Plutão

Planeta da Morte e da Regeneração

 

Para a União Astronômica Internacional, Plutão, descoberto em 1930, perdeu o status de planêta,

 ingressando na categoria recém-criada de planêtas anões.

 

 


 

Toda semente deve ser enterrada na escuridão da terra antes que possa romper sua concha e vir à luz. Todo o crescimento tem que começar sua vida na escuridão. Toda semente, até mesmo uma semente humana, necessita da escuridão antes que esteja pronta para alcançar a luz. Plutão representa aquela vida na escuridão.

Plutão é um planeta escuro e faz parte de um sistema solar inferior. A vibração da Terra está acelerando e haverá os que não suportarão as vibrações aumentadas que estão bombardeando a terra para elevar sua nota-chave vibratória. Todos os males que foram submergidos e escondidos estão sendo trazidos à superfície para ser enfrentados, limpos e modificados. É a energia plutoniana trabalhando atrás do caos e confusão que estão varrendo o planeta. Devem ser eliminados os antigos erros e males. Sempre há as trevas antes do crepúsculo. A luz que reside atrás do aspecto exterior de Plutão se revelará se o indivíduo o permitir.

Toda energia que nos desafia tem dois pólos que agem atraindo forças. Como indivíduos nós somos puxados por ambos até que achamos a força de balanceamento que é o centro entre as duas atrações opostas. Plutão representa o submundo do inconsciente. É uma força extremamente poderosa que tem regência sobre as forças instintivas que estão profundamente enterradas na parte desconhecida de nós mesmos.

Plutão é o mais lento de todos os planetas e sua viagem pelos doze signos do Zodíaco leva 247,7 anos. Fica no signo de Touro mais tempo, levando 30 anos para completar o trânsito, e o menor período de tempo em Escorpião, ficando em seu próprio signo só 12 anos.

Quando um planeta novo é acrescentado à Hierarquia do nosso sistema solar, é sinal de um passo novo no processo evolutivo do Homem. Desde o princípio houve divisão de opinião acerca de onde Plutão está relacionado. Se é maléfico ou benéfico; se rege Escorpião ou Áries; se faz parte de nosso próprio sistema solar ou de um planeta capturado ou emprestado de outro sistema, são questões ainda debatidas. Respostas vieram psiquicamente no estilo Escorpião e do subconsciente, em verdadeiro estilo plutoniano .

A denominação do planeta é um exemplo perfeito. No princípio foi simplesmente chamado Planeta “X”. Quando se investiga a letra “X” ocultamente, achamos que denota ajustamento no plano emocional. “X” é de uma natureza emocional e dual. Leva dentro de sua vibração habilidade psíquica e prenuncia o despertar da intuição. O Observatório Flagstaff pediu, no mundo inteiro, para que as pessoas enviassem sugestões de um nome para o novo planeta. Uma menina de onze anos, Venetia Burney, de Oxford, Inglaterra, propôs o nome “Plutão” para o novo planeta. Onze é uma vibração netuniana que significa habilidade psíquica.        Dela foi a primeira proposta recebida pelo Observatório Flagstaff e foi aceita (“E uma pequena criança os conduzirá”).

Durante esse tempo, desde a descoberta de Plutão, o mundo sofreu guerras, assassinatos, um ressurgimento da violência e de organizações criminosas que, parasiticamente, se mantêm do trabalho do homem comum. Havia os que depressa perceberam o uso negativo desta energia e tacharam Plutão de maléfico, sombrio e destrutivo. Isto só é parcialmente verdade. Por ser dual também há o uso positivo da mesma energia. Se quiser, o homem pode usar a linha de menor resistência e pode trazer destruição e miséria para si. Ao lidar com esta radiação mais poderosa com sabedoria e razão, o aspecto regenerador de Plutão está em evidência  e o resultado, ao final, é um grande passo para a humanidade.

O grande trabalho do Dr. Sigmund Freud, e depois o do estudante dele, Dr. Carl Jung, abriu o reino do inconsciente para investigação. A descoberta de Plutão inaugurou um dia novo para o pensamento do homem e os processos do sentir. O reconhecimento de que nossos medos são projeções de nosso próprio inconsciente serviu como um ímpeto para fazer as pessoas enfrentarem o seu lado oculto.

Escorpião, regido por Plutão, pode ser santo ou mau. Em suas manifestações negativas há confusão emocional absoluta e destruição subterrânea. Há conflito e ego-derrotismo instintivo. Os raios plutonianos negativos podem ser os mais violentos dentre qualquer radiação planetária conhecida pelo homem. O crescimento vem através de experiências dolorosas. Sua manifestação positiva é simbolizada por Minerva, Deusa da Sabedoria, que une a cabeça e o coração. O lado superior de Plutão pode trazer iluminação e Consciência Cósmica. O escorpião que se picaria mortalmente, em lugar de prever a dor e o prazer de picar, é o símbolo do mais baixo aspecto de Plutão. A ave Fênix, elevando-se das cinzas de seu ser morto, é o aspecto superior de Plutão.  

Abaixo palavras chaves de Plutão:

 

PALAVRAS CHAVES DE PLUTÃO

Positivas

Negativas

Luz             

Trevas

Céu                   

Inferno

Sabedoria  

Luta

Iluminação                

Obsessão

Vontade             

Teimosia

Consagração        

Profanação

Renascimento      

Morte,Aniquilação

Transformação             

Tribulação

Construção            

Destruição

Plenitude            

Intensidade

Submissão        

Submersão

Transmutação  

Força Instintiva

Graça               

Destino maduro

Integração          

Desintegração

 

De “Rays from the Rose Cross”, Jan/Fev- 2001   -  Traduzido por Eduardo Mello- estudante da Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil

 


Os livros didáticos terão que excluir Plutão da lista de planetas do Sistema Solar. Cerca de 2500 especialistas reunidos em Praga na 26ª assembléia geral da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) acabam de chegar a um consenso quanto à nova definição de planeta. De acordo com a decisão, passa a existir também a categoria de “planetas anões”, da qual Plutão passa a fazer parte. Com isso, o Sistema Solar passa a contar com apenas oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
http://www.cienciahoje.org.br/55835


MANDALA ASTROLÓGICO UNIVERSAL

Clique no ícone voltar na barra de ferramentas de seu navegador, para retornar.

 

 

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

ASTROLOGIA

BIBLIOTECA ONLINE

 


[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas