.

 Centro Autorizado do Rio de Janeiro

.

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Panfletos Oficiais

Temas Rosacruzes

Astrologia

Vegetarianismo

Biblioteca Online

Rosacruzes e Rosacrucianos

Ger Westenberg

 

Richard Koepsel

 

Allen Edwall

 

Charles Weber

 

Elizabeth Ray

 

Delmar Domingos de Carvalho

 

Roberto da Costa

 

António Monteiro

 

Maria Lázara Franzine

 

Jonas Taucci

 

Lúcia Reixa Silva

 

 

 

 

 

 

Rosacruzes e Rosacrucianos

Alguns Termos Rosacruzes

Antonio Monteiro, pensador português e profundo pesquisador do idealismo rosacruz, propõe alguns termos para mapear o uso da palavra rosacruz e seus derivados. Vejamos, segundo o autor alguns termos rosicrucistas:

ROSA CRUZ

1. S. 2 gen. Composto simbolizante em que Rosa representa o espírito e Cruz o corpo físico. A composição significa que o espírito se encontra livre da necessidade de renascer num corpo físico e pode prosseguir ao que impôs a si próprio. O Rosacruz é aquele que atingiu a quarta iniciação maior mas permanece no mundo físico integrado na Ordem Rosacruz. O mesmo. que. Irmão Maior.

2. Adj. Relativo à Ordem Rosacruz. O mesmo que. Rosa-Cruz, símbolo gráfico da ligação do espírito com o corpo físico

ROSACRUZ

S. 2 gen. Composto simbolizante por justaposição, em que Rosa representa o espírito e Cruz o corpo físico. A justaposição significa que o espírito se encontra livre da necessidade de renascer num corpo físico, mas permanece ligado a este mundo a fim de cumprir uma missão espiritualista

ROSICRUCISMO

S. masc. Sistema filosófico e esotericista, de índole cristã e ocidentalista, que visa a evolução espiritual do ser humano através da harmonização da via ocultista e da via mística. O mesmo. que. Filosofia Rosacruz.

Preferível ao anglicismo Rosacrucianismo.

(Do lat. rosa, rosæ + crux, crucis)

ROSICRUCISTA

1. S. 2 gen. Aquele ou aquela que atingiu qualquer iniciação menor na Escola de Mistérios Rosacruz. O m. q. Irmão Leigo.

2. Adj. Relativo ao Rosicrucismo. Preferível ao anglicismo Rosacruciano. (Do lat. rosa, rosæ + crux, crucis)

ESTUDANTE ROSICRUCISTA

S. 2 gen. Aquele ou aquela que estuda o Rosicrucismo mas não é iniciado na Escola de Mistérios Rosacruz. O m. q. estudante regular, probacionista ou discípulo.a sua evolução nos mundos superiores. O Rosa Cruz é aquele que, tendo atingido a quarta iniciação maior, passou para um mundo superior a fim de evoluir em condições diferentes das terrenas.

Max Heindel também advoga que o uso da palavra Rosacruz deveria ser reservado aos Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, Hierofantes da Escola de Mistérios Menores do Mundo Ocidental. Todavia atualmente notamos o uso de tal palavra para designar tanto os Irmãos Maiores, quanto os Adeptos, Iniciados (Irmãos Leigos) e Estudantes de várias Escolas que proclamam-se descendentes de antigas manifestações do movimento rosacruz.

No contexto deste trabalho, visando simplificar, utilizamos a palavra Rosacruz no sentido proposto por Max Heindel para designar os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, a Escola de Mistérios do Ocidente e a palavra Rosacruciano para designar todos os demais, desde os aspirantes à iniciação na Ordem Interna quanto aos Iniciados de diversos graus. Também consideramos que embora Max Heindel advogue a reserva da palavra Rosacruz aos Irmãos Maiores, algumas vezes utiliza-a para designar Iniciados desta Ordem. Referimo-nos à Verdadeira, Invisivel e Eterna Ordem Rosacruz, na qual Max Heindel foi iniciado, tornando-se um Irmão Leigo, tendo alcançado a 4ª Iniciação nos Mistérios Menores.

