PÉTALA XI

A IDADE DO AQUÁRIO

Les Rose-Croix,

 Gardiens de la Science

 et de la Religión du Verseau,

ont pour mission

d’unir les Nations

 et les Peuples de la Terre

 sous un seul nom,

afin que s’accomplisse

la Parole de l’Ecriture:

“Et un  seul peuple cèlèbrera l’Eternel”

 

Roses En Eveil

Vol. VII,  nº 1, Octubre 1984

La Fraternité Rosicrucienne

Canada

 

Os Rosacruzes,

Protectores da Ciência

e da Religião do Aquário,

têm por missão

unir as Nações

e os Povos da Terra

sob um só nome,

a fim de que se cumpra

a palavra da Escritura:

“ E um só povo celebrará o Eterno”

 

Rosas a Florir

Vol. VII, nº 1, Outubro de 1984

Fraternidade Rosacruz

Canadá

Tradução livre de D.D.C.

 

Muito se tem falado e escrito sobre Aquário, como acerca da sua Idade.

Seja no domínio da astronomia, como das correntes espiritualistas e em outros campos, há alguma confusão, tanto na entrada como sobre a sua essência, as transformações, a nova era.

Não é de admirar; estamos na fase das grandes transmutações e nestes períodos a confusão impera.

No caso, porém, há outros factores como sejam as dificuldades dos cálculos com exactidão que a ciência materialista deseja e procura, devido ao movimento de precessão dos equinócios, e o mais grave os oportunismos que campeam na área do que se denomina de esoterismo ou ocultismo.

Proliferam as obras sobre esta área, cheias de erros, de manipulações, até falsas profecias e investigações.

Contudo que fique claro este nosso trabalho não está isento de erros, não somos infalíveis; é tão só a nossa interpretação dos elevados ensinamentos da Escola Rosacruz, o produto de estudos e investigações de há mais de 40 anos o que nos obriga a ser mais consciente e mais responsável por tudo o que digamos e escrevamos sobre a Filosofia dos Rosacruzes.

Se lerem os nossos trabalhos como alguns artigos da nossa responsabilidade pois encontrarão alguns dados sobre este assunto.

Em Mozart, esse desconhecido, fala-se da música para a Idade do Aquário a propósito das magistrais composições deste génio, como as de outros rosacruzes; J.S.Bach, Beethoven, Wagner e outros; no livro A Rosacruz e Portugal, podemos ler mais elementos sobre este futuro  já relativamente próximo.

Antes de mais convirá não confundir a Idade do Aquário com a palavra Época do Aquário.

A terminologia rosacruz é clara.

Por Época devemos entender um espaço de tempo de cada revolução, ou melhor, a involução e evolução procedem ao longo de 7 Períodos, ou seja, os chamados Dias da Criação. Cada Período tem 7 Revoluções ao longo das quais muitas e profundas transformações já se passaram e vamos atravessar; cada Revolução encerra 7 Épocas em que também enormes mutações têm lugar, de tal forma que estamos no 4º Período, denominado Terrestre, na 4ª Revolução e na 5ª Época, a Ariana, que se sucedeu à Atlante, dos tempos de Noé, símbolo dos atlantes remanescentes como esclarece Max Heindel em sua obra o Conceito Rosacruz do Cosmo.

Em cada Época e devido ao movimento de precessão dos equinócios diversas alterações existem, ligadas às influências das Hierarquias Divinas Zodiacais, e porque o movimento é precessão, surge ao contrário, ou seja, de Piscis passa a Aquário, deste a Capricórnio e assim por diante.

Perguntar-se-á: O que é o movimento de precessão dos equinócios?

Bem, todos sabemos que existem os movimentos de rotação da Terra que dá lugar aos dias e às noites; como o de translação que origina as estações do ano; o movimento da inclinação do eixo da Terra que produz alterações profundas, o que é agora o Pólo Norte já foi o Equador, etc, e ainda o Movimento de precessão dos Equinócios em que, devido ao movimento de oscilação do eixo da Terra, qual pião girando no Espaço, chamado de nutação, o Sol acaba por cruzar o equador num ponto precedente em relação ao ano anterior. Este movimento é muito lento, para atravessar um grau precisa de 72 anos; ou seja para percorrer uma constelação que tem 30º necessita de cerca de 2 160 anos, e para voltar de novo ao mesmo ponto, são necessários cerca de 25 868 anos, denominado Ano Mundial ou Grande Ano Sideral.

