Manly Palmer Hall

(18 de Março de 1901 - 29 de Agosto de 1990)

 


 

 

Manly Palmer Hall  foi um célebre pensador, conferencista e escritor  canadense, que emigrou para os Estados Unidos da América, sendo mundialmente reconhecido  por centenas de trabalhos publicados dedicados à religião comparada, filosofia , e tradições esotéricas.  Seu mais famoso trabalho é   The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy ( Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades: Um Esboço Enciclopédico Filosófico de Maçonaria, Hermetismo, Cabala, e Simbolismo Rosacruz ) publicado em 1928[ aos 27 anos de idade.

 

Foi honrado com o título de cavaleiro patrono de Masonic Research Group of San Francisco, em 1953, sendo reconhecido pela Jewel Lodge No. 374, San Francisco em 22 de novembro  de 1954. Posteriormente recebeu o seu 32 ° no Vale do São Francisco AASR (SJ). Em 1973 (47 anos após escrever The Secret Teachings of All Ages), Hall foi reconhecido como um Maçon 33 º  (a maior honra conferida pelo Supremo Conselho do Rito Escocês), em uma cerimônia realizada em 8 de dezembro na Philosophical Research Society ,

 

Nos seus mais de 70 anos de carreira, Hall pronunciou cerca de 8.000 palestras nos Estados Unidos e em outros países, escreveu mais de 150 livros e ensaios, destacando-se Initiates of the Flame ( Os Iniciados da Flama,The Story of Healing,The Divine Art ( A História da Cura, A Arte Divina), The Lost Keys of Freemasonry (As Chaves Perdidas da Maçonaria) e The Secret Destiny of America ( O Destino Secreto da América) e Masonic Orders of Fraternity,  além de inúmeros artigos em revistas.

 

 


 DIFERENÇA ENTRE CLARIVIDÊNCIA VOLUNTÁRIA E MEDIUNIDADE

Para a maioria das pessoas não há diferença alguma entre um médium e um clarividente, porém para o místico, estas duas fases da visão e percepção espiritual, estão separadas entre si pelos limites das etapas totais na evolução humana

Um clarividente é aquele que conseguiu elevar ao cérebro a força espinhal serpentina e por seu desenvolvimento conquistou o direito de perceber os mundos invisíveis com a ajuda do “terceiro olho” ou glândula pineal. Este órgão de consciência, que há milhões de anos conectava ao homem com os mundos invisíveis, se fechou durante a épo ca lemúrica, quando os órgãos sensoriais, perceptores do mundo objetivo, começaram a desenvolver-se. Os ocultistas, entretanto, pelo processo do desenvolvimento esotérico, podem voltar a abrir este “olho” e por meio dele explorar os mundos invisíveis. Os clarividentes não nascem, se produzem. Os médiums não se produzem, nascem. Somente se alcança a clarividência depois de muitos anos, e até muitas vidas, de autopreparação; por outro lado, o médium, sentando-se em uma habitação escura ou por outras práticas selhantes, pode obter certos resultados em muito poucos dias.

O médium usa o plexo solar como um espelho, e em seus nervos sensitivos são refletidos quadros registrados nos éteres invisíveis. Através do baço ( que é o portal do corpo vital ou etérico) o médium permite a entrada , em sua constituição espiritual , de inteligências desencarnadas, provocando a percepção de vozes e outras manifestações psíquicas. A psicografia ou escrita automática se dá permitindo , ao braço etérico de uma inteligência estranha, o controle temporário do braço físico do médium. Isto não é possível até que o médium afaste seu duplo etérico do braço, pois duas coisas não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. O resultado da separação periódica das forças vitais do braço físico, é muito desastroso, chegando, frequentemente, até a paralisia. A mediunidade é antinatural para o homem, enquanto que a clarividência é o resultado natural do crescimento e desenvolvimento da natureza espiritual. Exitem mais de cem médiums para apenas um clarividente, pois somente é possível alcançar a clarividência pelo autodomínio e o exercitamento de um tremendo poder; enquanto que, o mais débil, o mais enfermo e o mais nervoso dos indivíduos, é o que melhor médium resulta. O clarividente desenvolve sua mente, preenchendo-a de benéficos conhecimentos, enquanto que a primeira instrução que se dá ao candidato à mediumnidade , é: “Trate de deixar sua mente vazia”.

