ESPIRITUALISMO – CIÊNCIA

 

 Envelhecendo com Saúde e Produtividade


 

Cada vez mais os assuntos de saúde têm merecido atenção especial, principalmente no que se refere ao prolongamento do tempo de vida. Obviamente, nenhum prolongamento da existência terrena será útil a menos que com boa qualidade de vida e extensão do período de produtividade.

A ciência exotérica tem se preocupado com novas drogas, técnicas modernas e até transplantes de glândulas para atingir tal objetivo, isto é, meios que atuem e influenciem primariamente a forma.

Entretanto,   os esotéricos, entre os quais os estudantes da Filosofia Rosacruz, sabem que, resultados superiores às drogas e aos tratamentos, são conseguidos com o conhecimento, pois estes ampliam largamente as portas que deixam entrar a força curadora que vem do Pai.

 

Sabemos que a medicina preventiva supera em grande extensão a medicina curativa, esta com suas limitações para agir na saúde já deficiente. Assim, através da remoção de todas as causas capazes de produzir vibrações anormais, através da atividade física, do controle da emoção e da mente, tudo em harmonia com o Ego e com os conhecimentos transmitidos por nossa Filosofia Rosacruz, toda a medicina necessária e suficiente será, um dia, a preventiva ao invés da curativa.

 

Durante os intervalos entre as vidas humanas, o Ego reabastece seus reservatórios de forças de vida, o que torna possível a existência física. Faz então soar sua nota-chave cuja intensidade de vibração é que determina a qualidade da substância atômica dos três mundos inferiores e que irá constituir a estrutura da tríplice personalidade.

 

A morte por senilidade é conseqüência do desgaste progressivo daquela energia armazenada ou pela retirada do Ego, fonte da vida, quando houver desinteresse em participar das manifestações no plano físico.

 

O uso da energia acumulada e o desgaste do corpo físico até que se torne insustentável, ocorre através da atividade desenvolvida por orientação do Ego ou da sua personalidade. À medida que o Ego adquire habilidade através da experiência evolucionária, pode direcionar o homem para o serviço altruísta, voluntariamente sacrificando pouco o corpo em seu trabalho para seguir o Plano Divino. Os seres menos evoluídos tornam-se vítimas de seus instintos inferiores por perseguirem prazeres vulgares e por atividades discordantes entre os aspectos mental e emocional. Tanto os seres superiores quanto os inferiores chegarão ao término da vida terrestre, entretanto seus motivos constituem pólos opostos.

 

Certamente serão encontrados meios para manter o vigor da juventude e com produtividade até o final da vida terrena. Entretanto, até que homem alcance o mais alto grau de perfeição, não é de seu interesse sobreviver indefinidamente em um corpo físico imperfeito. Tal corpo náo permitiria as ações que contribuíssem para o objetivo maior do Ego, isto é, o aperfeiçoamento através da experiência.

 

Embora atualmente o homem não esteja apto a sobrepujar a morte física, vivendo com sabedoria e dentro das normas do reto viver, pode prolongar a vida física ao mesmo tempo que promove seu vigor.

 

Para tanto é preciso que tenhamos auto-domínio sobre nossos hábitos físicos, emocionais e mentais. Através do pensamento positivo, concentração e meditação, podemos adquirir a inspiração necessária que nos dirigirá através de uma poderosa vontade.

 

O idoso pode redescobrir talentos, seja através da escrita de artigos e livros, pinturas, bordados, jardinagem, ações de serviço ao próximo, seja o que for.

 

Como já foi dito, nossos corpos físicos são os instrumentos necessários para que o nosso Ego alcance a experiência necessária para o seu desenvolvimento. Dessa forma, pode-se concluir que para o nosso bem-estar espiritual é necessário que tenhamos o maior cuidado com nossa saúde e que vivamos na Terra tanto tempo quanto nos for possível.

 

Falando de uma maneira genérica, as pessoas idosas parecem inclinadas a pensar que seus prévios anos de serviço devem ser recompensados com anos de lazer. Isto é verdade de um ponto de vista superficial, porém, de um ponto de vista mais profundo, a oportunidade para lazer pode significar a oportunidade para desenvolver suas faculdades espirituais e servir aos outros tanto quando possível. Não foi outra a intenção das palavras: 'Aquele que quiser ser o maior entre. vós, seja o servo de todos'.

 

É preciso aprender a viver em harmonia com as imutáveis leis de Deus. A vida é um fluxo constante e a juventude é mantida pela atividade.

 

A estagnação não ó admissível, pois, novas experiências constituem o verdadeiro sentido do progresso, e PROGRESSO é a razão para os nossos Egos estarem aqui na Terra habitando um corpo físico!

A experiência, o aperfeiçoamento, são os objetivos maiores. Assim, para acumulá-los, é desejável que a vida física seja a mais prolongada possível.

Entretanto, de nada nos adianta uma vida física prolongada se não tivermos saúde suficiente que nos permita exercer as atividades necessárias para que possamos adquirir tal experiência. Dessa forma, torna-se imperativo que nos dediquemos a atividades que permitam uma velhice com capacidade física, intelectual e espiritual.

É preciso transformar a velhice rabugenta e deficiente fisicamente, na velhice que permita uma melhor qualidade de vida, capaz de aumentar a longevidade do ser humano, com condições dignas e produtivas. O idoso não pode e não deve ser uma caricatura; não pode ser discriminado.

 

Dr. Clayton, médico holandês, já habitante dos planos superiores, costumava dizer que " a velhice é o desgaste natural da matéria, e também o espaço de tempo facultado por Deus para que possamos fazer uma avaliação mais profunda sobre a nossa existência terrestre (espaço facultado também aos animais)".

