Auxiliares Invisíveis

Capítulo I

 

O CAMINHO

 

Perto do final de seu ministério, Cristo Jesus disse a seus discípulos que logo os deixaria, mas que lhes prepararia um lugar na casa de seu Pai e que Ele voltaria para recebê-los.

Tomás Lhe disse: Senhor, não sabemos aonde vais, como saberemos o caminho? Jesus lhe disse, Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida: ninguém chega ao Pai senão por Mim. (São João 14:5-6).

Cristo Jesus quis dizer que devemos aceitá-lo e seguir seus passos para alcançar o Mundo de Deus, onde habita Deus, o Arquiteto de nosso sistema solar. O primeiro que devemos fazer é aceitar a Cristo Jesus como nosso Senhor e Salvador. Devemos preparar-nos para poder entrar em contato conscientemente com os Grandes Seres nos Mundos Superiores. Esses Exaltados Seres podem levar-nos até Deus quando tenhamos a preparação necessária. O propósito deste livro é ajudar-lhe em sua jornada evolutiva.

Consideremos primeiro o futuro imediato e vamos passo a passo. Vivendo uma boa vida, aqui e agora, e evitando os diversos perigos de nossa Terra, podemos preparar-nos para o Céu e evitar uma perda de tempo no Purgatório.

Então, quando renascermos, o faremos em melhores circunstâncias, poderemos continuar no caminho, fazer mais rápidos progressos e situar-nos para melhor servir a Deus, onde quer que estejamos. Não podemos avançar sozinhos. Precisamos ser ajudados pelos mais avançados no Caminho, mas nós também devemos ajudar aos outros na senda e socorrê-los em seu avanço. A vida é uma jornada desde o berço até a tumba e mais além e de novo ao berço; e assim, de vida em vida. Cada vida é como um dia na escola. Aprendemos umas poucas lições da vida, cada vez que regressamos à Terra e, a seu tempo, devemos tê-las aprendido todas; então estaremos preparados para conhecer a Deus.

Quando olhamos nossa Bíblia, percebemos que é uma história relativa a comunidades de pessoas que viveram sobre a Terra, desde o princípio do atual Período Terrestre. Os primeiros nove capítulos do Gênesis nos falam da vida na Terra antes e logo depois do dilúvio, que teve lugar quando o continente da Atlântida submergiu-se. Posteriormente, Noé morreu e seus descendentes estabeleceram-se em diferentes partes da Terra.

Através de todo o Antigo Testamento, nos é mostrado como as nações floresceram e se fundiram, de acordo a como viveram. Quando obedeciam a Deus e eram boas, prosperavam e Deus as ajudava de muitas maneiras. Quando se negavam a obedecer a Deus e se tornavam cruéis e perversas, eram castigadas e suas vidas cortadas, ou eram tornadas cativadas por seus inimigos. Nos diz como morriam os malvados que não estavam preparados para encontrar-se com Deus e o que ocorria àqueles outros, que sim o estavam. Em alguns casos nos fala de como eram suas circunstâncias depois da morte.


Diz-se aos estudantes dos Ensinamentos Ocultos e místicos que o Purgatório é um lugar muito real e que todos serão julgados depois da morte. Quando chega o momento da morte e nosso espírito abandona o corpo, cada um de nós é levado à Região Fronteiriça por um Auxiliar Invisível. A pessoa encarregada da Zona Fronteiriça dirá ao Anjo que nos leve à região inferior do Mundo de Desejo, para sermos purgados de nossos maus desejos e castigados por nossas más ações, ou que nos conduza ao Céu, onde poderemos desfrutar a recompensa pelas boas ações que tenhamos feito na Terra.

Ali será fácil, para qualquer um que esteja presente, ver se vivemos vidas boas ou más, pelo que nossos corpos de desejos revelam. Cada um de nós deveria esforçar-se por construir um bonito corpo de desejos sem mancha nem defeito. Um corpo de desejos composto de delicados matizes de ouro, azul, rosa, verde claro e branco deslumbrante indica um ego avançado, que viveu uma vida útil, como um auxiliar da humanidade.

Deveríamos preparar-nos para o encontro com a morte enquanto gozamos de boa saúde. Se esperarmos até que nos surpreenda alguma enfermidade, pode ser demasiado tarde para fazer a necessária preparação. A morte pode vir de repente. Em nossos dias, milhares de pessoas morrem cada ano em acidentes de automóvel ou de outro tipo. Em tais casos, não há tempo para preparar-se para a morte. Vamo-nos tal como somos, tanto se estamos prontos, como se não.

Há alguns anos, certo número de empregados de uma companhia elétrica planejou um dia de excursão. Subiram a bordo do barco Eastland com seus lanches, esperando desfrutar de um pic-nic durante a travessia do Lago Michigan. Nunca conseguiram sair do porto. O navio tombou e afundou no lodo do rio, levando muitas pessoas à morte. Não tiveram tempo para preparar-se. A morte veio de repente e suas vidas expiraram como a chama de uma vela. Naturalmente que os egos dessas pessoas não morreram, mas passaram ao grande além, tanto se estavam prontos como não para essa grande mudança.

Consideremos que diferença haverá se não estivermos preparados para a morte. São Lucas nos conta que Cristo Jesus falou a seus discípulos de um homem rico que estava preparado para viver mas não para morrer.

E Ele lhes disse: Estejais alerta e guardai-vos de toda avareza: que não depende a vida do homem da abundância dos bens que possui.

E em seguida lhes propôs esta parábola: um homem rico teve uma extraordinária colheita de frutos em sua fazenda.

E discorria consigo dizendo: Que farei, se não tenho local com capacidade para guardar meus grãos?

Ao final disse: farei isso, derrubarei meus celeiros e construirei outros maiores, onde armazenarei todos os meus produtos e meus bens.

Com o que direi a minha alma: Oh alma minha!, já tens muitos bens acumulados para muitíssimos anos: descansa, come, bebe e goza a boa vida.

Mas lhe disse Deus: Insensato! Esta mesma noite exigir-te-ão tua alma: de quem será tudo quanto hás armazenado?

Isto é o que sucede ao que acumula para si e não é rico perante Deus.

São Lucas 12:15-21.


O pintor Tissot ilustrou muito bem essa história. Pintou a um avaro com uma bolsa de dinheiro e a um Anjo radiante, ou um Auxiliar Invisível, junto a ele. O Auxiliar Invisível havia vindo para levar o espírito do avaro ao Mundo de Desejo. Semelhante homem pode estar preparado para viver na Terra, mas não está preparado para morrer, porque seus tesouros estão na Terra e não no Céu. Um homem assim sofrerá no Mundo de Desejo, devido a que seus pensamentos têm estado centrados, toda sua vida, nas coisas materiais. Um homem materialista, provavelmente terá poucos tesouros no Céu. Assim, quando finalmente chegue ao Primeiro Céu, terá pouco do que desfrutar e sua permanência ali será muito curta.

Consideremos a história do homem rico e de Lázaro. O rico não estava preparado para conhecer a Deus, mas Lázaro sim. Isto nos mostra a vantagem de viver uma vida boa e estar pronto para ir ao Céu em vez de ao Purgatório. A história é como segue:

Houve certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e tinha, a cada dia, esplêndidos banquetes.

Havia um certo mendigo chamado Lázaro, que estava jogado a sua porta, coberto de chagas e desejando saciar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico. Os cachorros vinham e lambiam-lhe as chagas.

Sucedeu que morreu o mendigo e foi levado pelos anjos ao senhor de Abraão; o homem rico também morreu e foi sepultado.

E, no inferno, estando entre tormentos, levantou seus olhos e viu, ao longe, a Abraão e a Lázaro em seu seio.

Isto significa que o homem rico estava no Purgatório sofrendo a causa de suas más ações e desejos, enquanto Lázaro estava no Céu, gozando de todo o bem que havia feito durante sua vida e sentindo o agradecimento que outros haviam sentido por suas muitas ações bondosas.

E exclamou dizendo, Pai Abraão, tende misericórdia de mim e manda a Lázaro para que molhando a ponta de seu dedo em água me refresque a língua porque me queimo nestas chamas.

Mas Abraão lhe disse: Filho, recorda que tu durante tua vida recebeste bens e Lázaro coisas más; assim, agora ele é confortado e tu atormentado.

Além de que, entre nós e tu há um grande abismo: de tal maneira que os que daqui quiseram passar para aí, não poderiam; nem tampouco os que queiram passar daí para cá.

Então ele disse: te rogo, pois, Pai, que o envies à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, aos quais pode testemunhar e evitar assim que venham também eles a este lugar de tormento.

Abraão lhe replicou: eles têm a Moisés e aos profetas; que lhes escutem.

E ele disse: Não, Pai Abraão, mas se algum dos mortos for a eles, se arrependerão.

E Abraão lhe replicou: se não escutam a Moisés e aos profetas, tampouco se convencerão, ainda que ressuscite um morto.

São Lucas 16:19-31.

Os Auxiliares Invisíveis sabem que isto é verdade, porque as vezes encontram-se a pessoas no Purgatório que lhes pedem que vão a suas famílias e lhes digam que vivam boas vidas e que façam o melhor que possam, para não ter que sofrer depois o que eles passaram através de sua morte. Eu ouvi falar de dois casos deste tipo. Em ambos os casos, o Auxiliar disse que não seria bom, porque os parentes não o acreditariam de nenhuma maneira.


Uma noite, dois Auxiliares encontraram a uma estudante de uma Escola Oculta, a quem eles haviam conhecido alguns anos antes. Havia morrido há pouco tempo antes e estava no Purgatório. Ela os chamou quando iam a caminho de uma missão.

— Sinto não haver vivido uma vida melhor —-disse. — Ia às reuniões do Centro mas realmente não acreditava que os Ensinamentos fossem certos e não tentei fazer nada para melhorar. Por favor ajuda-me a sair daqui.

— Deves orar a Deus —disse o Auxiliar, — prometer-lhe que obrarás melhor e que viverás uma boa vida se se te dá outra oportunidade.

— Assim o farei —disse ela. — Por favor ide e dizei a minhas filhas que os Ensinamentos são verdadeiros e que sejam boas. Não quero que elas sofram como eu estou sofrendo agora.

Os Auxiliares não podiam ir a suas filhas porque elas também os conheciam. Se o tivessem feito, as filhas não lhes haveriam acreditado.

* * *

Algumas pessoas estão prontas quando lhes sobrevém a morte. Uma noite de setembro uma Auxiliar foi enviada a fazer o que pudesse por uma Auxiliar mais avançada que havia sido assassinada em uma Terra distante. Esta Auxiliar se apressou em confortar a esta pobre mulher que estava aterrorizada. Uns soldados lhe haviam disparado e matado e haviam empilhado seu corpo com alguns outros que iam para queimar porque não tinham tempo para enterrá-los.

A Auxiliar levou consigo o ego da Irmã Leiga a sua casa, sentou-a em sua cama e consolou-a. A Irmã Leiga lhe disse quanto sentia haver sido assassinada. Sabia tudo acerca das condições post-mortem. Abraçou à Auxiliar para mostrar-lhe seu agradecimento por sua bondade e simpatia. Disse-lhe a sua nova amiga que seu corpo ia ser queimado com gasolina. Quando isto ocorresse sofreria muita dor porque seu corpo ainda estava conectado a seus veículos superiores pelo cordão de prata.

A angustiada Irmã Leiga perguntava-se por que tinha que ser assassinada e seu corpo queimado. Outra Irmã Leiga mostrou à Irmã recém assassinada e a sua nova amiga, por meio da Consciência de Júpiter, que era seu destino morrer assim. Viram que, em uma ocasião, havia sido responsável de que várias pessoas fossem assassinadas e queimadas, cinco vidas antes da atual, quando vivia em outro corpo, tempos atrás. Ela sofreu muito depois disso.

Finalmente tomou o Caminho do discipulado e, em uma vida posterior, chegou a ser uma Irmã Leiga. Na vida atual estava fazendo bem o trabalho que lhe havia sido designado. Havia emigrado a um país vizinho para viver ali definitivamente.

A Auxiliar acompanhou a Irmã Leiga até que seu cordão de prata se rompeu pelo fogo e então a levou à Região Fronteiriça. Ali a mulher responsável disse à Irmã Leiga que poderia ser levada ao Primeiro Céu em seguida, ou que poderia continuar seu trabalho como uma Auxiliar durante vinte-e-quatro-horas ao dia, pois se lhe permitia continuar seu trabalho de ajudar aos outros.

Esta Irmã Leiga não teve experiência Purgatorial pela qual passar e estava ansiosa por atrasar seu descanso no Céu. Havia limpado o átomo-semente de seu coração, assim que estava realmente preparada para a morte. Havia pagado uma dívida Kármica que havia contraído cinco vidas antes e agora estava livre para trabalhar continuamente pela humanidade, até quase o momento de seu novo renascimento.


* * *

Não muito depois disto, esta mesma Auxiliar e um companheiro, enquanto estavam trabalhando como Auxiliares, encontraram-se com a Irmã Leiga em alguma parte e ela pediu à primeira que visitasse a uma amiga na Terra e fizesse determinadas coisas por seus amigos da Terra, aos quais não lhe era permitido mostrar-se.

- Tenho muitos amigos em meu país -disse- a quem eu gostaria de ajudar, mas não me é permitido materializar-me em sua presença porque iria contra a lei espiritual e os assustaria.

A Auxiliar lhe disse que ficaria encantada de ajudá-la em tudo o que pudesse quando fosse possível.

Não podemos realmente conhecer a Deus, o Arquiteto de nosso sistema solar, até que estejamos prontos para nossa décima terceira iniciação. Isto implica ao menos três vidas de verdadeiro esforço e sacrifício para lograr essa meta. Muitos estão no Caminho e muitos alcançaram esse exaltado status, chegando a ser pilares na casa de Deus, enquanto a maioria de nós andamos errantes.

É possível para todos começar a galgar o Caminho do progresso espiritual. Somos todos Deuses em formação, ainda que a maioria não pareça. Somos todos filhos e parte de Deus, desde quando, ao princípio de nosso período de manifestação, Deus diferenciou dentro de Si mesmo todos os espíritos virginais de nossa onda de vida como chispas de uma chama. Estamos aqui na Terra para experimentar e espera-se que nos adiantemos graças a essa experiência, que melhoremos com cada vida na Terra até que tenhamos aprendido todas as lições da existência e cheguemos a sermos mestres dos seres menos evoluídos, que também devem ser ajudados ao longo de seu caminho.

Um dos frutos da evolução é o desenvolvimento do corpo alma, do corpo mental e do corpo do espírito de vida. O corpo alma de um homem não desenvolvido é só uma linha e seu corpo de desejos está principalmente composto de matéria de desejos marrom escuro, verde escuro, vermelho lamacento e cinza. Um homem desenvolvido tem um corpo alma glorioso e um bonito corpo de desejos, composto de dourado, branco e delicadas cores de grande beleza. Uma pessoa com visão espiritual basta apenas olhar para alguém para saber o estado aproximado de seu desenvolvimento espiritual. Quando nos chega o momento da morte e somos levados à Região Fronteiriça, nossos corpos alma e de desejos são como ingressos que nos permitem entrar ou bem no Céu ou bem no Purgatório.

Para preparar nosso desenvolvimento, devemos começar a purificar nossas mentes e corpos imediatamente. É um longo processo, mas eis aqui algo fundamental: devemos suprimir nossos pensamentos de ódio, ciúmes, preconceito e medo. Devemos deixar gradualmente de comer carne e peixe. Devemos abster-nos de maus hábitos tais como: fumar, beber bebidas alcoólicas e outras práticas daninhas. Antes que uma pessoa possa servir à noite como Auxiliar Invisível, deve ser um auxiliar visível durante o dia.


Devemos escolher a quem desejamos servir, tal como fizeram os velhos profetas. Josué foi um dos melhores Auxiliares Invisíveis descritos no Antigo Testamento. A história de sua vida é uma inspiração para todos os que desejem encontrar a maneira de obter ganhos espirituais. Logo antes que o ancião Josué morrera, chamou ao povo de Israel junto a si e revisou sua história até esse momento. Falou-lhes de tudo o que Deus havia feito por eles e como Ele havia levado a Abraão ao largo da Terra de Canaã e havia ajudado a Isaac, Jacob e Esaú. Disse ao povo como Deus havia enviado a Moisés e a Aarão para que os tiraram do Egito e como Deus lhes havia dado uma Terra frutífera na qual morar. Então Josué disse:

Agora, por conseguinte, temei ao Senhor e servi-Lhe sinceramente e em verdade e abandonai os deuses aos quais vossos pais serviram antes do dilúvio e no Egito; e servi ao Senhor.

E se lhes parece mal servir ao Senhor, escolhei neste dia a quem servireis. — E Josué acrescentou: eu e minha casa serviremos ao Senhor.

Josué 24:14-15.

A Bíblia nos diz que o povo prometeu servir e obedecer a Deus, que Josué fez um pacto com eles esse dia e que escreveu essas palavras em uma pedra e a colocou perto do santuário do Senhor, para recordar-lhes sua promessa de servir a Deus. Josué foi um dos melhores servidores da humanidade, dos que se tem notícia. Foi o sucessor de Moisés e foi seu grande privilégio levar os israelitas através do Jordão até a Terra Prometida. Foi, ao mesmo tempo, general e sacerdote daquele antigo povo.

Foi Josué quem se supõe haver ordenado ao Sol permanecer imóvel enquanto a batalha rugia entre os filhos de Israel e os cinco reis com seus grandes exércitos. O que realmente ocorreu foi que Josué orou pedindo ajuda e um Liberado veio a ajudar-lhe. Este grande Ser expandiu sua grande aura dourada que eclipsou o Sol e o povo não achou falta do Sol físico quando este declinou. Quando a batalha terminou, o Liberado retraiu sua dourada aura, se foi e chegou a obscuridade.

Foi Josué quem dividiu a Terra Prometida entre as doze tribos. Durante muitos anos instou o povo a amar e obedecer a Deus. Enquanto Ele esteve com eles conduziram-se muito bem, mas Josué sabia que errariam novamente e adorariam aos ídolos outra vez. Apesar disso, fez tudo o que pode para inculcar-lhes a idéia de que, se escolhiam servir a Deus, deviam ser sinceros e honestos no que fizeram.

Quando Josué falou sobre antes do dilúvio quis dizer no tempo da Atlântida. Este mesmo povo havia vivido na Atlântida em vidas anteriores e alguns deles, como Moisés e Josué, haviam servido fielmente a Deus naquele tempo e haviam chegado a serem Iniciados, que conduziram ao povo pelo caminho correto. Outros haviam tomado parte em magia negra e haviam sido muito perversos. Alguns deles haviam criado corpos de pecado que lhes haviam induzido a fazer o mal vida após vida. Outros, continuaram adorando ídolos vida após vida.

Josué disse ao povo que escolhessem bem, ali e naquele momento, a quem serviriam. Queria que os que escolhessem servir ao Senhor se unissem firmemente, de tal maneira que pudessem formar uma grande nação e fossem capazes de defender-se das tribos vizinhas que adoravam aos ídolos. Sabia que a unidade faz a força. Ele deu um bom exemplo e o povo teve grande confiança n’Ele e se dispôs a seguir-lhe na promessa de servir a Deus. Mas nem sempre foram fiéis a suas promessas.

Nos tempos de Moisés, o povo havia visto a grande aura do Deus Jeová e a outros Grandes Seres em seus elevados veículos. Também haviam visto os milagres que Moisés e Aarão fizeram e por isso creram, porque haviam tido prova visível de que Deus é um Ser com mensageiros capazes de levar a cabo seus mandatos. Ao povo que renasceu posteriormente não lhe foram dadas tantas provas e foi muito obstinado e pertinaz.


Josué e Moisés conheciam a lei do Karma. Sabiam que devemos recolher o que semeamos. Moisés havia recebido os dez mandamentos de Deus e havia explicado plenamente seu significado ao povo. Muitas outras grandes leis foram dadas para ajudar-lhes, mas os Israelitas não viveram de acordo a essas leis, como tampouco o fazemos nós hoje.

Jeová Deus viu e ouviu o que ocorria e, no momento em que Josué e o povo prometeram adorar-Lhe e obedecer-Lhe, se regozijou de sua promessa de serem obedientes. Podemos estar seguros de que Deus se alegrou da boa vida de serviço de Josué. O trabalho dos Auxiliares Invisíveis há sido desenvolvido continuamente durante incontáveis idades. São membros de diferentes ondas de vida e de diversos graus de desenvolvimento.

 Na Bíblia lemos que havia vários povos adoradores de ídolos que viviam perto dos Israelitas. Isto tornou mais difícil para eles serem fiéis a Deus, porque se casaram com esses não crentes. Havia muitas guerras entre os povos da Terra naquela época, tal como agora. Deus enviou a Débora, Barak, Gideão, Sansão, e outros juízes para ajudar ao povo a progredir. Quando o povo era obediente a Deus, prosperavam mas, quando desobedeciam consumiam-se na aflição.

Parecia como se cada geração de indivíduos tivesse que escolher a quem queria servir. Quando tinham líderes sábios como Samuel, David e Salomão, serviam a Deus; mas, quando os líderes morriam e sua influência se extinguia, serviam de novo aos ídolos, ainda que todavia tinham os dez mandamentos para guiar-lhes. A Bíblia está cheia de relatos sobre pessoas que escolheram servir a Deus, e de outras que elegeram servir a Mammon, as forças do mal no mundo.

Enoque foi alguém de caráter excepcional e também foi um Auxiliar Invisível. Viveu nos tempos da Atlântida e teve uma vida interessante. Tratou de ajudar a todos a quem pôde. No Livro Apócrifo de Enoque, ele nos diz em verso que inclusive intercedeu por Lúcifer e os Anjos Caídos, mas disseram-lhe que deviam receber o castigo que mereciam.

Lúcifer foi, durante certo tempo, um poderoso Anjo do Céu, mas causou problemas e foi expulso por Miguel e os Arcanjos. Durante um grande período, esse Anjo Lúcifer aborreceu aos homens e causou muitos problemas e sofrimentos. Ao escritor, lhe foi dito, em 1931, que Lúcifer abandonou seu mau Caminho e está agora tratando de recuperar seu lugar perdido, fazendo o bem no mundo em vez do mal. Lúcifer há gerado para si muito mau Karma, mas, se persistir em seu bom intento, pode finalmente redimir-se a si mesmo. Diabo, o seguinte em discórdia, é agora o novo líder dos Anjos Rebeldes. Esperemos também que logo escolha servir ao Senhor e voltar atrás em seus maus passos.

Enoque renasceu como Noé e fez sua escolha. Elegeu servir ao Senhor e obedecer a seus mandamentos. Edificou a arca e salvou da destruição a sua família e a um exemplar de todos os animais quando veio o dilúvio. Nesse momento, uma grande parte do antigo continente da Atlântida afundou-se. Noé voltou a renascer como Abraão e fez a mesma sábia escolha. Escolheu servir ao Senhor e fez tanto bem quanto pôde, ao largo de sua prolongada vida. Em um tempo posterior, este mesmo ego renasceu como Salomão e decidiu adorar a Deus. Atuou erroneamente durante algum tempo, mas regressou ao reto e estreito Caminho, e foi um rei muito sábio que fez muito para ajudar a seu povo. Finalmente o ego conhecido como Salomão renasceu como Jesus e já sabemos que levou a cabo um inestimável serviço à Humanidade.


Jesus ofereceu seu corpo físico ao grande Espírito Solar, Cristo, durante três anos, que acabaram na crucificação. Graças a esta ajuda, Cristo foi capaz de vir à Terra e estabelecer a Religião Cristã entre uns poucos fiéis egos que haviam sido os amigos e companheiros de Jesus antes que o atual continente tivesse o aspecto com o qual estamos familiarizados hoje. Nos tempos Atlantes, os seres humanos mais avançados chegaram a ser a vanguarda da onda de vida humana. Através do sacrifício de Jesus, Cristo pôde converter-se no Espírito Interno da Terra. Cristo veio para redimir os peregrinos da Terra que estavam ficando para trás na evolução.

Moisés renasceu como Elias e foi levado ao Monte Níbio para morrer. Depois que abandonou seu corpo, este se desintegrou rapidamente devido a sua alta vibração. É por isso que o povo nunca pôde encontrar seu cadáver. Elias regressou como João, o Batista. Disseram-me que João Batista foi São Jerônimo em uma vida posterior.