A razão pela qual a mediumnidade, através do plexo solar, é uma regressão, pode ser resumida como se segue: os espíritos-grupo, que controlam o reino animal, desempenham seus cargos produzindo imagens no plexo solar, pois o animal não tem mente autoconsciente. O resultado é que o animal em vez de pensar com seu próprio cérebro, pensa com o cérebro do espírito-grupo, a quem está unido por invisíveis “fios” magnéticos. Estas ondas magnéticas conduzem suas impressões e as imagens no sistema nervoso simpático. Não tendo vontade própria, o animal é incapaz de combater seus impulsos e, consequentemente, os obedece automáticamente.

O homem desenvolveu a individualidade, exercendo controle sobre si próprio através do sistema nervoso cérebro espinhal, libertando-se do domínio absoluto do sistema nervoso simpático. Expondo-se indiscriminadamente aos impulsos que lhe chegam através do plexo solar, o médium coloca um obstáculo ao seu próprio desenvolvimento evolutivo ao inibir o controle de seu destino através do sistema nervoso cérebro espinhal.

Os seres humanos ainda preferem apoiar-se nas coisas externas do que enfrentar cada problema e resolve-los através do cérebro . Porisso buscam apoio nos mundos invisíveis, pedindo-lhes ajuda para realizar a obra que deveriam realizar por esforços próprios.

Milhões de pessoas tem sua cota de participação na responsabilidade do médium, pois muitos deles seguem esse caminho devido a contigentes de pessoas que anseiam se comunicar com seus parentes desencarnados ou obter informações reservadas sobre as cotações da Bolsa. Aqueles que demandam coisas que não fariam por si próprios, são pessoalmente responsáveis pelo dano que, por seu egoísmo, permitiram que lhes chegue a outras pessoas.

A diferença, portanto, entre a mediumnidade e a clarividência se encontra próximo à metade da coluna vertebral.”

- Manly P. Hall in “The Occult Anatomy of Man”, Philosophical Research Society, Inc.


Representação das correntes no Corpo de Desejos do Clarividente Involuntário (esquerda) , Homem Ordinário(centro) e Clarividente Voluntário (direita)

 

  Ilustrações do Conceito Rosacruz do Cosmos, atualizadas por María Augusta e José María Subirachs, de Asunción, Paraguay

No Corpo de Desejos existe certo número de centros sensoriais que ainda se encontram em estado latente na maioria dos homens. O despertar destes centros de percepção corresponde ao descerrar dos olhos de um cego. A matéria do Corpo de Desejos humano permanece em movimento continuo de incrível rapidez, não havendo nele um lugar estável para qualquer partícula, como no Corpo Denso. A matéria que num determinado momento está na cabeça, encontra-se nos pés ao instante seguinte, para voltar outra vez. Não há órgão algum no Corpo de Desejos, como nos Corpos Denso e Vital, mas há centros de percepção que ao entrarem em atividade parecem vórtices, sempre permanecendo na mesma posição em relação ao corpo denso. A maioria desses vórtices encontra-se em volta da cabeça. Na maioria das pessoas esses centros não passam de simples remoinhos, sem utilidade como meios de percepção. Podem ser despertados contudo, ainda que dos métodos usados dependem os resultados conseguidos.

No clarividente involuntário, desenvolvido no sentido negativo e impróprio, estes vórtices giram da direita para a esquerda ou seja, na direção oposta à dos ponteiros de um relógio.

No Corpo de Desejos do clarividente voluntário, devidamente desenvolvido, giram na mesma direção dos ponteiros de um relógio, fulguram esplendorosamente e ultrapassam muito a brilhante luminosidade do Corpo de Desejos comum. Estes centros, como meios de percepção das coisas no Mundo do Desejo, permitem ao clarividente voluntário ver e investigar à vontade, ao passo que as pessoas cujos centros giram da direita para a esquerda são como espelhos que refletem o que se passa em sua frente, e por isso mesmo incapazes de obter informações reais, constituindo uma das diferenças fundamentais entre um médium e um clarividente desenvolvido de modo apropriado. Para muitas pessoas é quase impossível distinguir entre ambos, mas existe uma regra que todo mundo pode seguir com plena confiança: Nenhum clarividente genuinamente desenvolvido utiliza-se de sua faculdade por dinheiro ou coisa equivalente, nem tampouco para satisfazer curiosidades, mas só e unicamente para ajudar a humanidade.

