ESPIRITUALISMO – CIÊNCIA

 

A Utilidade da Anatomia nos Estudos Esotéricos

Homem Vitruviano, Lápis sobre papel, 1490, por Leonardo Da Vinci (1452-1519)

 

Parece bastante estranho este título. Que relação poderá haver entre anatomia e esoterismo? Aparentemente nenhuma, realmente muita.

Esotérico é o contrário de exotérico. O primeiro refere-se à doutrina secreta de certos filósofos antigos comunicada só aos iniciados. O segundo refere-se à doutrina que os mesmos ensinavam publicamente.

O esoterismo é também chamado ocultismo e o espiritualismo, na sua generalidade, compreende o esoterismo. Portanto, chegamos ao espiritualismo, onde sempre há a parte esotérica e a parte exotérica. Nas aulas públicas, nas conferências e nas palestras com estranhos, tratamos da parte exotérica, aquela que pode ser revelada a qualquer um. Nas aulas especiais, ou entre estudantes dos mesmos conhecimentos, tratamos da parte esotérica que, por motivos óbvios, não é tratada publicamente

O estudo esotérico requer uma série de qualidades para que possa obter os resultados visados. São condições necessárias para esses estudos: capacidade de concentração, domínio da vontade, poder de relaxament muscular e nervoso e controle do ritmo respiratório.

De tudo isso falamos com desembaraço, procurando atingir o terraço superior de um edifício do qual não lançamos as fundações. Quando nos concentramos, devemos fazê-lo  sobre alguma coisa que está em um lugar determinado, o qual conhecemos. Por acaso, conhecemos alguma coisa do nosso organismo? Precisamos, então, saber de que está constituído, quais os elementos que o compõem e, principalmente, onde estão localizados. Como poderemos nos concentrar sobre algo que não sabemos o que é, nem onde está?

Vontade, vontade todos temos, mas não tomamos conhecimento da sua existência. Certa vez, disse a uma pessoa que levantasse o braço e ela obedeceu. Perguntei-lhe: Por que levantou o braço? Respondeu-me: Porque a senhora mandou. Expliquei-lhe, então, que tinha levantado o braço porque tinha querido, caso contrário não o levantaria, embora fosse solicitada a isso. Para o domínio consciente da vontade, é necessário o conhecimento do sistema nervoso, de como se pensa, de como se sente e de como os pensamentos e sensações se transformam em atos. Para exercer esse domínio em todo o organismo, devemos conhecer os nervos, as suas relações e o funcionamento do seu sistema.

Uma das melhores formas de repouso é constituída pelo relaxamento muscular e nervoso. Os americanos do norte dedicaram vários livros a este assunto em que são narradas experiências acompanhadas de provas laboratoriais.  Isto prova a importância que assume o relaxamento, mesmo fora dos meios espirituais. Para o relaxamento nervoso, são necessários os mesmos conhecimentos já mencionados com relação à vontade. Para o relaxamento muscular consciente, quanto mais conhecermos a situação e condições de funcionamento de nossos músculos, tanto mais seremos capazes de relaxamento eficiente.

Respirar convenientemente é, não só condição essencial de saúde, como a base de muitos exercícios esotéricos. É de toda a conveniência conhecer a anatomia do aparelho respiratório, poder acompanhar mentalmente a passagem do ar através dos seus órgãos, o que dará maior eficiência a todo o processo, com maior benefício para o organismo.

O mesmo raciocínio se poderá aplicar à função digestiva, à função respiratória, à função renal, ao trabalho das diferentes glândulas e ao organismo inteiro, como um conjunto eficiente e harmonioso.

Terminando, não nos esqueçamos dos ossos, de tanta importância, pois constituem o arcabouço sólido deste belo edifício que é o nosso corpo.

- Dra. Ophelia Guimarães

Aparelhos ou sistemas

Skeletal
Esquelético

Digestive
Digestivo

Muscular
Muscular

Lymphatic
Linfático

Endocrine
Endocrino

Nervous
Nervoso

Cardiovascular
Cardiovascular

Male Reproductive
Reprodutor

Masculino

Female Reproductive
Reprodutor

Feminino

Urinary
Urinário

Diagrama representando os diversos aparelhos ou sistemas que compõe o corpo humano

 

 

Documento Histórico

Edição do CORREIO ROSACRUZ divulgando um Ciclo de Conferências Públicas Rosacruzes. Na foto, palestrando, a Dra. Ophélia Guimarães, compondo a mesa com a Sra. Irene Gómez Ruggiero, ao centro, e o Sr. Roberto Ruggiero, a direita. Na coluna da equipe do Correio, a Dra. Ophélia Guimarães compõe com a Sra. Irene Gómez Rugiero, a equipe de redatores principais.

HOME

FUNDAMENTOS

ATIVIDADES

LITERATURA

DRA. OPHELIA GUIMARÃES

 

 PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

Ciência & Religião, Dra. Elsa Margaret Glover

A Visão Etérica e o que Revela por uma Probacionista

A Astrologia e as Glândulas Endócrinas, por Augusta Foss Heindel. Introdução de Manly P. Hall.

O Mistério das Glândulas Endócrinas por um Probacionista

Vegetarianismo: a solução para uma vida e um mundo melhor, por Delmar Domingos de Carvalho

 

 

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Temas Rosacruzes][Biblioteca Online][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.