.

 Centro Autorizado do Rio de Janeiro

.

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Panfletos Oficiais

Temas Rosacruzes

Astrologia

Vegetarianismo

Biblioteca Online

Rosacruzes e Rosacrucianos

 

CARTA Nº 79

Junho de 1917

SACRIFÍCIO

– UM FATOR DE PROGRESSO ESPIRITUAL

 

            Muitas vezes recebemos cartas de estudantes que, embora formulem a pergunta de maneiras diferentes, referem-se ao mesmo assunto: “De que maneira posso conseguir maior progresso espiritual?” Portanto, creio conveniente dedicar esta carta a este assunto.

            É uma lei da natureza que “do nada, nada vem”. Mas são muitos que acreditam que a verdade espiritual e o progresso podem ser adquiridos sem ônus e sem o respectivo preço. Em certo sentido, isso é verdade, porque é vil e errado barganhar com os poderes espirituais para obter-se um lucro desonesto, como ficou firmemente demonstrado por Pedro na sua conversa com Simão, o feiticeiro, que lhe pedia os poderes espirituais de que dispunha, oferecendo-lhe dinheiro em troca. Ao mesmo tempo, há um preço determinado para o desenvolvimento espiritual que deve ser pago por todo aquele que o queira conseguir. Em primeiro lugar, os interesses antigos devem ser sacrificados. Todos nos lembramos da parábola dobre aqueles que tinham sido convidados para a festa do rei e que se abstiveram de aceitar o convite por várias razoe. Um acabava de se casar e queria gozar a lua de mel; outro tinha comprado uns bois e também queria inspecionar suas novas propriedades; e, por outras desculpas, todos perderam aquela oportunidade e a ocasião de progredir.

            O mesmo acontece em nossos dias. Embora de forma diferente. Desejamos estar sentados em casa lendo um livro sobre assuntos espirituais nos nossos momentos de lazer, quando nada de maior interesse tenhamos pela frente, mas, quando a Grande Obra requer mais de nosso tempo, podem apresentar várias desculpas. “tenho uma filha que quero enviar para a Faculdade”, diz um. “Quando tudo for feito e eu tiver cumprido minhas obrigações, ocupar-me-ei disso”. Outro diz: “Os meus negócios requerem a minha presença todos os dias e, à noite, estou fatigado. Não posso trabalhar à noite para a Fraternidade, nem assistir às suas reuniões porque, no dia seguinte, não poderia dedicar todas as minhas energias ao trabalho. Mas ocupar-me-ei disso assim que abandone os meus negócios”. Um terceiro dirá: “tenho muitos filhos que exigem a minha atenção e cuidado em diversos setores sociais. Não posso ir às reuniões da Fraternidade sem descuida-los. Mas assim que eles casarem trabalharei para a causa.”.

            É perfeitamente certo que ao assumir obrigações devemos cumpri-las da melhor forma que pudermos. Ao mesmo tempo, e refletindo profundamente sobre o assunto, há sempre uma possibilidade de encontrarmos alguns momentos fora de nossos deveres que poderiam ser dedicados à Grande Obra. A este respeito seria bom lembrar o incidente ocorrido quando alguns se dirigiram a Cristo e lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam falar Contigo”. Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?.... Todo aquele que cumpre a vontade de meu Pai, que está no Céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. E acrescentou: ‘Se qualquer homem se chega a Mim e não renega seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e certamente, até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E todo aquele que tenha abandonada casas, irmãs, irmãos, pai, e mãe, esposas, filhos ou terras, por Meu Nome, recebê-lo-á centuplicada e herdará a vida eterna.”.

            No processo de regeneração há e deverá haver sempre um sacrifício envolvido. Tanto pela minha experiência pessoal como pelo que tenho observado em milhares de outras pessoas, o benefício espiritual que se colherá está na proporção direta da forma como cada um emprega o seu pensamento, seu tempo e seu dinheiro para a causa que tenha abraçado. Quando alguém se consagra totalmente à vida da regeneração e segue o ditame do espírito, logo verá que a mesma intensidade de propósito na nova direção fará desaparecer as coisas antigas. Não terá ais tempo para elas. Desaparecem de seus pensamentos e desvanecem-se. De uma forma ou outra, a filha irá para a Faculdade ou encontrará um emprego adequado. Os negócios prosperarão até melhor do que quando o proprietário devotava todo o seu tempo e suas energias na preocupação para obter dinheiro. Os filhos encontrarão outro acompanhante tão capaz como sua mãe nas ocasiões em que ela estiver trabalhando para a causa espiritual. Em todos os casos em que tenhamos renunciado a alguma coisa pelo bem da obra, o tempo que empregamos na causa de Cristo e o dinheiro que distribuímos numa lúcida caridade, será provido e compensado sob lei que trabalha para o bem.

            Como disse o Salmista: “Fui jovem e agora sou velho e ainda não vi o justo abandonado, nem a sua semente mendigando”. A lei pregada por Cristo: “Buscai primeiro o Reino de Deus e Sua justiça, e todas as outras coisas vos virão por acréscimo”, é tão verdadeira atualmente como o foi quando proferida. Posso assegurar isto por experiência própria, e todo aquele que viva a vida e cumpra o seu trabalho verá que esta lei é verdadeira. Somente o serviço desinteressado proporciona crescimento.

CARTA 78

ÍNDICE

  CARTA 80

 

 

Max Heindel

Bibliografia

 

 

Cartas aos Estudantes

Indice

Homepage Literatura Panfletos Oficiais  Temas Rosacruzes   Astrologia   Biblioteca Online  Rosacruzes e Rosacrucianos

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210

Telefone celular: (21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA

www.rosicrucian.com

www.rosicrucianfellowship.org

(760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)


This Website hosted for free by @MacarloHost.Net

Atualizado em 23 de maio de 2012

All rights reserved

A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.