Primeira Parte

O HOMEM E SEUS VEÍCULOS

 

CAPÍTULO II

O CORPO VITAL

 

Evolução e Propósito Geral

O Corpo vital é o segundo dos mais antigos veículos que temos. Seu germe original foi-nos dado pelos Senhores da Sabedoria durante o Período Solar. Na Revolução Solar do Período Lunar, foi modificado para tornar-se capaz de ser interpenetrado por um corpo de desejos que se ajustasse ao sistema nervoso, músculos, esqueleto, etc.

Durante a Revolução Solar do Período Terrestre, o corpo vital foi novamente reconstruído para ajustar-se a uma mente germinal. Naquele tempo já estava mais semelhante ao corpo físico. Sua organização seguia, em eficiência, à do corpo físico.

Outra reconstrução posterior foi efetuada durante a Época Hiperbórea do Período Terrestre, quando os Senhores da Forma apareceram com os Anjos e revestiram o corpo denso do homem, que tinha a forma de saco, com um corpo vital.

O corpo denso é formado na matriz do corpo vital durante a vida antenatal e, com uma única exceção, é uma cópia exata, molécula por molécula, do corpo vital. Durante toda a vida, o corpo vital é o construtor e restaurador do corpo denso, tendo sempre a tendência de abrandar e construir. Sua principal expressão é o sangue e as glândulas, bem como no sistema nervoso simpático, tendo obtido ingresso na "fortaleza" no corpo de desejos quando começou a desenvolver o coração como músculo voluntário.

O corpo vital interpenetra o corpo denso, estendendo-se além da sua periferia cerca de quatro centímetros. A sua contextura pode ser comparada, de modo imperfeito, aos quadros formados por centenas de pequenos pedaços de madeira encaixados uns nos outros, mostrando inúmeros pontos ao observador. Esses pontos do corpo vital entram nos centros vazios dos átomos densos, enchendo-os com força vital, o que os faz vibrar em grau muito mais intenso do que o dos minerais da Terra, que não estão assim animados nem acelerados.

Os Éteres e Suas Funções

Quando analisamos o ser humano, encontramos nele os quatro éteres: o químico, o de vida, o de luz e o refletor; estes quatro éteres são dinamicamente ativos no corpo vital bem desenvolvido. Mediante a atividade do éter químico, o homem pode assimilar o alimento e crescer; as forças do éter de vida permitem propagar a espécie; as forças do éter de luz proporcionam calor ao corpo denso e atuam sobre o sistema nervoso e os músculos, fazendo com que possamos receber através dos sentidos as informações do mundo exterior; o éter refletor permite que o Espírito controle seus veículos por meio do pensamento. Este éter armazena também as experiências passadas, em forma de memória.

Os éteres químico e de vida são a matriz dos nossos corpos físicos. Cada molécula do corpo físico está submersa em uma cobertura de éter que a impregna infundindo-lhe vida. Por meio destes éteres efetuam-se as diversas funções corporais (como por exemplo a respiração, etc). A densidade e a consistência destas matrizes determinam o bom ou mau estado de saúde.

Os átomos dos éteres químico e vital, reunidos em torno do átomo-semente nuclear, situado no Plexo Solar, têm forma prismática. Estão todos colocados de tal maneira que quando a energia solar entra no corpo pelo baço, o raio refratado é o vermelho. Esta é a cor do aspecto criador da Trindade ou seja, Jeová, o Espírito Santo, que rege a Lua, o astro da fecundação. Por consegüinte, os fluídos vitais do Sol que penetram no corpo humano pelo baço, ficam tintos de cor de rosa pálido, que muitas vezes podem ser observados pelos videntes, circulando pelos nervos, como se fossem eletricidade passando pelos fios de uma instalação elétrica. Assim carregados, os éteres químico e de vida são as vias da assimilação que preservam o indivíduo, e da fecundação, que perpetua a raça.

Durante a vida, cada átomo prismático vital compenetra um átomo físico e o faz vibrar. Para se ter uma idéia desta combinação, imaginemos uma cesta feita de arame enrolado em espiral indo de um polo ao outro. Este é o átomo físico que tem forma muito parecida com a da nossa Terra. O átomo prismático vital é inserido em cima, no ponto mais largo e que corresponde ao do Norte de nossa Terra. Assim pois a ponta do prisma penetra no átomo físico até o ponto mais estreito que corresponde ao polo Sul da Terra, e todo o conjunto parece um pião girando e bamboleando, vibrando intensamente. Dessa forma nosso corpo se enche de vida e é capaz de se mover.

Os éteres de luz e refletor são os veículos da consciência e da memória. No indivíduo comum estão um tanto atenuados e não tomaram ainda forma definida. Interpenetram o átomo da mesma forma que o ar interpenetra uma esponja e formam uma leve atmosfera áurica por fora de cada átomo.

A ciência física já demonstrou que os átomos do nosso corpo denso mudam constantemente, de tal maneira que toda a matéria que atualmente compõem nosso veículo terá desaparecido em poucos anos. Apesar disto, as cicatrizes e as manchas da pele conservam-se da infância à velhice. A razão deste fenômeno está em que os átomos prismáticos que compõem o nosso corpo vital não mudam de lugar desde que nascemos até morrermos. Estão sempre na mesma posição relativa, isto é, os átomos etéricos prismáticos que fazem vibrar os átomos físicos dos dedos dos pés, das mãos, ou de qualquer parte do corpo, não mudam de posição mas permanecem sempre no mesmo lugar em que foram colocados no princípio. Uma lesão nos átomos físicos implica numa impressão similar nos átomos etéricos prismáticos. A nova substância física que se modela sobre eles continua então tomando a forma e a contextura dos átomos etéricos deformado pela lesão.

Estas observações se aplicam exclusivamente aos átomos prismáticos que correspondem aos sólidos e aos líquidos no Mundo Físico, por que assumem e conservam uma forma definida. Mas além disso, cada ser humano tem nesta etapa de evolução uma certa quantidade de éteres de luz e refletor, que são os veículos da percepção e da memória e que se acham interligados no seu corpo vital. Poderíamos dizer que o éter de luz corresponde aos gases do Mundo Físico, e que o Éter Refletor é hiper etérico. É uma substância vácua de cor azulada semelhante ao núcleo azulado da chama de gás. Embora nos dê a impressão de ser transparente e de revelar tudo que abrange, na realidade oculta os segredos da natureza e da humanidade. Nela se acha um registro da Memória da Natureza.

Os éteres de luz e refletor são de natureza exatamente oposta à dos estacionários átomos etéricos prismáticos. São voláteis migratórios. Contudo, muito ou pouco que um indivíduo possua desta substância ela é sempre o resultado das suas experiências vitais. Dentro do corpo estes dois éteres se misturam com a corrente sangüínea. Quando aumentam de volume como conseqüência do serviço e do sacrifício fraternos extravasam além do corpo físico e podem ser vistos em volta deste como um revestimento brilhante colorido de ouro e azul.

O azul revela o tipo mais elevado de espiritualidade e por isto é o menor em volume e pode ser comparado ao núcleo da chama do gás. A cor dourada forma a parte maior e corresponderia à parte de luz amarela que circunda o núcleo azul da citada chama do gás, A cor azul não aparece fora do corpo a não ser nas pessoas de extraordinária santidade. Geralmente só é observada a cor amarela. Ao produzir-se a morte, esta parte do corpo vital grava no corpo de desejos o panorama da vida que contém. Imprime-se então no átomo-semente a quinta-essência de toda a nossa experiência na vida, como consciência ou virtude que nos induzirá a evitar o mal e a realizar o bem nas próximas vidas. Desta maneira a qualidade do átomo-semente varia de vida para vida. A quinta-essência do bem extraído da parte migratória do corpo vital em uma vida é que determina a qualidade dos átomos de éteres prismáticos estacionários da vida seguinte. O mais elevado numa vida se converte no inferior da vida seguinte e assim, aos poucos, vamos subindo a escada da Evolução para a divindade.

Conclui-se dai que o corpo vital é um veículo de hábitos. Todos os pais sabem que durante os primeiros sete anos da infância, quando este veículo está em gestação, as crianças adquirem um hábito após outro. A repetição é a nota chave do corpo vital e os hábitos dependem da repetição. Com o corpo de desejos não sucede assim pois o veículo dos sentimentos e das emoções está sempre mudando de um momento para outro. Embora tenhamos dito que o éter que forma o nosso corpo-alma está em movimento constante e se mistura com a corrente sangüínea, esse movimento é relativamente lento comparado com a rapidez das correntes do corpo de desejos. Poderíamos dizer que o éter se move com a velocidade de um caracol, comparada com a velocidade da luz.

Quando o Ego se encontra a caminho do renascimento, passando pela Região do Pensamento Concreto, pelo Mundo do Desejo e pela Região Etérica, vai juntando certa quantidade de substância de cada um deles. A qualidade desta substância é determinada pelo átomo-semente, com base no princípio de que "O semelhante atrai o semelhante". A quantidade de cada uma dessas substâncias dependerá da necessidade do arquétipo que tenhamos construído para nós mesmos no segundo Céu. Com o total dos átomos prismáticos que o espírito tiver reunido para seu uso os Anjos Relatores e seus agentes construirão uma forma etérica que será colocada no útero materno e que aos poucos se irá revestindo de matéria física até construir o corpo físico da criança nas vésperas do renascimento.

Somente uma pequena porção do éter de que o Ego dispõe será por ele utilizada. O restante constituirá uma reserva que permanecerá fora do corpo denso e que irá sendo utilizada à medida que se for efetuando a formação do corpo vital da criança.

Por esse motivo o corpo vital da criança sobressai muito mais da periferia do corpo denso do que o do adulto. Durante o período de crescimento esta reserva de átomos etéricos vai sendo absorvida para vitalizar o crescimento do corpo até que ao chegar à idade adulta o corpo vital apenas sobressai de dois e meio a quatro centímetros do corpo denso.

A Escola de Sabedoria Ocidental ensina como máxima fundamental que "todo desenvolvimento oculto começa no corpo vital". A parte do corpo vital formada pelos dois éteres superiores, o éter de luz e o éter refletor, é o que poderemos chamar de corpo-alma isto é, está mais intimamente vinculada com o corpo de desejos e a mente e é mais obediente aos impulsos do Espírito do que os outros dois éteres. É o veículo do intelecto. É o responsável por tudo o que faz do homem um ser humano. Nossas observações, nossas aspirações, nosso caráter, etc., são devidos ao trabalho do Espírito nestes dois éteres superiores, que se tornam mais ou menos luminosos conforme a natureza do nosso caráter e dos nossos hábitos. E assim como o corpo denso assimila as partículas de alimento e ganha carnes, assim também estes dois éteres superiores assimilam nossas boas ações durante a vida e aumentam de volume. Conforme nossas obras na vida presente aumentamos ou diminuímos o que trouxemos ao nascer. Por esta razão a Sabedoria Ocidental afirma que todo desenvolvimento místico começa por se revelar no corpo vital.

 

 

Voltar para o Índice

Capítulo III - O Corpo de Desejos e a Mente  

 


 Max Heindel

 Princípios Ocultos de Saúde e Cura

 Adquira a versão impressa deste livro na

Loja Virtual da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil


[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Max Heindel] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic

Bulgarian

Deutsch

Dutch

English

Español

Finnish

Français

Italiano

Polish

Português

Rumanian

Russian

Svenska

Copyright(c) The Rosicrucian Fellowship.  All rights reserved.

_________________________________________________________________________________________________________________________________