.

 Centro Autorizado do Rio de Janeiro

.

Homepage

Fundamentos

Atividades

Literatura

Publicações

Multimidia

Links

 

Panfletos Oficiais

Temas Rosacruzes

Astrologia

Vegetarianismo

Biblioteca Online

Rosacruzes e Rosacrucianos

 

CARTA N 91

Junho de 1919

TOLERÂNCIA COM A CRENÇA DOS OUTROS

            Estamos aqui para viver nas condições que necessitamos e aprender as lições fornecidas pelo ambiente que nos cerca. Os que estão continuamente nas nuvens, procurando ideais espirituais e esquecendo os seus deveres e obrigações primordiais, estão tão enganados nos seus esforços como os que se enfronham no trabalho material, labutando e desgastando-se na sua ganância pelo dinheiro. Ambos necessitam de ajuda, embora em direções opostas. Uns precisam que os puxemos para baixo e prendamos seus pés firmemente ao solo; outros precisam de uma elevação espiritual para que possam ver a luz do Céu e começar a pensar em adquirir os tesouros lá.

            “O alimento de um homem, é veneno para outro”. Isto se aplica tanto ao alimento espiritual como ao físico. Só há uma grande verdade – Deus – mais isto tem muitas facetas. O ângulo que sensibiliza uns, pode não ter força para comover outros e, vice-versa, uma concepção da verdade que é satisfatória para algumas pessoas, pode não ser suficientemente clara para convencer outras. Portanto, há uma razão para todas as diferentes religiões do mundo e para os diferentes pontos de vista das diversas seitas e cultos. Cada uma tem sua missão a desempenhar junto ao povo para a qual foi criada. Portanto, devemos ser tolerantes com todos os cultos ou religiões, ainda que aqueles que as professem ataquem-nos e às nossas opiniões.

Devemos ser conhecidos pelos nossos frutos, pois esta é a única prova verdadeira e válida da religião individual. Ela torna-nos melhores homens e mulheres, melhores pais e mães, melhores filhos e filhas, melhores irmãs e irmãos, melhores empregados e patrões? Faz-nos ser melhores cidadãos em todos os sentidos, de forma que possamos ser respeitados na comunidade em que vivemos? Esta é a prova da verdadeira religião.

            Não constitui um grande perigo termos materialistas nas nossas fileiras, mas, infelizmente, há uma tendência entre as pessoas que adotam os ensinamentos avançados, de pairar nas nuvens esquecidas das condições concretas e dos deveres terrestres. É por isso que a maioria das pessoas desconfia do ocultismo e classificam aqueles que o estudam de excêntricos, embora as suas ações nada tenham a ver com o ocultismo, assim como não é culpa de um bom alimento que o estômago não o possa digerir.

            Por esta razão, não só devemos ser tolerantes para com as crenças dos outros e manter o princípio de não criticar qualquer uma delas, como devemos vigiar-nos para bem viver os Ensinamentos Rosa cruzes, de forma a dar credibilidade a esta doutrina onde quer que estejamos.

CARTA 90

ÍNDICE

  CARTA 92

 

 

Max Heindel

Bibliografia

 

 

Cartas aos Estudantes

Indice

Homepage Literatura Panfletos Oficiais  Temas Rosacruzes   Astrologia   Biblioteca Online  Rosacruzes e Rosacrucianos

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca, Rio de Janeiro, R.J. Brasil 20521-210

Telefone celular: (21) 9548-7397 - E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA

www.rosicrucian.com

www.rosicrucianfellowship.org

(760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)


This Website hosted for free by @MacarloHost.Net

Atualizado em 23 de maio de 2012

All rights reserved

A reprodução do conteúdo deste site é permitida, desde que sem fins comerciais e citada a fonte.