Daniel foi um grande ego que escolheu servir ao Senhor. Começou fazendo rápidos progressos nos tempos atlantes e ganhou sua décima terceira e última iniciação como Daniel, o amigo dos três reis babilônicos. Não teve um caminho fácil de percorrer. Recordemos que enviaram-no ao fosso dos leões porque adorou publicamente a Deus, em um tempo em que era excessivamente perigoso fazê-lo dessa forma. Deus o salvou do perigo enviando um Auxiliar Invisível para ajudar-lhe. Esse Auxiliar ordenou ao Espírito Grupo dos leões que os tornou dóceis e inofensivos para com Daniel. Os leões obedeceram ao Espírito Grupo e Daniel não foi machucado. Os homens que maquinaram assassinar a Daniel não mereceram essa ajuda e os famintos leões acabaram logo com eles.

Logo vem a história dos amigos de Daniel: Sidrac, Misac e Abdenago, os três jovens Hebreus que foram fiéis e decidiram adorar e obedecer a Deus. Sua fé foi realmente provada. Foram introduzidos em um forno ardente e foram salvos por um Elevado Ser que fez com que as Salamandras se apaziguassem. Este grande Ser tinha uma aura tão brilhante que o rei o tomou por um Anjo. Este Auxiliar veio em seu corpo alma e logo materializou seu corpo denso no forno, onde o rei o viu. A Aura de um Liberado pode expandir-se através de centenas de quilômetros, mas neste caso o fez somente no espaço do forno.

Outro Auxiliar foi Jó que viveu uns tempos muito duros. O pobre Jó foi terrivelmente tentado por seu Guardião do Umbral, que obteve permissão dos Senhores do Destino para persegui-lo. Esse corpo de maus pensamentos não transmutados, o Satanás, pediu a Deus, ou aos Senhores do Destino, que lhe permitissem submeter à Jó sua prova final. Deus sabia que Jó não pecaria, mas sim que, a seu tempo, chegaria até a libertação.

— Sim, mas mantenham a salvo sua vida —disseram os Senhores do Destino.

O Guardião atraiu contra Ele a toda a gente daquela região a quem Jó havia conhecido em vidas passadas e separou dele a sua família. Logo o abateu com uma enfermidade crônica. Influenciou os amigos de Jó para que o induzissem a renegar a seu Deus e incitou a sua família para que tentasse fazê-lo pecar e maldizer a Deus e assim perder os dons espirituais que havia ganhado. Esses dons haviam sido temporalmente suprimidos, de tal maneira que Jó teve que depender somente de seu discernimento.

Depois que passou por essa prova, foi admitido como Adepto e alcançou a libertação na vida seguinte. Foi conhecido como José de Arimatéia em sua seguinte vida como homem, e em uma vida posterior foi conhecido como Sir Galahad e viveu na Inglaterra.


Foram muitos os egos que escolheram o incorreto em vez do correto. Destacado entre eles está Judas Iscariote, o discípulo que entregou Cristo nas mãos de seus inimigos por trinta moedas de prata. Judas permitiu ser obsedado por uma entidade maligna. Quando levou a cabo sua terrível ação, a entidade obsessora o abandonou e Judas se encheu de recursos. Voltou ao templo, jogou as moedas de prata, fugiu e se enforcou. Os sacerdotes não se atreveram a por as moedas com o tesouro do templo e então compraram o campo do oleiro no qual enterravam aos estrangeiros. Judas escolheu o equivocado e sua caída foi súbita e atroz.

Houve outros, como Paulo, que começaram perseguindo aos seguidores de Cristo Jesus, mas retrocederam seu mau caminho quando viram para onde se dirigiam. Paulo ficou cego em seu caminho para Damasco, pouco depois de conhecer a Jesus. Foi conduzido à cidade e orou insistentemente a Deus para que lhe restaurasse a visão. Três dias depois, Ananias foi enviado a ajudá-lo e recuperou a vista. Paulo então escolheu seguir a Cristo e, desde então, foi realmente um bom servidor. Dedicou o resto de sua vida a pregar o Evangelho e curar aos enfermos.

Muitos egos elegeram servir a Deus vida após vida. Um desses egos foi David, o Filho de Jessé. David foi um poderoso guerreiro, excelente cantor, bom músico, escritor e poeta. Renasceu posteriormente como Jonas e salvou a cidade de Ninive da destruição graças a sua sinceridade e eloqüência. Esse mesmo ego renasceu depois como Simão Pedro e foi o pescador da Galiléia. Logo chegou a ser um dos doze discípulos de Cristo. Foi um homem devoto que andou pregando o evangelho e curando os enfermos até que encontrou a morte nas mãos dos inimigos da Cristandade.

Centenas de anos depois esse mesmo ego tomou o corpo de um jovem italiano que morreu em Assis. Esse grande ego havia renascido muito antes que o jovem e, quando seu corpo envelheceu demasiado para ser útil, foi colocado no corpo do jovem, pelos Irmãos Maiores. Então tomou o nome de Francisco. Durante muitos anos Francisco de Assis trabalhou entre os pobres leprosos daquela região e viveu uma vida muito simples e humilde. Fundou muitos monastérios e foi extraordinariamente amado e reverenciado pelo povo. Durante essa vida lhe foi dada a Francisco sua décimo terceira iniciação. Foi-me dito que esse ego está nos mundos superiores trabalhando ainda para ajudar à humanidade, como o fez anteriormente.

Quando esse ego era Jonas teve uma experiência muito inusitada, porque foi salvo da morte por uma baleia. Vejamos como ocorreu. No Livro de Jonas lemos estas palavras:

O Senhor falou a Jonas, filho de Amittay, e disse: Anda, vai-te a Ninive, a grande cidade e pregai nela, porque o clamor de suas maldades tem subido a minha presença.

Mas Jonas tomou o caminho de Tarsis, fugindo do Senhor e foi a Jope; e achou um barco que partia para Tarsis: pagou sua passagem e entrou nele com os demais para ir a Tarsis, fugindo do Senhor.

Mas o Senhor mandou um vento recair sobre o mar, e houve uma grande tempestade de tal maneira que estava a nave a ponto de partir-se.

Jonas 1:1-4.

Jeová Deus só tinha que enviar sua palavra para fazer que as Ondinas da água e os Silfos do ar desenvolvessem uma grande atividade, e houve uma terrível tormenta. Um elevado Irmão Leigo disse a Jonas que devia ir a Ninive; mas Jonas teve medo e fugiu. A tormenta era tão grande que os marinheiros estavam aterrorizados e cada homem rogava a seu Deus para que lhes salvasse. Jogaram a carga ao mar para aliviar o navio. O capitão encontrou a Jonas dormindo na adega do barco e lhe ordenou rogar a Deus pela segurança de todos. Os marinheiros tiraram a sorte para determinar quem era o culpável de seu grande problema e a sorte recaiu em Jonas.


Os marinheiros perguntaram a Jonas o que havia feito para atrair esse mal sobre eles. Jonas disse que era hebreu, que temia a Deus e que fugiu de sua presença. Os homens perguntaram a Jonas o que deviam fazer com ele para que o mar se apaziguasse. Ele lhes disse que o jogassem ao mar, porque era o causador do problema. Antes de fazê-lo, os homens remaram duramente para levar o barco a terra, mas não puderam, porque a tempestade bramava ferozmente.

Então, os marinheiros oraram outra vez a Deus e determinaram que não podiam perecer por causa de Jonas. Pediram a Deus que não lhes culpasse pelo que iam fazer com ele, o jogaram ao mar e chegou a calma.

Então os homens temeram a Deus e lhe ofereceram sacrifícios e fizeram votos.

Jonas 1:16.

A Bíblia, tal como a vemos traduzida, diz o seguinte:

E havia preparado o Senhor um peixe grande para que tragasse a Jonas. E esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.

Jonas 1:17.

Esta última parte é inexata e ilustra como a Bíblia tem sido incorretamente traduzida. Um elevado Irmão Leigo disse que muito da tradução da Bíblia é incorreto e que aqueles que buscam diligentemente a verdade lhe darão seu correto significado. Eis aqui a maneira pela qual Jonas foi realmente salvo de morrer afogado pela baleia. Jonas foi posto a salvo sobre o lombo da baleia e não em seu estômago.

Esta história tem ocasionado aos estudantes da Bíblia muita ansiedade e turbação e é usada pelos não crentes como um argumento contra a Bíblia em seu conjunto. A maioria das pessoas não crê que a baleia engolisse a Jonas vivo e depois o desalojasse de seu estomaga três dias mais tarde. A vida de Jonas foi salva por uma baleia de forma extraordinária, mas de uma maneira que pode ser facilmente aceita pelos estudantes de Ocultismo.

Depois que os homens do barco descobriram que Jonas havia desobedecido ao mandado do Irmão Leigo que havia sido enviado para falar-lhe de sua missão em Ninive, de advertir ao povo do iminente perigo que se crivava sobre eles, foram induzidos a jogar Jonas pela borda, para que pudesse aprender que não podia escapar dos Grandes Seres que estavam guiando os destinos da humanidade deste planeta. O mesmo Irmão Leigo que lhes permitiu arrojar a Jonas pela borda em resposta a seus rogos, fez que uma baleia se situasse a um costado do barco para receber a Jonas sobre suas costas. A baleia permaneceu perto da superfície da água e transportou a Jonas durante três dias.

Isto se fez para dar a Jonas uma oportunidade de arrepender-se de suas obras e ensinar-lhe a obedecer, porque era um homem muito obstinado então, ainda que fosse um bom servidor da humanidade, quando estava de bom humor. Depois que Jonas arrependeu-se e prometeu obedecer, foi conduzido à costa e ali abandonado. As ondas o levaram até a terra firme, são e salvo.

Enquanto Jonas esteve no mar, muitos peixes grandes e outras criaturas se acercaram a ele. Mas nenhum o tocou, porque foi protegido da morte por Auxiliares Invisíveis que o guiavam. Era o destino de Jonas ir a Ninive e salvar o povo e foi protegido para que o fizera assim. Posteriormente, levou a cabo sua missão tão bem, que a gente daquela cidade malvada escutou-o, se arrependeu e rogou a Deus por sua salvação. Aquela gente foi tão sincera e diligente em suas orações, que todos se salvaram do desastre.


Pode ser que alguém diga que não entende como a baleia pôde nadar até o barco e permitir que Jonas permanecesse em suas costas durante três dias; e como alguém pode manter a uma baleia sem submergir-se durante três dias completos. Os estudantes de Ocultismo sabem que os animais estão controlados por um Espírito Grupo. Esses Espíritos Grupo tem corpos parecidos ao dos homens e cabeças que se parecem a dos animais que estão sob sua custódia. Muitos Auxiliares podem vê-los e conversam com esses Espíritos Grupo no curso de seu trabalho noturno, enquanto estão fora de seus corpos durante o sonho.

Um Irmão Leigo que tenha tido cinco ou mais iniciações pode comunicar-se com esses Espíritos Grupo e fazer que suas ordens sejam levadas a cabo pelos animais. O Irmão Leigo que estava a cargo de Jonas tinha o poder de ordenar ao Espírito Grupo das baleias o resgate do profeta. Depois de que Jonas se deu conta de sua situação orou ao Senhor para que o salvasse da morte e prometeu ir ao povo de Ninive. Então conduziram-no à terra.

Atualmente, o mundo é muito parecido a Ninive e necessitamos de alguém como o profeta Jonas para dizer à humanidade que retorne sob a guia de Deus. Muita gente desperdiça seu tempo nos cinemas, discotecas e bares. A humanidade se tornou tão materialista, que grande número de pessoas distanciaram-se de Deus e estão interessadas somente em adquirir riquezas e viver bem. Tem pouco interesse nas coisas espirituais.

As palavras de Josué: Escolhei neste dia a quem quereis servir, são tão importantes para nós como o foram para o povo de seu tempo. Somos egos do passado reencarnados e todavia temos muitas lições por aprender. Os velhos ódios e afetos do passado estão ainda conosco, a lei do Karma está operando e estamos colhendo agora o que semeamos anteriormente. Espera-se de nós que vivamos em paz uns com outros e amemos a nossos inimigos. A maioria das pessoas dificilmente pode manter-se fiel a seus amigos e, em muitos casos, inclusive traem-se a si mesmos.

Muitos se chamam a si mesmos cristãos, mas não atuam como cristãos. Combatem contra seus semelhantes de outras nações, que são seus Irmãos, porque Deus é o grande Pai de todos os habitantes da Terra. Roubam e desfalcam a seus vizinhos para poder obter mais riqueza e poder, sem pensar que a lei do Karma lhes retribuirá inexoravelmente. Ainda devoram a seus jovens Irmãos, os animais, e assassinam as aves e as feras só para demonstrar quão boa é sua pontaria. Vestem-se com roupas feitas de suas pobres vítimas, os animais.

Os cristãos devem vestir a armadura de Deus e antecipar-se a ajudar aos outros, porque esse é o caminho do ganho espiritual. A armadura de Deus é o corpo alma, o qual edificamos vivendo uma vida pura e mediante o serviço aos seres humanos, animais e plantas, porque todos eles necessitam ajuda em sua evolução. Sabemos que nos tempos passados houve muitos bons cavaleiros que dedicaram suas vidas ao serviço de algum rei, que tratou de maneira justa a seu povo, que lhes protegeu de ser saqueados por ladrões que vagavam por todos os continentes e de piratas que perseguiam os barcos no mar.

Esses cavaleiros tinham que cumprir uma longa aprendizagem antes que lhes fosse permitido vestir uma armadura e cavalgar junto aos outros cavaleiros. Em tempos remotos muitos desses cavaleiros chegaram a ser Irmãos Leigos, que cavalgavam durante o dia protegendo ao débil e indefeso e, pela noite, saíam de seus corpos, enquanto estavam dormindo, e trabalhavam como Auxiliares Invisíveis.


Aqueles cavaleiros amiúde saiam de suas casas quando eram crianças e iam viver em um castelo próximo, onde tinham que viver quase em celas e com uma comida muito simples. Alguns deles dormiam em camas de palha e tinham peles de animais como mantas. Esses jovens eram treinados como soldados e eram ensinados na obediência e no valor em serem úteis aos demais.

Um bom estudante dos Ensinamentos da Sabedoria Ocidental, por exemplo, deve cobrir-se com essa armadura se deseja servir como Auxiliar Invisível ao serviço dos Irmãos Maiores da Rosa Cruz. Vestindo a armadura de Deus, ou construindo o corpo alma, obterá uma recompensa inapreciável, porque depositará seus tesouros no Céu. Poderá inclusive evitar desperdiçar seu tempo no Purgatório depois da morte.

Aqueles que servem como Auxiliares Invisíveis, gradualmente recordam-se aonde vão durante a noite, o que fazem e isto lhes proporciona uma grande satisfação e gozo. O corpo alma é a armadura de Deus, a qual todos os verdadeiros grandes homens e mulheres do passado vestiram e usaram a seu serviço. Esse corpo alma não pode ser comprado. Deve ser construído pela vida pura e pelo serviço útil aos demais.

        anigreen07_back_1.gif

        

 

BIBLIOTECA ONLINE

PREFÁCIO

CAP. I

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil

20521-210 Tel/Fax 22387179

rosacruzmhrio@hotmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

HOME