ESPIRITUALISMO-CIÊNCIA

 

  Tratando as Tensões

 


 

Já sabemos que as emoções, por estimularem as ações, são importantes e necessárias para a nossa evolução. A questão que precisamos responder é: com quais emoções queremos trabalhar e como queremos trabalhar com elas?

O poder das emoções é tão forte que, quando não transmutadas e não expressadas podem causar importantes danos físicos e mentais.

Do ponto de vista espiritual, tão prejudicial como expressar ódio, é guardá-lo dentro de si. Se não conseguirmos de imediato sentir amor quando tentados a odiar, devemos fazer um esforço intelectual para expressar preocupação, gentileza, entendimento ou pelo menos tolerância. Se nos esforçarmos sinceramente para isso, com o tempo o amor florescerá.

A moderação constitui um fator importante na expressão da emoção. A forma de emoção que mais prejudica o ser humano é representada pelas tensões. Estas, quando intensas e prolongadas, resultam em dores de cabeça, cansaço visual, perda do apetite, insônia, tonturas, úlceras etc

Mas, afinal, o que é tensão e qual a sua causa?

Tensão é energia não liberada, energia que reprimimos. Pode ser causada por hábitos físicos defeituosos tais como excesso de trabalho, pressa para fazer as coisas ou por desajustamentos emocionais como resultado de receios, ansiedades ou sentimentos de inferioridade. Podemos dizer que tensão é o resultado de nossa resposta aos vários estímulos: ambiente, pessoas, cores, música, ruídos, vozes, deveres, responsabilidades e outros fatores. As vezes a verdadeira causa das tensões surge porque nos envolvemos em vários projetos e responsabilidades ao mesmo tempo. Isto impede a concentração e na maioria das vezes não realizamos bem nenhuma das coisas a que nos propomos. É preciso aprender a executar uma coisa de cada vez para não gerar ansiedade, pois, esta leva ao cansaço, à insatisfação e à indecisão, comprometendo a clareza de raciocínio.

Para sabermos como combater a tensão, precisamos em primeiro lugar decidir se ela é de origem física, mental ou emocional. A tensão física é indicada pela impossibilidade de relaxamento de alguns grupos musculares, geralmente pelo uso prolongado, tal como a postura defeituosa. A tensão mental pode surgir de um excesso de trabalho mental ou do trabalho sob pressão. Algumas pessoas sofrem tensão mental por falta de interesse pela vida. Essas pessoas sentem-se aborrecidas e com exaustão mental, não por excesso de atividade da mente, mas porque sua insatisfação não permite a liberação apropriada de suas energias.

Tão logo descubram algo que lhes interesse, abre-se uma avenida para a expressão e elas se tornam mais felizes e vivazes. Ocorre então a liberação apropriada da tensão.

Outro tipo de tensão é a emocional. É causada por conflitos internos, tais como os causados pela repressão dos sentimentos naturais. Essas tensões podem resultar de uma combinação de causas. As tensões musculares freqüentemente são parte de um padrão de comportamento da expressão emocional. Podem tornar-se habituais e persistir mesmo quando o conflito emocional não mais existe. Um sistema nervoso muito solicitado é similar a circuitos telefônicos sobrecarregados. As funções operacionais se congestionam, os sinais se misturam e podem ocorrer curto-circuitos.

O relaxamento é o oposto da tensão. Devemos tentar superar e esquecer nossas dificuldades emocionais. Para algumas pessoas muito tensas e nervosas isso nem sempre é fácil. É preciso aprender a relaxar. Para superar a tensão emocional a pessoa necessita estudar a si própria bem como seus problemas de forma bastante objetiva. Em seguida determinar um procedimento para corrigir o problema. Nem sempre é tão difícil, mas é necessário muito esforço para consegui-lo. Caso não consiga resolver sozinho o problema, deve discuti-lo com a família, com o médico, com um Irmão da Fraternidade ou qualquer outro conselheiro de sua confiança. Com essa meia batalha ganha deve-se adotar um plano de ação e segui-lo. Continuar com os problemas, preocupações e indecisões resulta em tensões cada vez mais intensificadas.

Se a tensão é mental com sintomas tais como dor de cabeça, fadiga ocular, irritabilidade, perda da concentração, etc. e devida a sobrecarga mental, é indicado o repouso mental. Algumas pessoas obtêm alívio após exercícios físicos ou após dormir por um breve período de tempo. Outros se beneficiam por mudança temporária de ambiente, de atividades e convivência com outras pessoas.

A tensão física é aliviada pelo repouso, banhos quentes, massagens e exercícios. Algumas sugestões para auxiliar o relaxamento nessas circunstâncias são: deite-se em uma superfície firme, porém confortável, com as pernas um pouco afastadas, braços ao longo do corpo, cabeça sobre um travesseiro baixo e olhos fechados Agora vamos lá! Relaxe cada músculo do corpo e deixe cada uni deles sentir-se pesado. Relaxe a mente. Calmamente concentre-se em um pensamento inspirado, tal como "Deus é amor" e repita várias vezes. Relaxe a fronte. Mantendo os fechados, focalize os olhos em um ponto entre as sobrancelhas. Este exercício aliviará a tensão nos olhos e será útil para prevenir dores de cabeça devidas à fadiga muscular.

Em seguida relaxe a mandíbula e os músculos ao redor da boca. Respire profundamente. Deixe o ar entrar até a base dos pulmões de forma natural. Permaneça quieto e durma se for possível, pois o sono é a maneira de relaxar concedida pela natureza, fortificando corpo e alma.

A música é outro auxiliar para o relaxamento; podemos ser auxiliados ouvindo boa e calma música ou encontrando uma avenida de expressão, tocando algum instrumento. O poder da vibração rítmica é muito bem conhecido; tem sido usado em locais de adoração há milhares de anos. Um passatempo agradável constitui uma boa saída para as energias acumuladas. É uma oportunidade para forçar as atividades mental e física em canais diferentes. Importante também é a manutenção do senso de humor. A capacidade para rir e a abstenção de levar a sério a si próprio com excessivo rigor, contribui imensamente para a tranqüilidade interna, para uma atitude otimista e relaxamento geral.

Enfim, para relaxar é preciso harmonia: no trabalho, na diversão, no amor e na adoração. Vemos então que a demonstração de nossos sentimentos é parte do nosso curso na escola da Terra. Atualmente a maioria de nós ainda apresenta

emoções puramente pessoais. Naturalmente, quanto maior é o envolvimento de uma pessoa com um ideal, ou seja, quanto mais consistentemente seus pensamentos se voltarem aos outros, com compaixão, suas emoções pessoais se tornarão menos importantes.

Finalmente, após um longo período de desenvolvimento espiritual, as emoções pessoais serão substituídas pelas universais, tais como as sentidas por Cristo Jesus. Após isso, em termos terrenos, o desenvolvimento emocional do aspirante será completo e sua expressão emocional será a mais perfeita que a humanidade atual é capaz de alcançar.

 

Adaptado das RAYS de abril de 74 e set de79 por um estudante da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil


 

 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

 

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

ASTROLOGIA

BIBLIOTECA ONLINE

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas