FRATERNIDADE ROSACRUZ

Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Meditando com os Signos

 


MEDITAÇÃO ESPIRITUAL DE CAPRICÓRNIO

(Do livro “Interpretação da Bíblia para a Nova Era” de Corinne Heline)

 

O corpo físico da Terra alcança suas mais elevadas vibrações quando o Sol entra em Capricórnio. O símbolo pictórico para esse signo é uma cabra. A cabra foi o animal oferecido em sacrifício durante a Idade de Áries, quando o Solstício de Inverno estava na constelação de Capricórnio. Esses sacrifícios antigos têm sido sublimados em seus equivalentes espirituais, mas seu significado esotérico, o significado conhecido pelos candidatos às Iniciações, tem sempre sido o mesmo. Mesmo para os Antigos, uma cabra simbolizava sabedoria devido ao reconhecimento geral de que a conquista no caminho se faz apenas através de sacrifício.

Nos antigos cerimoniais israelitas, duas cabras eram sacrificadas pelos pecados do povo. Uma era sacrificada diante do altar, enquanto a outra era carregada com seus pecados e levada para o deserto depois das imprecações sacerdotais terem sido colocadas sobre ela. A cabra que era sacrificada representava o estreito e reto Caminho da Iniciação, seguido por poucos, ao passo que a outra era uma referência ao lento progresso do homem através do impulso evolucionário feito sem ajuda.

O ritual das Duas Cabras também mostra uma verdade quando destaca a expiação vicária tal como foi promulgada posteriormente por Cristo Jesus, quando Ele tomou para si mesmo os pecados da humanidade. Esses pecados haviam se tornado por demais pesados para os humanos carregarem sozinhos e não poderiam ser liquidados sem assistência divina.

Saint Germain representou Capricórnio em um quadro exibindo uma brilhante aurora boreal em ambos os lados de um fundo negro, sobre o qual brilhava uma estrela solitária.

Em sua bela canção de amor, Salomão compara os dentes de sua amada a um rebanho de cabras e também ao agrupamento de fogueiras ao lado dos vinhedos de Engedi, um nome com o significado de fonte das cabras que, por sua vez, refere-se às águas da vida eterna. Isso dá um significado mais profundo a muitas referências bíblicas sobre as águas da vida. Davi queria beber as águas de Belém. Os israelitas deixaram, por certo tempo, suas águas próprias naturais por estranhas águas frias. Cristo disse à mulher no poço de Samaria que se ela bebesse da água que Ele lhe deu, ela jamais voltaria a ter sede.

Todas essas referências acham-se correlacionadas com o simbolismo espiritual de Capricórnio. Falando de modo místico, há dois “portões” através dos quais os egos passam ao entrar e sair do corpo físico. Cosmicamente, esses são os portões de Câncer e Capricórnio. Os egos adquirem para si trajes de carne através dos poderes de Câncer e da Lua porque Câncer é o signo da Madona cósmica e a Lua é seu regente. Através dos poderes do signo oposto do Zodíaco, Capricórnio, que é regido por Saturno, o ceifador, ocorre a dissolução do corpo mortal do Ego, liberando-o desse modo para que possa retornar aos planos superiores. O fluxo de almas descendo e ascendendo através desses dois portões celestiais é a realidade cósmica do que Jacó viu em sua visão. A história bíblica diz que Jacó viu Anjos subindo e descendo a escada; mas escritores da Bíblia usaram o termo anjo no mesmo significado como agora é geralmente usado para indicar muitas classes de seres não materiais, incluindo egos desencarnados.

Cada constelação tem seu lado sombrio que pertence, não às estrelas, mas à terra sobre a qual a sombra cai. A espiritualidade capricorniana não despertada manifesta um forte desejo para adquirir poder pessoal. Os desse signo freqüentemente buscam poder para eles mesmos, seja esse poder material ou espiritual. Os capricornianos são, por isso, inclinados a ser ambiciosos, embora não tanto pelas coisas materiais em si, mas pelo poder inerente a essas posses.

As notas-chaves bíblicas para Capricórnio são “Abençoado é o pobre de espírito, pois dele é o Reino do Céu” e “Abençoados são os mansos, pois herdarão a Terra”.

Tem sido dito que Capricórnio cobre três estágios distintos da evolução humana, isto é, o dos escravos, o dos capatazes de escravos e o dos donos.

 

Capricórnio por  Johfra-Bosschart

 

MEDITAÇÃO DE MT. ECCLESIA  PARA O MÊS SOLAR DE  CAPRICÓRNIO

Dezembro 22 e Janeiro 20

Regência : Planeta Saturno

O ano passado fica para trás e diante de nós estende-se o Novo Ano, como uma folha em branco em que poderemos escrever nossas resoluções para o futuro.

E é preciso que examinemos o coração , do ponto de vista das experiências  do ano que passou, para extrair o que nos espera: dias cheios de novas e ilimitadas possibilidades de saúde espiritual e física.

Assim como a criança tem que aprender a andar, também o homem deve aprender a utilizar as coisas da natureza que lhe propiciem crescimento e progresso no Plano da Evolução - para começar corretamente, pois tomamos como claves para este mês as palavras:

REFLEXÃO - FIDELIDADE - CONSTÂNCIA NAS BOAS OBRAS 

a fim de estabelecer estas virtudes em nossas Almas.

Este será outro passos no viver segundo as Leis Divinas da Natureza. E se vivermos integralmente segundo elas, nos elevaremos ao Plano  em que não se encontra a enfermidade, nem a dor, nem a ignorância.

"Velai e estejas firmes na Fé; portai-vos varonilmente e esforçai-vos"

-São Paulo, I Cor., 16:13

Meditação Espiritual para o Mês Solar de Capricórnio

por Corinne Heline

Meditação Rosacruz para o Mês Solar de Capricórnio

O Zodíaco de Johfra - Capricórnio

Música e Meditação Solar - Capricórnio

por Eduardo Aroso

Consagração: Hino ao Signo de Capricórnio

 

Solstícios e Equinócios

por António de Macedo

 

O Significado Cósmico das Festas Cristãs

 

Os Doze Dias Santos

por Corinne Heline

 

Natal e Ano Bom

por Francisco Marques Rodrigues

 

Interpretação Mística do Natal

por Max Heindel

 

Aspiración Espiritual y el Hemisferio Sur

por Richard Koepsel

 

Serviço do Solsticio de Capricórnio

( Solstício de Inverno no Hemisfério Norte)

 

Serviço de Véspera de Natal

 

Nota do Editor:

 

Os Rituais dos Serviços do Solstício de Dezembro e de véspera de Natal  foram  originalmente concebidos para celebração do Solstício de Inverno no Hemisfério Norte e da  Santa Noite de Natal, neste hemisfério.  Todavia  tanto no Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul,  ainda que as estações sejam opostas, os influxos  espirituais, decorrentes da distâncial focal da Terra ao Sol, são idênticos.

 

O Pai Nosso no Zodíaco

 

Literatura

Astrologia

  Meditando com os Signos

 

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

 

Fraternidade Rosacruz - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil

20521-210 Tel/Fax 22387179

rosacruzmhrio@gmail.com

Filiado a The Rosicrucian Fellowship

Mt. Ecclesia, Oceanside , CA, USA

 

Atualizado em 22 de fmaio de 2015. A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.

 

C