.

 Centro Autorizado do Rio de Janeiro

.

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Panfletos Oficiais

Temas Rosacruzes

Astrologia

Vegetarianismo

Biblioteca Online

Rosacruzes e Rosacrucianos

 

CARTA Nº 74

Janeiro de 1917

TODO DESENVOLVIMENTO OCULTO COMEÇA NO CORPO VITAL

            Um amigo que há alguns meses vem fazendo o curso por correspondência, escreveu-me recentemente pedindo um esclarecimento sobre um ponto que lhe causa alguma preocupação. Como esta dúvida pode ocorrer a outros estudantes que não tenham oportunidade de expressa-la, resolvi destinar esta carta para esclarecê-los. O assunto será de grande utilidade mesmo para os que não o tenham observado sob o ponto de vista do nosso amigo. Ele não pretendeu censurar, mas disse que solicitou o curso por correspondência com a esperança de obter algo de interesse para o seu posterior desenvolvimento oculto. Em vez disto, recebe mensalmente um pequeno sermão amável e, ainda que admita que isso possa ser útil para os principiantes e até para os estudantes adiantados, pergunta onde está propriamente a instrução? Outras filosofias prescrevem certos exercícios que ajudam os seus alunos, e pergunta se podemos oferecer-lhe alguns que desenvolvam sua faculdade de escrever.

            Não, não podemos fazer isso. Os Ensinamentos Rosacruzes aplicam-se mais ao progresso espiritual do que à prosperidade material, e não sabemos de qualquer exercício oculto que possa trazer fortuna, quer diretamente quer por um estímulo anormal de um talento latente. Mesmo que pudéssemos oferecer-lhe isto, não o faríamos, pois usar para tal fim um poder oculto seria realmente magia negra. “Buscai primeiro o Reino de Deus e Sua justiça, e todas as outras coisas vos virão por acréscimo”, disse Cristo, e nós nunca nos enganaremos se seguirmos o Seu conselho.Se o nosso amigo quer desenvolver uma faculdade latente somente para o bem, ele pode fazê-lo, e essa aspiração espiritual era converter-se em realidade se for persistentemente executada e fortalecida pelo esforço físico através do trabalho. Desta forma, a pessoa alcançará o fim desejado sem necessidade de qualquer exercício oculto específico.

            Acerca das lições que são “pequenos sermões amáveis”, podemos dizer que assim parecem se lidas superficialmente. Mas estudadas a fundo, há nelas uma grande substância de conhecimento oculto, encerram um valor muito maior para o estudante do que os exercícios que o nosso amigo pede. Além disso, há “método em nossa loucura”ao dar os cursos dessa forma. Talvez isto não esteja ainda aparente para os estudantes, por isso procuraremos esclarecer melhor o assunto. Peço aos leitores que considerem o que se segue como uma comparação feita com um legítimo propósito, não como uma crítica.

            Além do fato que a Escola Oriental de Ocultismo baseia os seus ensinamentos no Hinduísmo, enquanto a Escola Ocidental de Sabedoria adota o Cristianismo – a religião do Oeste – há uma grande discrepância fundamental e irreconciliável entre os ensinamentos dos modernos representantes do este e dos Rosacruzes. Segundo a versão do Ocultismo Oriental, o corpo vital – chamado “Linga Sharira”- é comparativamente pouco importante, pois é incapaz de desenvolvimento como um veículo de consciência. Serve somente como canal para a força solar, “prana”, e é um “elo”entre o corpo físico, e o corpo de desejos, chamado “Kama Rupa”e “corpo astral”. Este, dizem eles, é o veículo do Auxiliar Invisível.

            A Escola de Sabedoria Ocidental ensina, como sua máxima fundamental, que todo o desenvolvimento oculto começa no corpo vital, e o autor, como seu representante oficial, tem estado constantemente empenhado, desde o princípio do nosso movimento, em reunir e disseminar os conhecimentos referentes aos quatro éteres e ao corpo vital. Muitas informações foram das no “Conceito Rosacruz do Cosmos”e nos livros que se seguiram, mas as lições e cartas mensais contêm os resultados das nossas investigações recentes. Constantemente estamos dissertando sobre este corpo vital (vital num duplo sentido) para que os nossos estudantes conhecendo e refletindo sobre ele, lendo e considerando os “pequenos sermões amáveis”contidos nestas informações, possam, consciente e inconscientemente, tecer o “Dourado Manto Nupcial”. Aconselhamos que estudem estas lições cuidadosamente, ano após ano. Nelas pode haver algum cascalho, mas há muito mais ouro a procurar.

            Nossos sinceros votos para um abundante desenvolvimento espiritual durante o Ano Novo.

CARTA 73

ÍNDICE

  CARTA 75

 

 

 

Cartas aos Estudantes

Indice

Homepage Literatura Panfletos Oficiais  Temas Rosacruzes   Astrologia   Biblioteca Online  Rosacruzes e Rosacrucianos

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210

Telefone celular: (21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA

www.rosicrucian.com

www.rosicrucianfellowship.org

(760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)


This Website hosted for free by @MacarloHost.Net

Atualizado em 23 de maio de 2012

All rights reserved

A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.