Francisco Phelipp Preuss

Irmão Probacionista da Rosicrucian Fellowship

Interpretação esotérica do significado das

Sete Cartas dirigidas às Sete

IGREJAS DO APOCALIPSE

por João de Patmos



As interpretações dadas à luz neste livro, são formuladas de acordo com os conhecimentos do autor sobre as Verdades

ensinadas pelo Rosacrucianismo e divulgadas pelo Místico   MAX HEINDEL, Irmão Leigo da ORDEM ROSA + CRUZ 


Continuação - apresentando a


2ª. CARTA

(À Igreja de Smyrna)

    As palavras do versículo 8:

    «Ao anjo da igreja em S m y r n a escreve: Estas cousas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a     viver».

    Já sabemos que Cristo é o primeiro e será o último através dos séculos dos séculos. Mas, diz que foi morto, todavia, essa morte é bem diferente da nossa. Cristo não podia e nem pode morrer, senão jamais poderia viver. Não poderia ELE viver e nem o Cosmos em sua complexidade e, por conseguinte, nem também em nós viver. Se, porém, admitimos a entrada do Espírito Solar na lenta vibração existente na Terra, significa, sem dúvida, um sofrimento para ELE. Como os Rosacruzes corretamente ensinam: «O CRISTO SOFRE NA CRUZ DA TERRA». O Seu corpo é do Sol e não da Terra. A Sua morte temporária começou na mesma ocasião em que tomara o corpo de Jesus, quando do Batismo de Água no Rio Jordão. A Luz do Espírito de Vida tomou posse de um corpo terreno com vibrações opostas às do Sol. Bem sabemos o que aconteceu no ato da crucificação, quando Aquele magnificente Espírito Solar, ao se libertar do corpo terreno do sublime homem Jesus, iluminou de tal maneira o globo terrestre que chegou a ofuscar completamente a visão dos presentes, parecendo que o Sol se obscurecêra.

    Voltando nossas explicações sobre a Carta à Igreja de Smyrna, vemos que esta se dirige à Civização Assírio-Babilonio-Caldáica, em cuja época não existiam sentimentos elevados. Formara-se uma luta pelo material, conquistando-se apenas valores terrenos em contraste com a Igreja de Éfeso, que era contemplativa. Foi conquistada a torre da Babilônia, representando a vida real-material. Começou esta civilização por procurar um Deus real, visível aos seus olhos: o SOL, a LUA e todas as ESTRELAS. A contemplação espiritual positiva era previlégio de poucos sacerdotes, em divergência ao ciclo anterior, onde existia a contemplação negativa das massas humanas. Naqueles tempos, o E s pi r i t o Solar guiava com a sua Hierarquia a evolução na terra, por fora, externamente. A mente recebia melhores meios para se desenvolver e progredia, como ainda hoje progride, graças à constante influência das Forças Divinas supra-sensíveis. Cristo interpenetra-se incessantemente em nosso SER; pode-se, assim, atestar que a Sua constante morte sempre presente em nossa existência, proporciona e beneficia a nossa evolução, a nossa existência em geral. Vivemos graças ao Seu enorme sacrifício. ELE morre para que vivamos. Bem diz o versículo:

    «O primeiro e o último,   que   esteve morto:» e tornou a viver».

    A salvação dos seres precede a «morte» do Espírito nas criaturas e só depois deverá a vivificação, a ressurreição. Cristo infunde-se no homem imperfeito e ressuscita nele o Homem Divino. O Homem Espiritual se encontra de maneira confusa, morto, mas deve viver em união com Cristo e desta forma haverá salvação. Cristo vive assim no homem, como o homem vive em Cristo. Os espiritualistas sabem perfeitamente da união com Cristo ao falar sobre a comunhão. Não existe vida espiritual Dele separada . A desgraça da humanidade, em suas múltiplas formas, mostra não existir ainda união com ELE. As forças Iuciféricas com a sua falsa luz, regem as mentes dos responsáveis pela evolução, desde Babilônia até hoje.

O versículo 9 reza o seguinte:

    «Conheço a tua tribulação, a tua pobreza,, mas tu és rico, e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram     judeus e  não o são, sendo antes, sinagoga de Satanás ».

    Os Espíritos do Bem e do Mal surgem sempre com os seus defeitos e suas beneficências. Parece que um fio vermelho passa através dos tempos desde a criação até onde entramos, perfeitos, no Corpo de Deus. A falsa mente deseja ignorar as Leis Divinas, procurando sempre imprecionar pela ignorância caótica em que os semi-intelectuais facilmente caem. Deus, em Sua Onipotência, não quer em absoluto a submissão cega de Seus filhos, pelo contrário, deseja que eles conheçam as Leis Criadoras Universais que passam pelos próprios corpos desde os tempos remotos até o infinito. Os Espíritos Lucíféricos rejeitaram esta Lei Divina e, porisso, fala o versículo: «Conheço a tua tribulação, a tua pobreza». A falsa luz blasfema contra tudo que é divino, empregando a mentira; Lúcifer é inteligente, dizendo de si mesmo ser judeu, um adiantado da evolução, um iniciado, um criador. Diz bem o Apocalíptico sobre esses «iniciados» pertencentes à Sinagoga de Satanás pela expressão da falsa luz de seus intelectos. Já nos tempos remotos babilônicos, separaram-se os homens de boa dos de má vontade. O versículo faz referência aos de boa vontade: «mas, tu és rico». São ricos porque rejeitaram a má influência luciférica, seguindo as Leis Divinas Iniciáticas, a Inteligência Superior. A história mostra-nos com toda clareza a destruição da Babilôna material, assim como em grande parte, a da intelectual. A Sinagoga de Satanás foi rejeitada e deu riquezas aos que se iniciaram de coração, como judeus.

    Diz o versículo 10 o seguinte:

    «Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para     serdes postos a prova; e tereis tribulação de   dez dias. Sê  fiel até a morte, e dar-te-ei a Coroa da Vida».

    Promete-nos este versículo, para o futuro, uma vida coroada, uma vida diferente não igualável às passadas. Diz o versículo sobre as vidas passadas, que não podiam trazer a nossa soberania, antes que passássemos por sofrimentos e tribulações, caminhando sobre estes com as esperanças de conseguirmos a Coroa da Vida. O que é a Coroação da Vida? Não admitir e nem se entregar aos maus pensamentos, nem às sensações do corpo de desejos e emoções inferiores. Bem diz o versículo sobre esta particularidade de sofrimentos quando preconiza que «O DIABO ESTÁ PRESTES A JOGAR-NOS NA PRISÃO», isto é, amarrar-nos em nossas vaidades, em nosso egocentrismo, em apegos convencionais e aproveitarmo-nos da ignorância do próximo para o nosso próprio bem estar.

Faz referência o versículo sobre tribulações de 10 dias. É claro que não se trata de 10 dias comuns. A conciliação entre o mal e o bem, não existe. Nós, espíritos que somos, temos que nos salvar do mal e quanto tempo levaremos até recusá-lo, depende do reconhecimento de que o Salvador está constantemente batendo na porta do nosso coração. ELE bate 10 dias, desejoso de arrebatar-nos do diabo que nos prendeu com suas algemas. A luta poderá durar um ciclo, ou mais, até que o Salvador nasça em nossas almas. Quem tiver passado fielmente os 1O dias até a morte das más qualidades desta civilização, receberá a Coroa da Vida, a soberania sobre esta e terá o ingresso à Nova Era. Isto acontece de civilização em civilização. A luta constante em si mesma e por si mesma, sublima com o tempo todos os conhecimentos passados. Acolhidos são estes pelo Ego para mais tarde, em uma civilização posterior, aumentar o processo da purificação e de múltiplas coroações, como explica o Apocalipse.

    Segue-se o versículo 11 com uma ameaça:

    «Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. O vencedor, de nenhum modo sofrerá o dano da     segunda     morte». 

    
Diz o versículo que, «aquele que não vencer, sofrerá dano», que significa a “segunda morte”. Qual é a primeira morte? A morte do corpo denso, necessitando de tempos em tempos renovação por seqüentes reincarnações do Espírito. A segunda morte se refere ao corpo de desejos, ou corpo astral. E por que morreria este? Já sabemos da intenção do Supremo Espírito que fala pelo Apocalíptico, no sentido de que nos preparemos para a Iniciação. Para esse fim, devemos ativar o nosso corpo de desejos com sentimentos elevados e pensamentos puros. Como espiritualistas, conhecemos práticas meditativas e atividades caritativas que proporcionam aos corpos a devida elevação. Purifica-se o corpo emocional e recebe a mente a sua conseqüente luz. Estes são os fatores para a Iniciação.

    Se acontecer o contrário, os corpos internos não receberão o devido alimento e agarrar-se-ão aos sentimentos infernais e pensamentos corruptos, razão porque ficarão esfomeados, atrofiados e, como resultado final, sofrerão a morte. Isto representa a segunda morte, o que equivale à perda da personalidade. 

 

 3ª. CARTA

(À Igreja de Pergamo)

 


As 7 Igrejas do Apocalipse

Francisco Ph. Preuss, Irmão Probacionista

Prólogo

 1ª Carta

 2ª Carta

 3ª Carta

 4ª Carta

 5ª Carta

 6ª Carta

 7ª Carta

 

 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

  A Mensagem da Rosacruz destina-se à elevação dos seres humanos, por meio do aperfeiçoamento individual, que se conseguirá pela cultura da mente e do coração, visando a um intelecto equilibrado, harmonioso, justo; um coração terno, bondoso, caritativo; um corpo são, puro e forte. A sua divisa é SERVIR.

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

 FRANCISCO Ph. PREUSS

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas

 

 


 

 

Rosicrucian Fellowship - International Headquarters

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92058-2329, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA.
www.rosicrucian.com/main.htm

Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil . Filiada à Rosicrucian Fellowship.

Rua : Asdrúbal do Nascimento, 196. São Paulo - SP .
www.christianrosenkreuz.com.br/

  A Mensagem da Rosacruz destina-se à elevação dos seres humanos, por meio do aperfeiçoamento individual, que se conseguirá pela cultura da mente e do coração, visando a um intelecto equilibrado, harmonioso, justo; um coração terno, bondoso, caritativo; um corpo são, puro e forte. A sua divisa é SERVIR.

HOME

LITERATURA

TEMAS ROSACRUZES

BIBLIOTECA ONLINE

 FRANCISCO Ph. PREUSS

 

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura][Informações]

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397

rosacruzmhrio@gmail.com

 

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas