MAX HEINDEL REDIVIVO

 

Capítulo IV

 

 

 

Seu encontro com o Mestre, sua prova iniciática e sua iniciação nos Mistérios Rosacruzes

 

 

 “Nada há de encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados.”

-Mateus, Cap. 10, vers.26-27

 

 “Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas”.

-Mateus, Cap 10, vers.16.

 

Há uma época apropriada para semear e outra para colher. Em concordância com esta Lei de Periodicidade, cada impulso para a elevação espiritual deve ser empreendido no momento apropriado, para que seja bem sucedido. A primeira e a sexta década de cada século são especialmente propícias para o começo de divulgação de novos ensinamentos espirituais.

 

De tempos em tempos, a Ordem Rosacruz traz a público conhecimentos ocultos e revela-os na forma adequada ao desenvolvimento de cada década. Após ser observado durante vários anos e testado, Max Heindel foi escolhido pelos Irmãos Maiores como portador de uma mensagem especial para a nova Era de Aquário .

 

Reportemo-nos à suas próprias palavras:

 

“(...) Existe certa obrigação em comunicar aos outros o saber que tenhamos adquirido, pois “a quem muito se dá, muito será exigido”. Talvez seja oportuno relatar-lhes esta experiência a qual esclarece melhor o assunto em questão, que foi a prova final a qual fui submetido antes de receber os ensinamentos contidos no “Conceito Rosacruz do Cosmos”, ainda que ignorasse naquele momento que estava sendo submetido a uma prova”.

 

 “O fato sucedeu quando viajei para a Europa em busca de um Instrutor para ajudar-me a avançar na senda espiritual. Porém ao examinar seus ensinamentos até as mais ocultas entrelinhas, observei certas lacunas, as quais ele não pode explicar-me. Senti-me verdadeiramente desiludido, preparando-me para retornar à América. Estando sentado em meu leito, e meditando sobre o meu desengano, senti repentinamente que havia outra pessoa no recinto. Levantei a cabeça e percebi revestido em Corpo Etérico aquele que desde então se tornou meu Mestre.

 

“Envergonhado, recordo a rudeza com que o tratei, perguntando-lhe quem o enviara e o que queria, pois estava profundamente descontente e vacilei muito antes de aceitar sua ajuda nas questões que haviam me levado à Europa.

 

“Durante os dias seguintes meu novo conhecido apareceu em meu quarto várias vezes, respondendo as minhas perguntas e ajudando-me a resolver problemas que até então haviam sido um dos obstáculos para mim. Porém, como naquela época, minha visão espiritual estava ainda pouco desenvolvida e nem sempre sob o meu controle voluntário, sentia-me ainda céptico em relação ao que me comunicava, questionando se tudo aquilo não passaria de uma alucinação.

 

“Discuti tal questão com uma amiga . Entretanto, as respostas e questionamentos pela aparição eram claras, concisas e lógicas em elevado grau. Suas respostas limitaram-se sempre e estritamente ao que eu havia perguntado, sendo, ainda , de uma índole infinitamente superior a tudo que eu era capaz de conceber. Por tais razões chegamos a conclusão de que a experiência deveria ser insofismavelmente real.

 

“Decorridos alguns dias, meu novo amigo comunicou-me que a Ordem a qual pertencia possuía uma solução completa para o enigma do Universo, de maior alcance que qualquer outro ensinamento publicamente conhecido e que Eles comunicar-me-iam tais conhecimentos sob a condição de mantê-los como um segredo inviolável.

 

“Voltando-me rispidamente para Ele, então, contestei:

-Oh! Por fim vejo as orelhas do demônio. NÃO! Se tens o que proclamais e se isto é bom, será bom para o Mundo também. A Bíblia proíbe expressamente ocultarmos a Luz. Eu não quero me fartar de Saber, enquanto milhões de almas ansiosamente buscam uma solução para seus problemas, assim como eu mesmo tenho buscado.

 

“Então, meu visitante se foi e eu naquela ocasião cheguei a acreditar que se tratasse de um emissário dos Irmãos da Face Sombria.

 

“Transcorrido um mês, decidi retornar à América. Providenciei a reserva numa cabine de um vapor com destino à Nova York, mas como a demanda era pequena tive que aguardar um mês para o regresso.

 

“Ao retornar aos meus aposentos no hotel, encontrei no recinto meu Mestre, que formulou novamente sua proposta, oferecendo seus ensinamentos, com a condição de que os guardasse em segredo. Desta vez minha resposta negativa foi talvez mais enérgica e rebelde que anteriormente, porém Ele não se calou, nem partiu. Ao contrário, solenemente, me disse:

 

“-Alegro-me muito em ouvir este NÃO, meu irmão! Espero que você seja sempre tão cuidadoso na difusão de nossos Ensinamentos, sem medo nem súplica, como foi em sua resposta negativa”.

 

“Era esta precisamente a condição absolutamente necessária para poder receber tais conhecimentos. Se houvesse aceitado a proposta de guardar secretamente as Instruções, só para mim, haveria naturalmente sido desqualificado para ser o mensageiro dos Irmãos Maiores da Rosa Cruz.”

 

O Mestre contou-lhe  ainda que um candidato previamente escolhido, que estivera sob as Suas instruções por vários anos, falhara ao ser posto em certa prova em 1905 (tal  afirmação de Max Heindel  sugere que o candidato anterior que suspeitamos ter sido Rudolf Steiner não  traduzirira os Ensinamentos numa linguagem inteligível a todas as mentalidades conforme desejavam os Irmãos Maiores); também que Max Heindel esteve sob a observação dos Irmãos Maiores por certo número de anos, sendo considerado como o candidato mais apto, caso o  primeiro falhasse. Em acréscimo foi ainda informado que os ensinamentos deveriam ser dados ao público antes do término da primeira década do século XX.

 

Neste último encontro, o Mestre instruiu-lhe a tomar certo trem, em certa estação, para chegar a um local do qual nunca havia ouvido falar, nos limites entre a Boemia e a Alemanha. Lá chegando, encontrou o Mestre em Corpo Físico, em “carne e osso”, que conduziu-o a uma residência de boa aparência , mas isenta de ostentação, o Tempo Secreto da Rosa Cruz.  Nesta discreta habitação, Max Heindel permaneceu pouco mais de um mês em comunicação direta com os Irmãos Maiores e sob Suas instruções pessoais, sendo-lhe transmitido a maior parte dos Ensinamentos contidos no “Conceito Rosacruz do Cosmos”.

 

Por fora desta casa, nesta casa, e através dela, estava o que podemos chamar de Templo, que é etérico, superlativo e que não pode ser comparado a nenhuma outra edificação material conhecida. Tal Templo interpenetrava e compenetrava a residência que servia aos Irmãos Maiores, quando foi visitada por Max Heindel.

 

Segundo o que podemos captar em alguns escritos de Max Heindel, alguns Irmãos usavam Corpos Densos, e pareciam desempenhar cargos de distinção na comunidade onde viviam , como mero subterfúgio para justificar suas presenças no lugar e não criar nenhum questionamento em relação à suas identidades.

 

A descrição dada por Charles Ram Kennedy, através de seu personagem Mansón, em “O Servo da Casa”, ilustra de forma eloqüente a natureza de tais estruturas espirituais.

 

“...Deve ser visto de certa maneira, em condições especiais. Algumas pessoas nunca chegam a vê-lo. Você deve entender que isto não é um monte de pedras e madeiras mortas. É uma coisa viva.

 

Quando Nele se entra, ouve-se um SOM, um som que se parece com um cântico. Ouvindo melhor, entenderás que ele é composto de batidas de corações humanos, da música das almas dos homens – isto é, se tiveres ouvidos para ouvir. Se tiveres olhos para ver, dentro em breve verás a Igreja em si. – Um mistério de formas e de sombras que se eleva do chão ao teto. O trabalho de um construtor (arché-teckton) incomum!

 

Seus pilares sobem tal como troncos de heróis destemidos; delicados  corpos de homens e mulheres amoldam-se às suas estruturas fortes e inexpugnáveis ;  rostos de crianças alegram cada pedra angular , fundamental; seus enormes arcos são como as mãos unidas de irmãos ; e em seu teto estão inscritos inúmeros pensamentos de todos os sonhadores do mundo. As vezes o trabalho segue às escuras ; as vezes sob luz ofuscante; ora sob o peso de angustias silenciosas; ora ao som de risos e gritos heróicos, comparáveis ao som do trovão. As vezes no silêncio da noite, ouve-se as marteladas dos companheiros que trabalham na cúpula – companheiros que seguiram em frente com maior rapidez...”.

 

anigreen07_next_1.gif

CAPÍTULO V

 Seu trabalho como Mensageiro dos Irmãos Maiores da Ordem Rosa Cruz

 

CRONOLOGIA

PREFACIO

CAPÍTULO I

CAPÍTULO II

CAPÍTULO III

CAPÍTULO IV

CAPÍTULO V

CAPÍTULO VI

CAPÍTULO VII

 CAPÍTULO VIII

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@hotmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.

 

This Website hosted for free by @MacarloHost.Net