 

É preciso, pois, encontrar momentos de paz interior, alimentação adequada e condições para se exercitar física e intelectualmente, lendo ou exercendo alguma atividade que dê prazer. Afinal, cada encarnação será sempre curta para toda experiência que ainda necessitamos adquirir. É preciso que aproveitemos o tempo desta vida física para crescer verdadeiramente. É preciso que os idosos assumam o controle de suas vidas e passem a não depender dos outros. E preciso aprender a ler, ver e ouvir ainda que seus olhos e ouvidos apresentem deficiência. Conhecendo os poderes do Ego, sabemos que os olhos falham mais para quem não quer ver e o reumatismo atinge predominantemente quem prefere a imobilidade.

 

Para que tudo isso seja evitado, há necessidade de gozarmos de boa saúde física e psíquica. Ambas dependem basicamente de alimentação adequada e de exercícios físicos que ativem a circulação e as estruturas musculares e articulares.

 

Quanto à alimentação apropriada sugiro que os Irmãos e Amigos reportem-se ao "Conceito Rosacruz do Cosmos' onde encontrarão explicações abundantes sobre as vantagens do vegetarianismo, ingestão de vitaminas e suco de frutas com água destilada. Evite ainda o açúcar branco, refinado e não exagere no sal.

 

Passaremos à descrição de alguns exercícios físicos, apropriados para qualquer idade, porém accessíveis aos mais idosos. O período da manhã, antes do desjejum, é o período mais indicado para a realização de tais exercícios.

 

Inicie seu dia com uma fricção pelo corpo todo com uma toalha felpuda. Isso ativa a circulação, as funções da pele e indiretamente auxilia as articulações. Gaste mais ou menos de 10 a 15 minutos por dia. O início pode parecer difícil, porém persista. Sua recompensa será maior do que a que você espera.

 a) Para as pernas:

1) Em pé, segure-se em algo firme e dobre suas pernas, uma de cada vez, esticando e dobrando sucessivamente, a esquerda e a direita, 5 a 10 vezes cada uma.

 2) Imagine-se chutando uma bola imaginária. Dobre a perna para trás e "chute" lentamente a "bola" várias vezes. Repita com a outra perna.

 b) Para os ombros:

1) Em pé, com os braços caídos ao longo do corpo, rode os ombros no sentido dos ponteiros do relógio que você  imaginará na parede do lado do ombro que irá rodar Faça isso com os dois ombros e depois repita no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

 2) Estenda os braços para a frente, na horizontal. Abra-os até onde puder – como se estivesse em uma cruz - e bata palmas. Faça mais ou menos 10 vezes.

c)  Para o pescoço:

1)Jogue os ombros para trás e encoste o queixo no peito; em seguida levante o queixo o mais alto que puder. Repita várias vezes.

 2)Rode a cabeça para a direita e depois para a esquerda. Cuidado que no início pode ocasionar leve tontura. Vá devagar.

 3)Faça movimentos laterais com a cabeça, como se tentasse encostar a orelha direita no ombro do mesmo lado e a esquerda  no ombro esquerdo.

 d)  Para os quadris:

1)Afaste as pernas mais ou menos 40 cm uma da outra; dobre levemente os joelhos e faça movimentos com os quadris, para cima e para baixo, como se estivesse trotando um cavalo.

2)Na mesma posição, coloque as mãos na cintura e rode os quadris em movimentos circulares, primeiro para a direita e  depois para a esquerda.

Tanto o item 1 como o 2, devem ser realizados mais ou menos 12 vezes cada um.

e) Para a coluna:

1) Se sua coluna não tem problemas sérios, afaste as pernas mais ou menos 40 cm., dobre levemente os joelhos, deixe os braços caídos ao longo do corpo e incline o corpo para a frente até onde possível, sem forçar demais. Volte à vertical e  repita a inclinação do tórax para a frente, forçando um pouquinho, até onde sua coluna permita. Faça 6 vezes ao dia.

2) Na ponta dos pés, com os braços esticados acima da cabeça, ande pelo aposento que estiver, movimentando os braços para cima e para baixo como se fossem 2 pistões subindo e descendo. Primeiro o esquerdo e depois o direito.

f) Para o abdome:

1) Deite-se sobre o dorso, em uma superfície firme.' Deixe as pernas dobradas elevante a cabeça várias vezes, certificando-se  que a cada levantamento da cabeça ocorra contração dos músculos abdominais. Faça 10 vezes.

2) Na mesma posição acima, com as mãos embaixo das nádegas, com as palmas para baixo, dobre as pernas tentando encostar os joelhos no peito. Em seguida estique-as, repetindo os 2 movimentos várias vezes.

Após esses exercícios sente-se por alguns minutos, com as pernas cruzadas (posição indiana). Esta posição ajuda a relaxar a musculatura abdominal. Respire várias vezes profundamente para renovar o suprimento de oxigênio do sistema circulatório.

 

À noite, deitado, rode os pulsos e tornozelos no sentido horário e anti-horário. Flexione todos os dedos das mãos e dos pés, em todas as suas juntas.

 

Assim procedendo, isto é, alimentando-se corretamente, fazendo todos esses exercícios, prepare-se para experimentar uma agradável sensação de bem-estar, disposição e para fazer parte de quadro de idosos produtivos como o escritor Bernard Shaw ativo até os 94 anos; general De Gaulle, presidente da França, no poder até 79 anos; Marc Chagall, artista plástico russo que produziu obras até 79 anos e muitos outros, sem contar alguns dos nossos Irmãos, muito ativos atualmente na Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil, contribuindo decisivamente com a grande obra dos Irmãos Maiores.

 

 - Por um estudante

Fonte: ECOS da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil


 

 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

 

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

ASTROLOGIA

BIBLIOTECA ONLINE

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas