.

 Centro Autorizado do Rio de Janeiro

.

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Panfletos Oficiais

Temas Rosacruzes

Astrologia

Vegetarianismo

Biblioteca Online

Rosacruzes e Rosacrucianos

 

CARTA Nº70

Setembro de 1916

CONSTRUINDO PARA A VIDA FUTURA

 

            A Fraternidade ensina que o renascimento é um fato na natureza. Cremos nesta doutrina porque explica muitas coisas que, de outra forma, não poderiam ser compreendidas. No entanto, gostaria de saber quantos estudantes se utilizam realmente desta verdade e fixam sua atenção sobre ela, modelando consciente e sistematicamente a construção do seu ambiente para vidas futuras.

            É verdade que, no Segundo céu, dedicamos todo o nosso tempo formando o meio para a nossa vida futura, moldando a terra e o mar, provendo as condições da flora e da fauna, geralmente dando forma às coisas que nos darão um campo propício para nossa próxima vida. Mas faremos tudo isso de acordo com a maCneira que tenhamos vivido nesta presente existência. Se formos preguiçosos e negligentes, vivendo de uma maneira descuidada e fútil, é certo que, ao entrarmos no Segundo Céu, não estaremos preparados para formar um terreno fértil que mais tarde possamos cultivar. Assim, no nosso próximo renascimento em corpo físico, encontrar-nos-emos, provavelmente, com precários meios de existência e, sob o açoite da necessidade, aprenderemos a agir melhor.

            Da mesma forma acontece com as nossas qualidades morais. Quando estamos preparando um novo renascimento, só podemos introduzir em nossos novos veículos o que temos no atual. Por conseguinte, é sensato que comecemos agora essa tarefa, enquanto nossa próxima vida está ainda no estágio de moldagem. Devemos formar os nossos ideais como gostaríamos que eles fossem elaborando o ambiente no qual almejamos ser colocados.

            Em primeiro lugar e sem dúvida alguma, estamos de acordo que os nossos corpos presentes não são como desejaríamos que fossem. Doenças de todas as espécies atormentam muitas pessoas; algumas estão sujeitas à dor durante toda a sua existência. Ninguém consegue atravessar a vida, desde o berço até o túmulo, sem ter experimentado algum sofrimento. Por isso, cada um de nós pode imaginar-se numa existência futura provido de um corpo pleno de saúde, livre das doenças que constituem agora a nossa pior herança.

            Em relação às nossas faculdades morais e mentais, estamos também longe de ser perfeitos, portanto, cada um de nós deve procurar o aperfeiçoamento dessas faculdades. Percebemos que temos um espírito crítico, uma língua mordaz, um temperamento irritável, ou outras faltas que nos indispõem com os outros e tornam a vida ao nosso redor pouco agradável? Pois bem. Visualizando o nosso desejo e fixando na mente o nosso próprio ideal para o futuro – conservar o equilíbrio em todas as circunstâncias, ser dóceis e comedidos no falar, atentos e afetuosos, etc. – construiremos esses ideais como pensamento-forma que levaremos, já formados, dentro de nós para a próxima vida. O resultado estará de acordo com a intensidade de concentração aplicada nessas metas. Na medida em que nos esforçamos agora para cultivar e aspirar tais virtudes, nós as possuiremos, e isto se aplicará igualmente às faculdades. Se agora somos desmazelados, o desejo de manter ordem em nossa vida dará corpo a essa virtude. Carecemos de sentido de ritmo? Podemos obtê-lo no futuro se o pedirmos agora. Habilidade mecânica ou outra aptidão que seja necessária para uma experiência de vida, pode ser adquirida da mesma forma.

CARTA 69

ÍNDICE

  CARTA 71

 

 

 

Cartas aos Estudantes

Indice

Homepage Literatura Panfletos Oficiais  Temas Rosacruzes   Astrologia   Biblioteca Online  Rosacruzes e Rosacrucianos

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210

Telefone celular: (21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA

www.rosicrucian.com

www.rosicrucianfellowship.org

(760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)


This Website hosted for free by @MacarloHost.Net

Atualizado em 23 de maio de 2012

All rights reserved

A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.