ESPIRITUALISMO – CIÊNCIA

 

 

Atenção e Espiritualidade


Atenção é uma palavra que frequentemente empregamos sem pensar na profundeza de seu significado e na importância do seu uso em nossa vida espiritual. Todos os nossos exercícios, nesse setor, dependem dela. Se atentarmos para todos os atos de nossa vida diária, a retrospecção se tornará fácil, prática essa que muitos estudantes antigos consideram quase insuperável. 

Faremos um estudo da atenção, do ponto de vista psicológico, a fim de esclarecer seu mecanismo, tornando-nos aptos a cultivá-la e, apoiados nela, conseguirmos maior êxito, não só na vida diária como também na vida espiritual. 

Atenção é o mecanismo pelo qual nossa consciência se põe em condições de receber qualquer estímulo interno ou externo. Para que haja atenção, são necessárias condições somáticas ou corporais e psicológicas ou psíquicas. 

As condições somáticas ou corporais dependem de boa plasticidade cerebral para a qual se torna indispensável a boa circulação sanguínea, o bom estado físico, a ausência da fadiga, de intoxicação e a existência de higidez corpórea. Os estados degenerativos cerebrais afetam o mecanismo da atenção. 

As condições psicológicas ou psíquicas podem ser objetivas ou subjetivas. São objetivas quando se referem à intensidade do estímulo, sua duração, novidade ou variedade. São subjetivas quando envolvem interesse afetivo ou lógico, hábito ou agrado. 

A atenção normal chama-se euprozexia. Os distúrbios da atenção denominam-se: hipoprozexia, quando há diminuição; aprozexia, quando há ausência; hiperprozexia, quando há aumento e paraprozexia, quando há outras anomalias. 

* 

A distração, a abstração, a concentração, a meditação, a interiorização, a dispersão e a reflexão correspondem a modalidades de atenção em que a mesma pode estar enfraquecida ou fortalecida, conforme as circunstâncias. 

A atenção pode ser espontânea e voluntária. No primeiro caso, ela independe da vontade. Uma novidade que vemos na rua, uma notícia de jornal ou qualquer acontecimento fora do comum desperta-nos espontaneamente a atenção. Uma leitura, uma aula, a solução de um problema ou qualquer coisa que nos determinemos a fazer reclama nossa atenção voluntária. 

É esta espécie de atenção que mais interessa aos espiritualistas, porque dela dependemos para alcançar o êxito em nossos trabalhos. É o poder de conservar um objeto na mente, até que ela o tenha examinado completamente, que tem caracterizado os seres superiores: os homens de gênio, os inventores e os grandes espiritualistas. 

Precisamos dirigir a atenção, tendo em vista nosso adiantamento, não só no que se refere aos assuntos externos, como também nos exercícios de retrospecção, concentração e meditação. Assim procedendo, desenvolveremos qualidades positivas e poderemos neutralizar os maus pensamentos. 

* 

A mente não educada encontra dificuldade em concentrar-se, uma  vez que não pode focalizar a atenção. Esta é despertada pelo interesse e diminui em qualidade e intensidade à proporção que o mesmo decresce. 

Não podemos fixar a atenção por tempo demasiado longo pois surge o cansaço mental, com as conseqüências naturais de sonolência e distração. Uma vez que nos permitamos um período de repouso, novamente a atenção retomará seu primitivo vigor. 

No caminho da espiritualidade, precisamos dedicar grande esforço à autodisciplina e ao desenvolvimento de qualidades que todos possuímos em estado latente. A atenção é uma delas e podemos praticá-la não só na vida diária como em nossas leituras e nossos estudos. 

Mediante a atenção voltada para certas partes de nosso corpo, poderemos para elas dirigir a energia vital e encontrar a chave, tanto para a reconstrução da própria vida, como para a reconstrução humana, de modo geral, trabalho este que vem sendo realizado sob a orientação dos Irmãos Maiores. 
 
- Dra. Ophelia Guimarães.

Fonte: Correio Rosacruz, novembro de 1959.

 

 

 

Documento Histórico

Edição do CORREIO ROSACRUZ divulgando um Ciclo de Conferências Públicas Rosacruzes. Na foto, palestrando, a Dra. Ophélia Guimarães, compondo a mesa com a Sra. Irene Gómez Ruggiero, ao centro, e o Sr. Roberto Ruggiero, a direita. Na coluna da equipe do Correio, a Dra. Ophélia Guimarães compõe com a Sra. Irene Gómez Rugiero, a equipe de redatores principais.

 

HOME

FUNDAMENTOS

ATIVIDADES

LITERATURA

DRA. OPHELIA GUIMARÃES

 

 PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

Ciência & Religião, Dra. Elsa Margaret Glover

A Visão Etérica e o que Revela por uma Probacionista

A Astrologia e as Glândulas Endócrinas, por Augusta Foss Heindel. Introdução de Manly P. Hall.

O Mistério das Glândulas Endócrinas por um Probacionista

Vegetarianismo: a solução para uma vida e um mundo melhor, por Delmar Domingos de Carvalho

 

 

 

 

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Temas Rosacruzes][Biblioteca Online][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Copyright(c) Fraternidade Rosacruz. Todos os direitos reservados.