a mente cerebral do homem nada mais é que uma taça para se imergir nesses pensamentos arquetípicos.

 

Nos primeiros dias da evolução humana, os estudantes do Templo de Mistérios podiam contatar diretamente as Hierarquias Celestiais e observar o enorme serviço que elas estavam prestando à raça humana. Por esse motivo, a mensagem das estrelas foi incluída entre os estudos do Templo, e nenhum candidato tinha permissão para receber essas instruções sem uma longa e árdua preparação.

 

Transmutação é a palavra-chave dominante de Escorpião. Durante o período entre o Equinócio de setembro e o Solstício de dezembro, quando a força dourada de Cristo está penetrando mais profundamente nesta esfera, o Arcanjo Miguel, segundo apenas em glória e poder ao Próprio Cristo, acha-se empenhado em limpar e transmutar o acúmulo dos desejos malignos do homem que pendem como uma escura nuvem de miasma sobre a Terra. Juntos, eles purificam e transmutam as formas de pensamentos negativos do homem que permeiam a atmosfera mental do planeta. Devido ao trabalho que executam, pensamentos e substância de desejo mais pura tornam-se disponíveis para o uso do homem na construção de corpos mental e astral mais fortes. Esses, por sua vez, penetram e fortalecem seus veículos etéreo e físico.

 

Escorpião é o signo enigma do Zodíaco. Ele tem dois símbolos: um escorpião, que carrega o ferrão da morte em sua cauda, e uma águia que pode voar mais perto do Sol que qualquer outra ave. Esses símbolos retratam dois aspectos amplamente divergentes deste signo. Sob a influência do escorpião, o homem pode descer às profundezas da degradação; sob a influência da águia, sua natureza inferior é transmutada, podendo ele, assim, subir a maiores alturas espirituais.

 

Outro aspecto do paradoxo de Escorpião são as influências da água e do fogo exercidas através deste signo de elementos opostos, pois Escorpião, um signo aquoso, é governado pelo ígneo planeta Marte. Esta é mais uma indicação das propriedades místicas de Escorpião e do papel que ele tem na regeneração que precede a iluminação. A última só pode ser realizada depois que os princípios água e fogo tiverem chegado a uma união harmoniosa.

 

Tal união foi demonstrada quando o ígneo Raio do Cristo arcangélico tomou posse do corpo do Mestre Jesus. Como um membro da raça humana, Jesus veio sob a Hierarquia de Peixes, estando assim sintonizado com o princípio da água. O que foi posteriormente realizado pelo Ser composto conhecido como Cristo Jesus foi a suprema demonstração do estado ideal, um certo grau de entendimento que toda a humanidade vai ter quando tiver aprendido a combinar os princípios do fogo e da água. Cristo ensinou esta verdade a Nicodemus quando Ele disse:  “A menos que o homem nasça da água e do espírito, não poderá entrar no reino de Deus”, sendo o espírito o princípio do fogo.

 

As condições externas nunca serão dominadas até que as forças interiores opostas e discordantes sejam harmonizadas. Uma vez tendo isso sido feito, o mistério amplamente oculto de Escorpião será revelado. Geração será transmutada em regeneração, de modo a não haver repetição das tragédias como as de Caim e Abel , e Salomão e Hiram Abiff. Os fatores que dividem essas correntes opostas da humanidade terão se rendido ao princípio que a todos une em harmonia. Em muitos mitos e lendas, tanto religiosos como profanos,  este preceito está diferentemente mostrado. Mas, apenas através de um estudo da ciência espiritual das estrelas, pode o seu significado ser compreendido com segurança e clareza.

 

Os Antigos Egípcios, que eram muito versados nos profundos mistérios do conhecimento das estrelas, divulgaram nas pinturas ensinamentos sobre polaridade para que aqueles que não podiam apreendê-los como ciência pudessem deles ter conhecimento intuitivamente através de símbolos apropriados. O seu glifo para Escorpião era o de um esqueleto dentro de uma sepultura aberta atravessada por um arco-íris. Num horóscopo, Escorpião governa a oitava casa, a casa da morte. Mas a casa da morte é também a casa da regeneração. Nela são encontrados ambos o escorpião e a águia. Formas imperfeitas e impuras são levadas à morte. Isso é beneficamente verdade porque nem tudo o que pertence a esse plano é digno de imortalidade. Só a essência da experiência mortal, agregada e incorporada à natureza superior do homem, assimilada, isto é, em sua alma, se torna imortal. É através do poder de Escorpião para realizar a regeneração que um espírito encarnado é capaz de utilizar as formas físicas e a morte inerente a elas como degraus para alcançar uma vida superior e renascer em veículos possuindo elementos de imortalidade.

 

Retornando ao esqueleto como um símbolo dos poderes de Escorpião, encontramos que ele também representa as obras da lei cármica. Nesse aspecto, se apresenta como uma segadeira para ceifar a humanidade; em outras palavras, para remover as formas que são transitórias por natureza. Mas ele também revela que, enquanto a vida não tenha sido identificada com essas formas, não depende delas para a sua existência. Em meio às formas sendo ceifadas, surgem novas mãos, pés e braços, indicando a supremacia do espírito sobre a matéria e apontando para a lei cíclica do renascimento. O arco-íris que atravessa a sepultura é o símbolo da imortalidade. A esse respeito, apresenta-se ainda outra marca do aspecto regenerativo de Escorpião: a promessa de um tempo quando não mais existirão o sofrimento, a dor e a morte.

 

 

 

 

 

“ O ESPÍRITO JAMAIS NASCEU !

O ESPÍRITO JAMAIS DEIXARÁ DE SER ,

NUNCA HOUVE TEMPO EM QUE ELE NÃO EXISTISSE ;

O FIM E O PRINCÍPIO SÃO SONHOS ,

O ESPÍRITO PERMANECE PARA SEMPRE , INDEPENDENTE DOS NASCIMENTOS E DAS MORTES ;

A MORTE NÃO TEM NENHUMA INFLUÊNCIA SOBRE ELE ;

EMBORA PAREÇA MORTA EM SUA HABITAÇÃO.

ASSIM COMO TIRAMOS NOSSA ROUPA USADA

E APANHAMOS OUTRA DIZENDO :

HOJE USAREI ESTA !

ASSIM TAMBÉM O ESPÍRITO ABANDONA SUA VESTE DE CARNE,

E PARTE PARA VOLTAR

NOVA HABITAÇÃO , RECEM-CONSTRUÍDA. “

 


 

MEDITAÇÃO DE MT. ECCLESIA PARA O MÊS SOLAR DE SCORPIO

Outubro 24 a Novembro 23

Regência: Planeta Marteã

As forças ocultas da Natureza atuam sobre este Mês Solar para que a vida recôndita no coração humano, a Chispa Divina proveniente de DEUS, desperte para mais nobres atividades e progrida em seu desenvolvimento evolutivo.

Encontra-se nesta vida todo o Poder de DEUS, e também Seu Amor, a fim de que o Poder seja usado somente para o que é bom.

A admoestação constante de Scorpio é : AGI de acordo com a inspiração do amor, para que a escória seja transmutada no Ouro do Espírito.

As palavras-clave  para este Mês Solar são:

VALOR - ENERGIA - HABILIDADE - REGENERAÇÃO

"E tudo o que fizeres, em palavra ou em obra, faze-o em nome do Senhor Cristo Jesus, dando graças a DEUS e ao Pai por Seu intermédio"

- São Paulo, Col. 3:17

 

BIBLIOTECA ROSACRUZ

ASTROLOGIA

MAPA DO SITE

 

Fraternidade Rosacruz