Quem quer que seja capaz de ensinar o método apropriado para o desenvolvimento dessa faculdade nunca cobrará nada, nem sequer por uma só lição. Os que pedem ou recebem dinheiro para exercer essa faculdade ou dar lições sobre ela, nada possuem que valha a pena pagar. A regra mencionada é guia seguríssimo e pode ser seguida com absoluta confiança.

Num futuro bastante longínquo o Corpo de Desejos do homem será organizado definitivamente, conforme atualmente estão os Corpos Vital e Denso. Quando esse estágio for alcançado todos teremos o poder de funcionar no Corpo de Desejos tal como funcionamos agora no Corpo Denso que, contrariamente ao Corpo de Desejos - o mais novo, por assim dizer - e o mais antigo e melhor organizado dos corpos do homem.

- Excertos do Conceito Rosacruz do Cosmos, de Max Heindel.


PERGUNTA: Como podemos ajudar pessoas que sejam sensitivos negativos e queiram  resistir à entrada de espiritos em seus veículos?

RESPOSTA:  Max Heindel ensina algumas técnicas simples para evitar a obsessão por parte de entidades desencarnadas - ou pelo menos minimizá-la. Uma delas consiste em sentar-se com a coluna alongada e ereta , numa cadeira confortavel, cruzar as pernas pelos tornozelos e cruzar os dedos de ambas as maos sobre o colo, em atitude de relaxamento , concentrando-se em pensamentos espiritualmente elevados. Exemplificando, pode-se orar lenta e suavemente cada uma das sete mini-preces de que se compõe  o Pai Nosso, a Oracão do Senhor. Tal atitude cria uma cadeia defensiva (Firewall) que repele as influencias de entidades desencarnadas.

Outra técnica protetora, reproduzida na edicão castelhana do "Diccionario Rosacruz", consiste no cultivo da "Aura Protectora".

 

AURA PROTETORA

Na Ordem Rosacruz ensina-se os seus discípulos a formarem uma aura protetora perfeitamente invulnerável contra qualquer influência maléfica que lhes seja consciente ou inconscientemente dirigida. Ela constitui um verdadeiro escudo do corpo, da alma e do Espírito, pois baseia-se na criação de uma luz harmoniosa, da radiação branca do Espírito, que afirma assim o seu poder absoluto sobre todas as coisas. Nada pode atacar a luz!

Quando se sentir deprimido ou afetado negativamente feche os olhos e imagine uma esfera de luz clara e brilhate envolvê-lo, cheia de intensidade, e rodeá-lo de proteção. Ao sentir-se forte e seguro, perfeitamente consciente da sua força interior, não deixe de recordar as palavras de um Mestre:

"dos Ensinamentos Esotéricos, o mais elevado e profundo é aquele que sublinha que a luz branca nunca deve ser utilizada para atacar, ou para fins pessoais mas que pode, no entanto, ser usada por todos os que, em qualquer momento, necessitam de se proteger contra influências psíquicas adversas, independentemente daquelas que as exercem. É a armadura do espírito e pode perfeitamente ser utilizada dessa forma sempre que seja necessário."

O FOGO DA PRESENÇA DE CRISTO

Também o fogo da presença de Cristo tem infinito poder. Invoque esse auxílio, quando sentir presenças indesejáveis, pedindo ao Cristo vivo que o rodeie do Seu Fogo.

"Diccionario Rosacruz", Editorial Kier, 2.a ed., Buenos Aires 1977, pp. 19-20."


PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

Clarividência

Mediunidade  

Crescimento Espiritual e Desenvolvimento Psíquico

A Ação de "Personalidades Intrusas", A Obsessão

O que são os demônios?

O Corpo do Pecado - A autopossessão por Max Heindel

Diferença emtre clarividência voluntária e mediunidade por Manly Palmer Hall

 

HOME

TEMAS ROSACRUZES

 MANLY PALMER HALL

[Home] [Fundamentos] [Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Manly Palmer Hall] [Informações]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org