A Roda da Fortuna

por Jonas Taucci


Muitos estudantes perguntam-nos sobre a Roda da Fortuna, e esperamos que este artigo possa conter subsídios para uma melhor compreensão sobre este assunto.

Iniciemos refletindo sobre o que Max Heindel nos disse no “Conceito Rosacruz do Cosmos sobre o Arco-íris que inaugurou uma nova fase (Época Ariana) da evolução espiritual da humanidade.

Em Gênesis lemos: “disse Deus; este é o sinal do concerto que ponho entre mim em vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto nas nuvens, este será por sinal do concerto entre mim e a terra” – (Gênesis 9:12 –13).

De posse destas duas fontes, vale ressaltar que a Roda da Fortuna – de acordo com várias interpretações e estudos astrológicos – não deve apenas ser interpretada como aquisição de bens materiais (2ª Casa Zodiacal e o Signo de Tauro).

É interessante e significativo lembrar também que determinados mitos nos informam que ao final do Arco-íris (Época Ariana) encontramos um Pote de Ouro (a Roda da Fortuna).

A Roda da Fortuna em nosso horóscopo é uma “bússola“ para encontrarmos o equilíbrio necessário para que nosso Cristo Interno possa nascer. E um destes equilíbrios pode ser adquirido através de sabiamente utilizarmos nossos bens materiais em auxílio de nossos semelhantes.

Em “Iniciação Antiga e Moderna”, nos é dito que “.... pode conservar suas posses materiais, usando-as com fé e sabedoria , como um sagrado depósito que lhe é confiado...”

Eis um belo resumo do que constitui-se a Roda da Fortuna !

Mas atenção, para que alcancemos este Pote de Ouro (Roda da Fortuna) devemos equilibrar o funcionamento dos Nódulos (Cabeça e Cauda de Dragão), pois semelhantemente aos Nódulos, a Roda da Fortuna não é um planeta, sendo sua posição num horóscopo determinada pelo Sol, Lua e signo Ascendente.

A diferença em graus entre o Sol (Espírito ) e a Lua ( Alma ) deve ser exatamente igual a diferença em graus entre o Ascendente (Eu) e a Roda da Fortuna (sublimação do Espírito Humano, o Pote Dourado contido na Arca, situada no mais ocidental extremo do Tabernáculo do Deserto).

Para maiores informações sobre o Tabernáculo no Deserto, sugerimos leitura da obra “Iniciação Antiga e Moderna” de Max Heindel.

Abaixo veremos – ainda que resumidamente – a interpretação da Roda da Fortuna nas Casas e Signos, ressaltando que trata-se de um resumo. Fica aqui nossa sugestão para nossos estudantes usarem a intuição para um aprofundamento maior, bem como a interpretação dos aspectos da Roda da Fortuna com os planêtas.

Repetimos que, uma das formas de analisarmos o que representa a Roda da Fortuna em nosso horóscopo, pode ser entendido como o uso que fazemos de nossos bens materiais para o auxílio amoroso e desinteressado do próximo, sempre utilizando-se do discernimento.

As interpretações abaixo são preceitos a serem assimilados.

Carta Natal de Barack Obama, nascido às 12:36:07 da tarde do dia 04 de Agosto de 1961,

em Honolulu, no Havaí, EUA.,  exibindo a Roda da Fortuna na Casa 2.

 

Na 1ª Casa ou em ^Áries: Aqui devemos entender nossos bens materiais como algo temporário, pois nada levaremos (fisicamente) quando deixarmos este plano. O desprendimento é a lição.

Na 2ª Casa ou em _Touro: O excesso do “eu tenho pode gerar orgulho. A humildade deve ser compreendida (e aplicada) em sua essência.

Na 3ª Casa ou em `Gêmeos: A razão deve – gradualmente – estar em equilíbrio com o coração, em termos de utilizar as posses para o auxílio aos demais.

Na 4ª Casa ou em aCâncer: O auxílio aos nossos semelhantes deve iniciar-se no local de mais difícil prática: nosso lar. Somente depois, expandir-se para outros segmentos.

Na 5ª Casa ou em bLeão: O orgulho e a soberba devem ser transmutados em humildade, à exemplo de Áries, outro signo ígneo, mas aqui a ostentação financeira pode causar problemas na elevação espiritual

Na 6ª Casa ou em cVirgem: Evidentemente que, de nosso trabalho honesto – suor de nosso rosto - devemos obter nosso sustento. Porém não unicamente para nós, e sim para nosso semelhante, com discernimento.

Na 7ª Casa ou em dLibra: Servir (materialmente) nosso semelhante, requer um equilíbrio entre mente e coração, caso contrário, podemos cair em radicalismos. 

Na 8ª Casa ou em eEscorpião: Quando prestamos auxílio a nossos irmãos, de uma forma material, estamos acumulando tesouro no céu, onde o ladrão não rouba, nem a traça corrói. Elevamo-nos espiritualmente.

Na 9ª Casa ou em fSagitário: O ser “mão aberta”, não significa possuir um coração nobre. Quando damos algo material, auxiliando alguém, nosso sentimento amoroso deve ir também.

Na 10ª Casa ou em gCapricór­nio: A avareza e o acúmulo exage­rado de posses materiais, não sendo canalizado para o bem estar de outras pessoas, paralisa nosso desenvolvimento espiritual.

Na 11ª Casa ou em hAquário: Assim como no símbolo de Aquário (um homem derramando o Éter Crístico), devemos “derramar”, amo­rosamente nosso auxílio material para a humanidade.

Na 12ª Casa ou em iPeixes: Mui­tas pessoas, queixam-se de não estarem em condições de prestar um auxílio material para um irmão. Ninguém é tão rico que nada possa receber, nem tão pobre que nada possa dar.

A Roda da Fortuna é um dos Arcanos Maiores do Tarô que representa o conceito do Destino. Seu símbolo, a Roda, foi tomado da roca e remete aos três Destinos gregos - Moiras - uma delas responsável por fiar os fios da vida, a outra por medí-los e a terceira por cortá-los. Na mitologia grega, as moiras eram três irmãs chamadas Cloto, Láquesis e Átropos, que determinavam os destinos humanos, especialmente a duração da vida e seu quinhão de atribulações e sofrimentos. Cloto, em grego "fiar", segura o fuso e puxa o fio da vida. Láquesis ("sortear") enrola o fio e sorteia o nome dos que vão morrer e Átropos ("não voltar", ser inflexível) corta o fio. As várias versões apresentam as Moiras como filhas do Caos, de Érebo, ou ainda de Têmis e Zeus. Na mitologia grega, Moira, no singular, é inicialmente o destino. Na Ilíada, representa uma lei que paira soberana sobre deuses e homens, pois nem mesmo Zeus está autorizado a transgredi-la sem interferir na harmonia cósmica.

 


MANDALA ASTROLÓGICO UNIVERSAL

Clique no ícone voltar na barra de ferramentas de seu navegador, para retornar.

 

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

ASTROLOGIA

 JONAS TAUCCI

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas