Nutricionismo

A Pêra, e o seu valor

Delmar Domingos de Carvalho

 

 Os frutos são um dos meios mais valiosos
na prevenção e na cura.


Estamos numa área cada vez mais conhecida pela Região da Pêra Rocha.

Esta variedade entre o famoso pomo, a pêra, terá origem na zona da Baviera Lusitana, da bela e encantadora área de Sintra.

Não admira pois que ela tenha uma beleza e um gosto muito singulares.

Vendo a Tabela da Composição dos Alimentos Portugueses, edição do Instituto Superior de Higiene Dr. Ricardo Jorge, do ano 1961, já então consta a análise da Pêra Rocha, entre outras, como a Carapinheira, a Pérola.

É interessante que entre as diversas variedades a que tem mais parte edível, entende-se por esta o peso do produto que usamos como alimento, em que já retirámos os que não são utilizáveis, pois esta variedade é a que tem mais percentagem; 78% para 73% da pérola e da de água. Poder-se-á dizer que a diferença é pequena, mas isto é em 100 gramas, se for multiplicado, pois a diferença é maior. Logo começa por ser um produto com maior valor económico. Tem ainda uma boa percentagem de Vitaminas B1, B2 e até Vitamina C numa muito reduzida quantidade, só que nas restantes só há vestígios.

Analisemos, contudo, o valor socioeconómico deste produto como o valor dietético, e ainda como preventivo e auxiliar em determinadas enfermidades e ainda no campo da cosmética.

Nos estudos realizados por biólogos franceses e americanos concluíram que a Pêra é um produto com grande valor fisiobiológico, fisioterapêutico e fisioestético.

Possui algumas vitaminas, como minerais, entre eles cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio, ferro, cobre, enxofre, iodo, como tanino e Pectinas que actuam para lubrificar o nosso organismo. Quanto ao seu açúcar é a levulose, como em outros frutos, que é de fácil assimilação.

As investigações concluíram que a pêra é diurética, beneficia a desintoxicação do organismo, especialmente, os rins; ajuda a funcionar o peristaltismo intestinal, ajuda a normalizar a tensão; revitaliza as diversas células, como auxilia o funcionamento da área electromagnética do corpo humano na sua ligação com o corpo vital.

Por isso, ela é aconselhável para o reumatismo, prisão de ventre, obesidade, mas nada de excessos, anemia, má circulação, depressão, nervosismo, etc.

Quanto ao valor na cosmética dadas as suas propriedades refrescantes, hidratantes e aveludadoras é útil para as peles secas e normais, seja uso externo, seja comendo.

Por outro lado, face a tudo isto e não só, este produto tem um valor acrescido na vida socioeconómica da região e do país.

Quantos postos de trabalho não produz? Quantas exportações?

E podemos melhorar muito mais se houver emparcelamento, sábia renovação rumo à agricultura biológica, o que só beneficia a todo o mundo, desde o meio ambiente até à poupança em diversas áreas.

Dado o seu valor e de outros frutos, quando é que se criam indústrias alimentares, altamente benéficas para várias áreas, incluindo para a saúde, indústrias que exigem uma maior ligação entre o Ministério da Agricultura e da Saúde.

Em 1969, comprámos em Espanha sumos da Casa Santiverí, Barcelona, conhecida mundialmente, fundada em 1885, no caso eram de maça reineta, e constava no rótulo além do seu valor medicinal!!! Que estava inscrita na D.G. Sanidad. Ou seja na Direcção-Geral de Saúde!!!

Estamos na Hora de profundas mudanças alimentares, as frutas vão ter uma função cada vez mais importante, saibamos apoiar este sector para bem de todos nós.

E isso exige uma aposta na qualidade do produto, esse deve ser o rumo de uma nova PAC, numa nova política agrícola comum na União Europeia e em todo mundo.

 
 

Nutricionismo por Delmar Domingos de Carvalho, Técnico em Nutrição e Dietética

Útil e breve estudo sobre as proteínas - III   (PDF)

Introdução

Breve e útil estudo sobre as gorduras - I   (PDF)

Útil e breve estudo sobre as proteínas - I

Breve e útil estudo sobre as gorduras - II   (PDF)

Útil e breve estudo sobre as proteínas - II   (PDF)

Nutricionismo - A Pêra, e o seu valor

 
 

 


 

Cosmocracia Rosacruciana
- Página de Delmar Domingos de Carvalho

http://cosmocraciarosacruciana.pt.vu/

 

 
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska