A  Verdadeira Igreja

Roberto Gomes da Costa


Representação alegórica da pedra filosofal, por J.A.Knapp

 

É comum presenciarmos, periodicamente, uma disputa sobre qual é a verdadeira Igreja de Cristo e os textos bíblicos são invocados para justificar argumentos a favor de uma ou outra opção. Na realidade, os textos bíblicos mostram, em linguagem simbólica, aquilo que está destinado a todos nós, quando optamos por progredir no caminho cristão. Em verdade, cada um de nós deve se tornar a verdadeira Igreja de Cristo.

Um bom exemplo encontra-se em Mateus, 16:13-20, cuja interpretação esotérica nos mostra essa verdade.

“Indo Jesus para as bandas da Cesaréia de Felipe, perguntou a Seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do homem?

E eles responderam: Uns dizem João Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias ou algum dos profetas.

Mas vós, continuou Ele, quem dizeis que eu sou?

Respondendo, Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo.

Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou, mas meu Pai que está nos Céus.

Também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.

Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus; o que ligares na Terra, terá sido ligado nos Céus e o que desligares na Terra, terá sido desligado nos Céus.

Então, advertiu aos discípulos de que a ninguém dissessem ser Ele o Cristo.”

Cristo questionou Seus discípulos sobre Sua identidade, de modo a aferir suas visões e percepções espirituais. Todos tinham percebido ser Ele uma grande alma, mas apenas Pedro demonstrou possuir visão espiritual ao reconhecer o grande Espírito de Cristo que habitava o corpo de Jesus. E, com essa visão está normalmente associado um correspondente estado de consciência espiritual, justificando as palavras de Cristo que a “carne e o sangue”, ou seja, a percepção física comum, não poderia ter revelado essa verdade a Pedro. Pedro significa pedra ou rocha. Pedro já tinha construído a pedra branca, mencionada no Apocalipse, dentro de seu ser.

Essa é a pedra filosofal e é produzida aglutinando as partículas semelhantes à areia da glândula pineal, levando-a a uma condição dura semelhante a uma rocha. Isso é conseguido elevando a Força Vital através da coluna espinhal e direcionando essa força apropriadamente quando levantada.

O tipo oposto a Pedro é o homem que constrói sua casa sobre a areia e que é destruída pela tempestade. Essa é a pessoa que constrói sua casa espiritual ou “igreja” sobre as fundações do ser humano ainda não regenerado, que é destruída pelas tempestades provocadas pela natureza emocional não dominada.

O homem que constrói sua casa sobre a rocha é Pedro, que regenerou seu ser e construiu a “pedra branca” dentro de si. Nenhuma tempestade provocada pela natureza emocional sem controle atinge esse homem.

Cristo disse que o Templo de Deus está construído sobre essa pedra viva, e tudo aquilo que for ligado na Terra o será nos Céus, significando que aquele que dominou sua natureza inferior na Terra será capaz de fazê-lo também nos Céus, após sua morte física.

Reciprocamente, aquele que perde seu controle sobre a natureza emocional na Terra, também perde esse controle nos planos superiores, na vida que se segue à morte física. Não nos tornamos santos apenas por morrer, e Cristo diz a Seus discípulos que podemos nos tornar Igrejas vivas na Terra; e a conquista que aqui fizermos, ao dominarmos nossas emoções, prevalecerá também nos planos superiores após a nossa morte.


Roberto G. da Costa nasceu no Rio de Janeiro, sob o signo de Libra. Casou-se com a Sra. Lais da Gama Rosa Costa, que também se tornou companheira de ideal e com a qual teve três filhos. Tornou-se probacionista da Fraternidade Rosacruz ( Rosicrucian Fellowship) , em 1995. Mas, encontrou os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental bem antes disso, quando o atual Centro Autorizado do Rio de Janeiro era ainda reconhecido como um Grupo de Estudos. Participou das solenidades do centenário de nascimento de Max Heindel, em 1965. Na década de 90 do século passado, foi eleito membro do Conselho diretor  do  centro em seu novo ciclo e escolhido como presidente. Atualmente, Roberto continua servindo ao idealismo rosacruz  como instrutor dos Cursos Curriculares, oferecidos por correspondência, redator do boletim ECOS, de nosso Centro, conferencista e diretor- presidente da Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro.

De um ponto de vista profissional, Roberto é Engenheiro Químico, aposentado, com 40 anos de experiência em Planejamento, Organização e Métodos e em Gestão da Qualidade.

Ele acredita firmemente em trabalho de equipe, o único meio efetivo de cumprir nossa missão de "Disseminar os Ensinamentos e Curar os Enfermos". O trabalho de equipe é também o único modo confiável de conduzir nossa Organização adequadamente. Para atuar como equipe, entretanto, devemos conhecer, com clareza, para onde estamos nos dirigindo e adotar as mesmas práticas. Para apoiar todo esse esforço, de forma harmoniosa e cristã, todos nós necessitamos de amor, muito amor, tolerancia e humildade. Acima de tudo, o Amor é o nosso incentivo para trabalhar e viver a Vida.


 

Título

Ano

Idioma

O Processo Evolutivo e o Ciclo Anual com Cristo  Online

2005

Português

Construindo para o Futuro  Online

2008

Português

Evolucionismo X Criacionismo  Online

2005

Português

A Filosofia Rosacruz como base esotérica da Astrologia  Online

2005

Português

Encontro de Natal - Palavras iniciais  Online

2006

Português

Mensagem Esotérica de Páscoa  Online

2007-08

Português

Alimentar, Curar e Ensinar: Os Três Exemplos deixados por Cristo e o Domínio do Corpo de Desejos  Online

2007

Português

A Convergência espiritual dos diferentes grupos  que evoluem sobre a Terra e o advento da era cristã de Fraternidade Universal  Online

2007

Português

Padrões da Evolução  Online

2007

Português

A Verdadeira Igreja  Online

2007

Português

 Páginas relacionadas

A VOZ ROSACRUZ   Bibliografia e dados biográficos da Sra. Irene Gomez Ruggiero.  Online

HISTÓRIA DE NOSSO CENTRO   Online

FOTOS HISTÓRICAS    Online

 Bibliografia e dados biográficos de Roberto Ruggiero Grimaldi    Online

Bibliografia e dados biográficos de Roberto Gomes da Costa    Online

 

Para visualizar a colaboração de membros de outros Centros e Grupos de Estudo do Movimento Rosacruz Max Heindel consulte TEMAS ROSACRUZES

 

" Eu sou a luz do mundo;

quem me segue, de modo algum andará em trevas,

mas terá a luz da vida."

                                                                     João 8:12

[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska

 

Todas as Marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas por leis

internacionais de copyright e propriedade industrial e pertencem aos seus respectivos fabricantes e proprietários.