A Fraternidade Rosacruz e a Astrologia Espiritual

 Solar System

Fonte:
http://www.nasa.gov/topics/solarsystem/index.html

 

 

Na cosmogonia dada ao mundo ocidental pela Ordem Rosacruz, através de Max Heindel, situa-se a astrologia que, entendida sob o ponto de vista oculto, constitui um meio eficaz de ajudar a quem sofre física, psíquica e espiritualmente. A ideia de que com os corpos celestes e os habitantes do nosso planeta sempre houve uma interacção é tão antiga como a humanidade. Também a preocupação com a cura de vários tipos de doenças sempre se fez sentir em todos os tempos, bem como o desejo (curiosidade humana ou intrínseco sentido religioso?) de conhecer o universo das formas e da matéria, e que nos últimos séculos se tem vindo a afirmar como ciência. Assim, quer a astrologia, ou a medicina, ou sistemas de pensamento como a filosofia ou ainda a ciência, nos seus múltiplos ramos, têm percorrido a via da evolução em espiral -, e, a pesar, de aparentes recuos que às vezes surgem,  o caminho é sempre para a frente e para cima. 

Por outro lado, não se pretende que a astrologia substitua o que é legítimo das ciências curativas ou outras, mas, isso sim, constituir um instrumento complementar e insubstituível de avaliação das causas ocultas de muitas doenças e comportamentos, através de um diagnóstico das capacidades e fraquezas de cada um, permitindo uma actuação eficaz em situações de crise e mesmo antes destas se manifestarem, podendo, uma sábia medida preventiva, aplicada a tempo, evitar o pior. Em Cartas aos Estudantes (nº 6) Max Heindel diz: «Se tomarmos consciência das nossas transgressões e começarmos a obedecer à lei antes que a aflição astral [ progressões e trânsitos] cesse, ficaremos curados do nosso mal, seja este mental, físico ou moral; mas se persistirmos até final de uma aflição astral sem ter aprendido a lição, seremos forçados a obedecer, mais tarde, a uma configuração mais hostil». Mais tarde significa que surgirá um trânsito planetário mais apertado ainda na presente vida ou numa futura. Um horóscopo correctamente elaborado com base na hora, data e local de nascimento, permite ao astrólogo espiritual avaliar os assuntos pendentes de existências anteriores, aquilo que mais se negligenciou e no tema natal aparece agora, por exemplo, sob um aspecto difícil de Saturno; mas também se pode tomar conhecimento de recursos escondidos que se podem manifestar (alguns deles) ou não. Por isso há que estar atento, tal como o lavrador que semeia, vigia e colhe no tempo mais propício.

O pensamento de Max Heindel (Cartas aos Estudantes – 6)  «As estrelas são o Relógio do Destino e são sempre exactas» deve ser lido como o próprio autor o explicita: «As estrelas mostram o período estimado como adequado para nos ensinarem a lição». No entanto, nós temos a prerrogativa de encurtarmos ou não esse tempo, pois «somos divinos». Esta sentença também a podemos aplicar ao facto de sob a sabedoria dos Anjos do Destino ou Anjos Arquivistas (ver Conceito Rosacruz do Cosmo, capítulo III O Homem e o Método de Evolução – preparação para o renascimento) cada ser humano nasce no tempo e no espaço mais adequados à sua evolução espiritual. Do velho aforismo astrológico os astros inclinam mas não obrigam, devemos tomar consciência de um ponto fundamental que é o da força de vontade da pessoa para a condução da sua vida, sejam quais forem as condições adversas do seu horóscopo; o chamado “músculo espiritual” obtém-se na luta pelo domínio da natureza inferior que espreita em cada aspirante espiritual. Ainda sobre este tópico, convidamos à leitura do capítulo II de A Mensagem das Estrelas, onde os autores explanam o assunto do grau de susceptibilidade às vibrações planetárias, o modo como a humanidade em evolução vai respondendo às influências estelares (uma longa relação do Homem com os Mestres Planetários), sendo de realçar que à medida que o ser humano avança é susceptível de responder às mais elevadas vibrações e ir assim “dominando a suas estrelas” ao invés de ser dominado por elas. Vem crescendo, felizmente, uma perspectiva mais ampla da astrologia que é a de suplantar a visão fatalista da astrologia que pesa ainda sobre muitos, quantas vezes levando um fardo bem pesado. Através de uma Associação de Cristãos Místicos como é a Fraternidade Rosacruz, pelo seu curso de bíblia complementado com o de astrologia, é possível uma visão profunda da infalível lei de causa-efeito, mas também da Misericórdia do Pai e o Reino do Perdão e da Graça que Cristo veio inaugurar. Estas verdades podem, em maior ou menor grau, ser colhidas na leitura de um horóscopo - pela benevolência, fé, optimismo e aperfeiçoamento que Júpiter oferece a quem se abre de alma e coração; seja pelo Amor sem fronteiras e a criatividade que Urano confere a quem cultive o puro altruísmo; ou ainda pela alta vibração de Neptuno que faz do Homem transmutado um canal puro de irradiantes energias divinas.

O estudo da astrologia pode ser uma benção para pais, professores, trabalhadores nas áreas de saúde ou de qualquer outra profissão. Encarada como modo de conhecimento adicional já por si constitui vantagem, pois conhecimento é poder. Mas a astrologia usada no sentido autêntico que é a de ciência sagrada, ao serviço de Cristo no Seu mandamento «Prégar o Evangelho e curar os enfermos», permite acumular “tesouros no céu”, esses que nenhuma traça ou ferrugem podem destruir. A ideia de praticar a astrologia por mera curiosidade ou por motivos mundanos deve ser afastada da mente do astrólogo espiritual, porque os laços da natureza inferior podem ser muito subtis. O mesmo se passa com aqueles que pedem conselhos por motivos pueris. O brilho do metal ante um astrólogo materialista é mais do que suficiente para ofuscar qualquer esclarecimento válido e profundo, e nesta busca superficial a pessoa pouco ou nada adianta para a sua evolução espiritual. Mas, como em tudo na vida, é de admitir que também neste assunto se pode fazer uma caminhada ascendente. Elman Bacher, astrólogo rosacruciano de grande abrangência e alcance espiritual, no vol. IX da sua vasta obra dedica um capítulo às vicissitudes nas muitas etapas da via astrológica.

Recomendamos o Curso de Astrologia instituído pela Rosicrucian Fellowship sediada em Oceanside, Califórnia, estruturado do seguinte modo:  curso elementar (26 lições); suplementar (12 lições) e superior (13 lições). Para ter acesso a qualquer destes cursos, o estudante deverá ter já concluído o curso preliminar de Filosofia Rosacruz (12 lições) e continuar com o subsequente Curso de Filosofia. A razão é muito simples, em parte já referida no início deste artigo: a compreensão espiritual da astrologia deve emergir dum ponto de vista cosmológico e que nos é apresentado fundamentalmente em O Conceito Rosacruz do Cosmo de Max Heindel e de outras obras do mesmo autor, nomeadamente O Mistério das Grandes Óperas e Maçonaria e Catolicismo. Também é mister dizer que não fazemos horóscopos a troco de dinheiro ou por motivos mundanos, mas que estamos dispostos a prestar a ajuda que nos for possível.

- Eduardo Aroso, Irmão Probacionista da The Rosicrucian Fellowship, associado ao Centro Rosacruz Max Heindel - Minde, Portugal 

 Fonte: http://centro-rosacruz.com/index.html


 

PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

 

 

Biblioteca Online de Astrologia da Fraternidade Rosacruz

Cursos por Correspondência

 

 

Studies in Astrology by Elman Bacher  Original em inglês. The Rosicrucian Fellowship

Elman Bacher  no site da  Biblioteca Upasika

Elman Bacher  Biblioteca Online da Fraternidad Rosacruz de Max Heindel Centro de Madrid

Folha Astrológica Aspectos astrológicos mensais. Disponível no site da Fraternidade Rosacruz Sede Central do Brasil, em São Paulo.

RF ASTRO  The Rosicrucian Fellowship Astrology Calculation Program

Astrowin Free astrology software

AstroWin and Cosmodynes Discuss of astrology and cosmodynes (astrodynes)

Para exibição de videos e exibições de Power Point aguarde a finalização da música de fundo desta página

Vangelis / Cosmos Video  This track was the theme music to Carl Sagan's PBS Cosmos series.

Carl Sagan - The Music of the Cosmos Television Series   The music of the Cosmos television series. Some of the music from this series was composed by the musician Vangelis.

Carl Sagan - A Tribute to Carl Sagan  Some of the Best Scenes from Cosmos

Macrocosmos y Microcosmos  Texto: Francisco-Manuel Nacher. Apresentação em Power Point: Juan Marín

CENTRO ROSACRUZ MAX HEINDEL

TRIPLOV - EDUARDO AROSO

CONNECTIONS : Essays and Poetry by Elsa M. Glover

 

 

HOME

TEMAS ROSACRUZES

CURSOS POR CORRESPONDÊNCIA

EDUARDO AROSO

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship 2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

 

 

 É permitida a reprodução do material  deste site, apenas para fins didáticos, desde que citada a fonte. Venda proibida.