.

 Centro Autorizado do Rio de Janeiro

.

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Panfletos Oficiais

Temas Rosacruzes

Astrologia

Vegetarianismo

Biblioteca Online

Rosacruzes e Rosacrucianos

 

CARTA Nº 78

Maio de 1917

O DESENVOLVIMENTO DO CORAÇÃO E A INICIAÇÃO

            Enquanto Estava elaborando a lição deste mês, ocorreu-me perguntar aos estudantes se estão obtendo ou não, reais benefícios com estas lições. Tudo depende da maneira de estudá-las, já que não é possível retirar mais do que aquilo que colocamos nelas. Por conseguinte, julguei oportuno dedicar esta carta a um pequeno comentário sobre a melhor maneira de utiliza-las com o máximo proveito.

            Sabemos que o objetivo dos ensinamentos Rosacruzes consiste no desenvolvimento equivalente e simultâneo da mente e do coração, assim como dar todas as explicações de uma maneira tão lógica que a mente esteja pronta a recebê-la, deixando plena liberdade ao coração para trabalhar com o material assim recebido. Se simplesmente lermos a lição e meditarmos nela achando-a racional pela explicação do assunto abordado mensalmente e, no momento seguinte, nós a largarmos e a esquecermos, pouco será o bem que ela poderá produzir, pois foi estimulado só o intelecto e não o coração. O melhor método, depois da lição ter sido assimilada e aceita intelectualmente, é absorvê-la de uma forma devocional durante o resto do mês, em diferentes ocasiões, quando nos sentimos dispostos para tal exercício. Em seguida, não pensar mais nela, deixando o intelecto livre. O próximo passo é senti-la, porque o sentimento é uma função do coração. Procure visualizar as diferentes coisas e os assuntos nela inseridos.

            Por exemplo, a lição que acompanha esta carta versa sobre a humanidade durante o estado hermafrodita. Ela explica a entrada dos espíritos de Lúcifer e também o caminho da regeneração sob a direção de Mercúrio. Se visualizarmos internamente a condição do homem durante os diferentes estágios que se sucederam, tiraremos disso um grande benefício. Isto é mais fácil de fazer do que visualizar e sentir as mudanças que hão de ocorrer no futuro, pois, no íntimo da nossa consciência, permanecem latentes todos os sentimentos experimentados durante as épocas passadas da nossa evolução, sendo somente uma questão de prática poder recordá-los no momento que desejarmos.

            Lembremo-nos do que foi dito no “Conceito Rosacruz do Cosmos” sobre o método de Iniciação. Algumas vezes, ao chegar a esse ponto, temos que retroceder pelo caminho que percorremos para sentir e ver conscientemente aquilo que trilhamos da maneira inconsciente. Por isso, a prática acima mencionada é uma preparação. Quanto mais nos virmos no estado mental indicado, tanto mais profundamente sentir-nos-emos na condição correspondente e devemos considerar a mão protetora e condutora das Hierarquias Divinas que nos têm ajudado no caminho da evolução. Dessa maneira estaremos mais preparados para o tempo que há de vir, quando tivermos que atravessar o mencionado caminho durante o processo de Iniciação. É desnecessário dizer que, dessa forma, receberemos muito mais benefícios da Iniciação do que se estivéssemos despreparados.

            Esta prática de sentir a lição é de grande ajuda para o progresso espiritual. Se usada acertadamente, iluminará os estudantes, proporcionando-lhe uma visão espiritual que não poderá ser obtida de outra maneira. Espero que gravem isto profundamente e habituem-se a praticá-la com regularidade, mesmo nas lições que, à primeira vista, possam parecer-lhes maçantes e sem interesse. Este processo irá capacita-los a extrair pérolas escondidas sob a superfície e com as quais jamais sonharam.

CARTA 77

ÍNDICE

  CARTA 79

 

 

Max Heindel

Bibliografia

 

 

Cartas aos Estudantes

Indice

Homepage Literatura Panfletos Oficiais  Temas Rosacruzes   Astrologia   Biblioteca Online  Rosacruzes e Rosacrucianos

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210

Telefone celular: (21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA

www.rosicrucian.com

www.rosicrucianfellowship.org

(760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)


This Website hosted for free by @MacarloHost.Net

Atualizado em 23 de maio de 2012

All rights reserved

A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.