.

 Centro Autorizado do Rio de Janeiro

.

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Panfletos Oficiais

Temas Rosacruzes

Astrologia

Vegetarianismo

Biblioteca Online

Rosacruzes e Rosacrucianos

 

CARTA Nº 83

Outubro de 1917

UM TRIBUNAL INTERNO DA VERDADE

            Uma visita que estava em Mount Ecclesia a semana passada, disse-me que passou uns vinte anos estudando as diferentes filosofias que conseguiu obter, e que havia começado nos últimos anos os estudos dos Ensinamentos Rosacruzes, que lhe pareceram encerrar a verdade absoluta. Naturalmente, ela esperava que concordasse com tais manifestações, e sentiu-se atônita e emudecida quando lhe disse que eu não considerava assim os Ensinamentos que me foram dados pelos Irmãos Maiores e que foram transmitidos em nossos vários livros.

            Para os aborígenes australianos e africanos que podem desenvolver um temperamento religioso – até onde lhes seja possível entender isso – provavelmente aceitarão, como uma grande verdade, que haja um ser divino de natureza superior à humana. Para tais homens e para tal concepção de religião, tem havido um gradual avanço quanto às filosofias transcendentais que inspiram reverência nas espécies mais adiantadas da raça humana. Acreditamos que a evolução do homem também requer uma evolução da sua religião. Nós vimos ascendendo dos planos de uma ignorância infantil ao ponto em que hoje nos encontramos, e seria absolutamente contrário às Leis de Analogia supor que qualquer conquista na linha religiosa, que atualmente possuímos, seja a definitiva, pois se não houvesse mais progresso religioso, também não haveria mais progresso humano.

            Então, qual é o caminho que conduz às alturas da realização religiosa e onde podemos encontra-lo Esta parece ser uma pergunta lógica. Podemos responder que isto não se encontra nos livros, sejam os meu ou os de outros. Os livros são úteis à medida que nos dão alimento ao pensamento através dos assuntos que fornecem. Podemos ou não chegar às mesmas conclusões do escritor, mas quando absorvemos as ideias apresentadas em nosso próprio íntimo e trabalhamos sobre elas com cuidado e devotamento, o que resulta deste processo é nosso, e está mais perto da verdade do que qualquer coisa que possamos obter através de outros ou por outras vias.

            O Eu Interno é o único tribunal da verdade. Se nós, consistente e persistentemente, levarmos nossos problemas ante este tribunal, desenvolveremos com o tempo tal senso superior da verdade que, automaticamente, onde ouvirmos uma ideia avançada saberemos se ela é ou não correta e legítima. A Bíblia, em várias passagens exorta-nos para que estejamos atentos a todas as espécies de doutrinas que flutuam no ar e ao nosso redor, porque muitas são perigosas e perturbam a mente. Livros são lançados para promover esta, aquela ou outro sistema de filosofia. A menos que tenhamos estabelecidos ou começado a estabelecer este tribunal interno da verdade, poderemos ficar como a pessoa referida acima – vagueando de um lugar para outro, sem encontrar descanso na vida e, no final, sabendo pouco mais ou talvez até menos do que no princípio.

            Meu conselho aos estudantes é que nunca aceitem, rejeitem ou sigam cegamente.

Qualquer autoridade. Esforcem-se para estabelecer internamente o tribunal da verdade. Remetam todos os assuntos a esse tribunal, comprovando todas as coisas e absorvendo firmemente tudo o que nele existir de bom.

CARTA 82

ÍNDICE

  CARTA 84

 

 

Max Heindel

Bibliografia

 

 

Cartas aos Estudantes

Indice

Homepage Literatura Panfletos Oficiais  Temas Rosacruzes   Astrologia   Biblioteca Online  Rosacruzes e Rosacrucianos

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210

Telefone celular: (21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA

www.rosicrucian.com

www.rosicrucianfellowship.org

(760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)


This Website hosted for free by @MacarloHost.Net

Atualizado em 23 de maio de 2012

All rights reserved

A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.