Cartas aos Estudantes)

 

The Rosicrucian Fellowship, Setembro de 1937

 

 Queridos Amigos:

Depois de ter sido escrita a lição mensal dos estudantes, foi recebida uma carta de um dos probacionistas, que se relaciona directamente com a lição sobre a concentração e que revela os esforços subtis que são usados para tentar e desviar o neófito. Mas recordemos que estas provas são necessárias para que aquele que busca a verdade possa aprender como discernir entre o verdadeiro e o falso, entre os caminhos fáceis e os mais duros, porque a humanidade é muito inclinada a iludir as responsabilidades e desviar-se na vida para o caminho mais fácil.

O probacionista escreve: “As minhas provas vêm de maneira estranha. Encontrei um maçon numa loja; falamos a mesma linguagem; eu gostava dele. Soube que ele representa um Mestre oriental, que por acaso não ensina exercícios de respiração. Sugeriu que podia ensinar-me um método de viajar para outros países. A sua atitude com respeito a Cristo foi igual à de todos os orientais. Foi tudo muito súbito, mas não aceitei”. No dia seguinte, este mesmo probacionista recebeu uma carta de um amigo seu que desejava que o acompanhasse a uma conferência que ia haver na povoação, realizada por outro grupo que ensina um caminho curto para o poder: o discípulo não tem que fazer nada; só se põe nas mãos de um Mestre por meio do qual chega ao Nirvana.

Nunca o neófito viveu numa altura tão crítica na sua busca da verdade, nunca houve tantos mestres que pretendem ter a sabedoria, nunca houve tantas pessoas aclamando-se iniciados dos Rosacruzes. Há também um grande número de pessoas que pretendem que o Mestre individual de Max Heindel está com elas, dirigindo-lhes cada acto, e cada pensamento. Sim, e algumas ainda pretenderam que este Mestre as aconselha que fumem cigarros para acalmar os nervos.

Se o jovem, que nos escreveu tivesse aceito o convite do seu irmão maçon para sair do corpo e viajar para esses países desconhecidos, poderia ter sido uma grande desgraça e teria estado em sérios riscos, pois o seu horóscopo que mandou anexo, mostra uma quadratura entre Neptuno, Mercúrio e Marte. Nenhum aspecto planetário pode ser mais perigoso a esse respeito. Esse homem poderia ainda ter ficado louco se concordasse em desenvolver-se sob a orientação desses cegos Mestres de cegos. Um aspecto desses actua como um íman para atrair ao indivíduo este tipo de tentações. Neptuno em quadratura com Marte também atrai aqueles que não vacilam em usar a magia negra para obter poder sobre um indivíduo. Este jovem é muito fiel e estima muito os ensinamentos Rosacruzes e segue com cuidado as suas instruções de probacionista. Se continuar a fazer isso, elas actuarão sempre como uma influência protectora.

Na verdade, não existem  métodos rápidos para o desenvolvimento espiritual. Assim como é preciso que o homem trabalhe para progredir no mundo dos negócios; assim como é necessário que estude e que se empenhe durante largos anos antes que possa esperar ter êxito, também é assim com aquele que busca a verdade. Nunca pode esperar elevar-se sob a orientação de um presumível Mestre: não pode desenvolver nunca os dois éteres superiores que são necessários para os voos anímicos, em poucos dias, ou meses, ou mesmo anos. Necessita de muitos anos de luta persistente, ardente, séria de serviço sincero e acções amorosas aos outros, porque só o amor e a vida desinteressada podem desenvolver as qualidades espirituais que são sempre as requeridas. Como o homem tem que possuir um corpo físico e sentidos físicos para funcionar no mundo físico, também é preciso que primeiro construa o corpo feito dos éteres antes que possa usar, o traje dourado de núpcias com o qual vai encontrar o noivo no ar.

O vulgo não está todavia pronto a renunciar à vida dos sentidos; não tem vontade de abandonar o alimento que gratifica a natureza física e de trocá-lo pelo alimento espiritual. Mas para todos os que não têm vontade de escutar, para quem os prazeres dos sentidos são tão fortes, chegará o dia em estarão na mesma condição das cinco virgens imprudentes, na parábola de Cristo, que saíram ao encontro do noivo sem ter as candeias cheias com azeite. Esta candeia do espírito tem que manter-se cheia com azeite de amor e serviço, de outro modo, deixar-nos-ão lá fora nas trevas como ficaram as virgens insensatas desta parábola.

O mundo no seu presente estado de crime e de degeneração necessita muito das almas verdadeiramente desinteressadas e sinceras que não buscam este desenvolvimento e conhecimento para si próprias, mas para o bem que possam fazer, ajudando a elevar este triste mundo da sua condição actual. Quando, oh, quando, despertará o homem para as suas responsabilidades divinas?

Seus em serviço da humanidade,

Mrs. Max Heindel


Cartas de Augusta Foss Heindel aos Estudantes da Fraternidade Rosacruz

 

Abril 1937

Agosto 1937

Setembro 1937

Outubro 1937

Setembro 1939

Outubro 1939

Maio 1940  

Novembro 1940

Março 1941

Maio 1941

Junho 1941

Agosto 1941

Setembro 1941

Novembro 1941

Janeiro 1942

Setembro 1942

Dezembro 1943

Janeiro 1944

Fevereiro 1944

Março  1944

 

CARTAS DE AUGUSTA FOSS HEINDEL AOS ESTUDANTES ROSACRUZES em Espanhol

 


 [Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com