Tendo em vista que os Verdadeiros Rosacruzes, os Irmãos Maiores Rosacruzes, não se dão a conhecer, passamos a chamar as grandes entidades citadas como Rosacruzes por Max Heindel, no Conceito Rosacruz do Cosmos, como Rosacruzes e Rosacrucianos, abrangendo nestas duas categorias toda a gama de seres devotados ao trabalho alquimico da Ordem Rosacruz, alcançando além das personalidades e da transmissão a elas confiadas , a essencia do conhecimento que aponta para as insignias da Ordem Rosacruz.

 

O Tabernáculo de Mistérios da Nova Era

"Agora que nos encontramos nas belas terras de nossa moderna Escola de Mistérios, não podemos deixar de pensar nos antigos Iniciados que observavam, de suas pirâmides, o firmamento , contando e nomeando aqueles maravilhosos signos, que são as chaves da vida mortal. Mirando dos maravilhosos Zigurats estenderam seus braços à Deus, sentindo quão pequenos e indefesos eram eles entre as maravilhas do universo.

Assim, milhares de anos mais tarde, nós nos encontramos acerca de nosso Templo e erguemos nossos olhos ao mesmo Deus, agradecendo-Lhe a maior compreensão que temos, suplicando-Lhe apenas poder ajudar a humanidade, para que também possam conhecer as grandiosas verdades, que se descortinam no céu à meia-noite.

Contemplamos novamente o nosso Templo, este imponente Tabernáculo de Mistérios da nova era, com sua formosa cúpula. Como as estrelas do firmamento projeta sua mística luz, qual luminoso farol , que pode ser contemplado ao longo de muitas milhas, símbolo da luz espiritual, que leva esperança e amor para todo o mundo.

Porque este local parece tão belo ? Há muitos outros lugares no mundo onde as estrelas podem ser observadas e estudadas, onde milhares de pessoas também podem contemplar o mesmo radiante por de sol, e desfrutar semelhante e maravilhoso clima . Mas há algo aqui que não pode ser encontrado em qualquer outra parte do mundo. Há algo aqui que é repousante e peculiar ; parece uma terra santa. É devido ao amor enviado por milhares de membros e as vidas de abnegação e serviço que aqueles que aqui trabalham vivem todos os dias, o que produz este oásis de beleza na terra. "

- Manly P. Hall, 1922

Cristo Jesus

Cristian Rosenkreutz

Roger Bacon

Ibn Arabi

Paracelso

Francis Bacon

William Shakespeare

J.V. Andreae

Robert Fludd

Jacob Boehme

João Amos Comenius

Michael Maier

Anton Mesmer

Goethe

J.S. Bach

J.Haydn

Mozart

L.V. Beethoven

Richard Wagner

Leonardo Da Vinci

Rafael Sanzio

Michelangelo

Tomaz Kempis

J.B. von Helmont

Conde de St. Germain

S. Jorge

S. Francisco de Assis

Alberto Magno

 

 

 

Max Heindel

 

Augusta Foss Heindel

 

Manly P. Hall

 

Corinne Heline

 

Elsa M. Glover, PhD

 

Irenne Gómez Ruggiero

 

Roberto Ruggiero Grimaldi

 

Eugen Ranevsky

 

Ophelia Guimarães

 

Elman Bacher

 

Francisco M.Rodrigues

 

.António de Macedo

 

Fernando Pinto

 

Antonio Paciello

 

Jamis Lopez

 

Francisco Ph. Preuss

 

José G. Siqueira

 

Celso Carlos Moreno

 

José Roque Preard

 

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210

Telefone celular: (21) 9548-7397(21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA

www.rosicrucian.com

www.rosicrucianfellowship.org

(760) 757-6600(760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

Atualizado em 23 de maio de 2012

All rights reserved

A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.