Mensagem de Manly P. Hall

Pelo Quinqüagésimo Aniversário da Fraternidade Rosacruz

18 de Março de 1901 - 29 de Agosto de 1990

 

Manly Palmer Hall  foi um célebre pensador, conferencista e escritor  canadense, que emigrou para os Estados Unidos da América, sendo mundialmente reconhecido  por centenas de trabalhos publicados dedicados à religião comparada, filosofia , e tradições esotéricas.  Seu mais famoso trabalho é   The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy ( Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades: Um Esboço Enciclopédico Filosófico de Maçonaria, Hermetismo, Cabala, e Simbolismo Rosacruz ) publicado em 1928[ aos 27 anos de idade.

 

Foi honrado com o título de cavaleiro patrono de Masonic Research Group of San Francisco, em 1953, sendo reconhecido pela Jewel Lodge No. 374, San Francisco em 22 de novembro  de 1954. Posteriormente recebeu o seu 32 ° no Vale do São Francisco AASR (SJ). Em 1973 (47 anos após escrever The Secret Teachings of All Ages), Hall foi reconhecido como um Maçon 33 º  (a maior honra conferida pelo Supremo Conselho do Rito Escocês), em uma cerimônia realizada em 8 de dezembro na Philosophical Research Society .

 

Nos seus mais de 70 anos de carreira, Hall pronunciou cerca de 8.000 palestras nos Estados Unidos e em outros países, escreveu mais de 150 livros e ensaios, destacando-se Initiates of the Flame ( Os Iniciados da Flama,The Story of Healing,The Divine Art ( A História da Cura, A Arte Divina), The Lost Keys of Freemasonry (As Chaves Perdidas da Maçonaria) e The Secret Destiny of America ( O Destino Secreto da América) e Masonic Orders of Fraternity,  além de inúmeros artigos em revistas.

 


 

 

Permitam-me juntar apenas umas poucas palavras de apreciação e de felicitação, às muitas que vocês receberão nesta data festiva. Nestes tempos confusos e opressivos é bom saber que, a Fraternidade Rosacruz completa hoje cinqüenta anos de liderança construtiva no campo do cristianismo místico e olha para frente, rumo a um futurofarto de oportunidades de serviço à humanidade carente.

Vemos que o mundo reúne seus recursos para fazer face ao desafio da era atômica; porém, tristemente, ele tem que depender de valores espirituais que lhe dêem coragem e consolação. Temos observado essa tendência em muitas partes do mundo e isto inspira a dedicar-nos mais ainda a vida e os ensinamentos de Cristo e por todas as boas e santas almas que nos outorgaram uma herança de fraternidade e compreensão.

Sinto imensamente que não me é possível estar convosco pessoalmente desta vez mas os anos passaram rapidamente, trazendo consigo, não apenas preciosas oportunidades, senão também sérias responsabilidades. Os anos passam e enquanto o espírito é sempre jovem, o corpo é menos compreensivo às necessidades do mundo.

Parece que foi somente ontem, quando pela primeira vez visitei vossa adorável e hospitaleira Sede Mundial. Minha mãe era médica praticante em Fairbank, Alasca. Ela fez os Cursos por correspondência e tornou-se membro da Fraternidade. Logo após a Primeira Guerra Mundial, mudou-se para Oceanside onde eu reuní-me com ela. Naturalmente, ela tinha um anseio de visitar a Fraternidade, assim fomos juntos. Fomos recebidos cordialmente, com as boas vindas de um cavalheiro muito atencioso, o Sr. Adams, que nos apresentou a vários membros do Conselho. Naquele dia fiz amizade com o cãozinho do Sr. Heindel.

A atmosfera de paz e dedicação impressionou-me profundamente e resolvi aproveitar o generoso convite da Sra Augusta Foss-Heindel para retornar quando pudesse. Foram dias aprazíveis e maravilhosos. Por muitos anos visitei-os constantemente e pude conhecer melhor essas excelentes pessoas que iniciaram com Max Heindel o trabalho pioneiro nesta Sede Mundial. Quando a Sra. Augusta Foss-Heindel examinou meu tema astrológico disse que eu tinha aptidão natural para as artes gráficas, assim, associei-me informalmente às atividades impressoras e fiz o máximo que pude, para ser útil. Às noites havia freqüentes reuniões no apartamento da Sra. Coens, onde debatíamos a Filosofia Rosacruz. Participavam dessas reuniões as Sras. Latham e Roberts e o Sr. Durrel, que era o campeão de tênis, do grupo.

Com o tempo vim a sentir sincera afeição pela Sra. Heindel, e como era mútua, passávamos considerável tempo juntos. Nessas ocasiões, ela me contava cousas acerca da vida de seu marido, e do sacrifício que ele fez para difundir os Ensinamentos Rosacruzes e estabelecer a Sede Mundial. Nessa ocasião eu era ministro de uma grande Igreja em Los Angeles. A custo persuadí D. Augusta a fazer uma exceção e proferir uma conferência pública. Era um acontecimento afortunado. D. Augusta discursou para um entusiástico auditório de aproximadamente oitocentas pessoas.

Quando nos tornamos mais velhos, temos a tendência para a nostalgia. Lembro-me especialmente daqueles dias serenos e felizes em Mount Ecclesia. Como mulheres que criam com cuidado a infância com seu vigoroso caráter, aprofundam o discernimento e ajuda-nos a ser sempre sinceros aos ditames do coração e da consciência. Elas também dão a esperança que, num futuro próximo, possamos retornar a este agradável jardim, no declive da existência.

Além deste esplêndido jubileu de ouro estão os amanhãs desconhecidos. O mundo que conhecemos está mudando rapidamente. Novas nações vão surgindo, e velhos meios de vida vão sendo superados. Por todo o mundo os homens lutam para romper as cadeias da ignorância, da superstição e do medo. As núvens da guerra juntam-se de novo, ameaçadoramente, no horizonte. O incrível avanço da ciência trouxe-nos ao limiar do desastre universal. A mente de milhões de nossos semelhantes estão tomando consciência da geração sem Deus, rica em conhecimentos e pobre em compreensão. Há pouco a ganhar na exploração do espaço, a menos que isso nos leve à descoberta do poder Divino residindo no espaço. Há pouco a ganhar na exploração do mistério da humanidade em si, a não ser que isso conduza à descoberta de um espírito imortal no homem, o único que pode conceder segurança nestes tempos confusos.

Mesmo que as realizações até agora foram impressionantes, o maior trabalho da Fraternidade está por vir. Mais e mais chegarão à procura de vossa ajuda e guia, e serão legiões de nomes.. Tentarão toda oportunidade e esgotarão todos os recursos, porém a necessidade do homem é a oportunidade de Deus. O misticismo é a única resposta ao materialismo. Isto foi claramente demonstrado por gerações. Com nossas mentes dedicadas à verdade; com nossos corações  fortalecidos pela fé simples e nossas mãos ocupadas num trabalho útil, pregamos, não apenas por palavras, mas por meio do exemplo.

Quando um arquiteto planeja uma formosa catedral, primeiramente constrói o modelo, não apenas para testar seus planos como também para revelar mais claramente suas idéias aos outros. Centros de cultura espiritual, semelhantemente, são estabelecidos conforme a especificação traçada pelo dedo do Grande Arquiteto do Universo. No solo nativo da Califórnia, foi edificada Mt. Ecclesia, este Centro Público, uma miniatura de um mundo melhor, da aspiração espiritual humana.

Seus amigos e membros mandam de todas as partes do mundo seus pensamentos carinhosos e suas esperanças à Mt. Ecclesia. Suas justas homenagens, expressam o fato de que eles se voltam para vós nas horas de aflição, como crianças que vêem em vós os pais todo- poderosos. Com as bençãos de Deus, vosso trabalho floresceu e prosperou por cinqüenta anos, portanto, pode agora suster-se firmemente nas horas de maior necessidade. Quão abençoado é aquele que se pode incluir entre os que saíram vitoriosos da prova do tempo, o que registra o valor daqueles neste mundo. Cada um de nós, em seu caminho, tem compromisso com o destino. Tudo o que decorreu antes, prepara-nos para o que virá. Os antigos Templos de Iniciação ruíram-se nos escombros do Mundo Antigo, mas todos os que aspiram à vida santa, tem de ser ainda testados na sombria passagem da existência mortal. Ser assim provado e avançar vitorioso, é a maior honra que pode ser conferida a um homem. Um a um, estes vanguardeiros humanos, unir-se-ão aos Irmãos Maiores da Humanidade, para o trabalho de aperfeiçoamento e redenção da Raça Humana.

Eis o radiante hospedeiro dos céus, armado com a brilhante espada da justa causa. Os decretos celestes são simples, porém todo-poderosos. Ordena-se que a luz dissipe as trevas, que o amor supere o ódio, que a fé se sobreponha ao medo e o bem triunfe sobre o mal. Cada um de nós, segundo seu próprio discernimento, está  procurando avançar neste propósito destinado, e é justo e apropriado que rejubilemo-nos com a realização de todos nós, pois tal realização nada mais , nada menos é, que o testemunho de trabalho de Deus no coração do homem.

Sou um observador atento dos movimentos religiosos na sociedade. Estou entusiasmado com a tremenda ressurreição das atividades religiosas em  todo o mundo e entre todas as crenças. Sou, também, zeloso quando acredito que esta revivificação da crença constitui a prova da convicção que a humanidade possui em comum.

A Fraternidade Rosacruz contribuiu em grande parte, para a renascença espiritual por seus dedicados anos de ministério, e o tempo da colheita está aproximando rapidamente. O místico sonhou com a verdade, pois compreendeu as leis universais que operam continuamente, em toda parte, na criação inteira.

Minhas bençãos estão sempre convosco, e espero que por estes dias possa visitar de novo o vosso meio. Até lá, que todos os bons labores se levam numa farta colheita, e

QUE AS ROSAS FLORESÇAM SOBRE A VOSSA CRUZ!

Manly Palmer Hall

Publicado na Revista Serviço Rosacruz, traduzido da Revista Rays from the Rose Cross, 1959.

 

 

MANLY PALMER HALL

 

 

Biografia

Mensagem  à Fraternidade Rosacruz

 

Astrologia - Uma Ciência Espiritual

 

 

Noé e sua admirável arca

 

 

Introdução ao livro

Blavatsky e a Doutrina Secreta,

de Max Heindel

 

Desconcentração e Evolução da Astrologia

  

 The Fraternity of the Rose Cross

ROSICRUCIAN PHILOSOPHER

 

Father C.R.C (Christian Rosie Cross or Christian Rosencreutz)—considered not only as a personality, but also as a personification of the system of spiritual philosophy which he is reputed to have established—which explains why no authentic portrait of Father C.R.C. has ever been discovered. The Great Book of the Rose Cross lies unclasped upon the table, beside it an hour glass, intimating that in time all shall be revealed.  Artist: JAKnapp

 

 


Philosophical Research Society

Manly Palmer Hall Media Archive and Memorial

Diretório de Manly P. Hall na Biblioteca Upasika

The Secret Teachings of All Ages

Friends Of PRS

A Santíssima Trinosofia do Conde de Saint-Germain - Notas e Comentários de Manly Palmer Hall

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210 ,

celular:  (21) 9548-7397 , rosacruzmhrio@gmail.com

Associada a The Rosicrucian Fellowship - Associação Internacional de Cristãos Místicos

2222 Mission Ave. , Mount Ecclesia, Oceanside, CA, USA