Note-se que no ano em que entrámos na Idade de Piscis, ou seja, 498 D.C. o Zodíaco Natural e o Intelectual coincidiram, a partir daí começou um Novo Ano Mundial. O Natural é base desse momento, o que se movimenta é o Intelectual.

Para os estudos astrosóficos há que seguir o Natural com provas científicas das suas influências.

Quando estávamos sob a influência de Taurus, adorámos o Touro, o Boi Ápis; ainda hoje há reminiscências desse culto de há mais de cinco mil anos, seja nas touradas ou noutros rituais mais ou menos ligados ao touro. Em 1662 a.C. estava no 1º grau de Áries, o Cordeiro, por isso Moisés termina com o culto a Taurus e passa-se para o Cordeiro; quando Jesus nasceu de novo no Mundo Físico estava-se a 7º de Áries, o Cordeiro. Em 498 D.C. entrámos em Piscis o que quer dizer que só para o ano 2 658 é que, na realidade, estaremos já no começo da Idade do Aquário.

Depois de se passar mais 2 160 anos, vamos entrar sob a Idade do Capricórnio, aqui começará uma nova Época, a Sexta, que Max Heindel chama de Nova Galileia, ou Reino de Cristo, como ele foca em seu trabalho Ensinamentos de Um Iniciado.

Só que até vivermos em corpos etéreos num novo Céu e numa nova Terra, muito haverá ainda para percorrer.

Porém, quando chegarmos à Idade do Aquário, o ser humano dirá sobre os tempos actuais como algo atrasado e cheio de injustiças e erros, como agora dizemos sobre tempos antes de Jesus!!!

Logo muito vai mudar, alguns dados que, agora, consideramos como certos serão reconhecidos como errados; muitos trabalhos, agora, muito badalados ficarão na prateleira como obras com pouco valor ou até, em alguns casos, ficarão arquivados mas não censurados; numerosas Instituições desaparecerão, sendo substituídas por outras mais evoluídas e libertadoras.

Portanto, repetindo, não confundir Época com Idade, nem com Era; também a Idade do Aquário não é a 6ª Época e como tal não se pode confundir com a Nova Galileia, nem com o Reino de Cristo; finalmente, só no ano 2 658 é que na realidade estaremos sob a sua influência e não como consta em muitas obras que já começou, uns no ano X; outros Y.

Estamos é certo sob as influências da sua órbita, daí as confusões, as alterações, os avanços tecnológicos, científicos, as mutações nas crenças, etc.

Aliás, analisando os aspectos dos Logos Planetários, suas situações e aspectos entre si, designadamente Saturno, Júpiter, Urano, Neptuno e o tal planeta anão, Plutão, bem a Terra é mais anã em relação a Júpiter, além do que os anões têm todo o direito de existirem, de serem considerados e respeitados, temos pela frente grandes fricções nas áreas políticas, socioeconómicas, religiosas, científicas, experiências mais ou menos dolorosas rumo à construção de um novo e melhor estado de coisas.

Lembremos que embora Neptuno e Plutão façam parte do nosso sistema solar, contudo não são do arquétipo original cósmico, os restantes 7 é que são os 7 Espíritos diante do Trono, o Sol; suas distâncias ao Sol estão em sintonia com a Lei de Bode, enquanto que aqueles não se enquadram, especialmente Plutão. Ambos têm missões a cumprir: Neptuno a principal: Faça-se a Tua Vontade e não a minha; Plutão acabar com todo o parasitismo venha ele donde vier, como de se obter dinheiro sem trabalho.

Afinal, porque tanto se fala em Idade do Aquário?

Por vários motivos, entre os quais as numerosas e profundas mudanças que terão lugar, num momento em que nos aproximamos da entrada numa nova Época, a Sexta, como pela aspiração legítima do ser humano em regressar ao novo Éden.

Várias vezes devido a este movimento se cruzou em Aquário, mudanças existiram, mas agora são as da porta para uma nova Terra.

Cristo, quando falou sobre a Páscoa aos seus discípulos, disse-lhes que o local era onde vissem o homem da bilha.

Quem é este homem da bilha?

A resposta é fácil é o ser humano de Aquário, o transportador da água.

No mito e simbologia do Aquário surgem além do homem com uma bilha, uma ânfora que deita um néctar precioso, o da sabedoria, do elixir da vida, fontes e cavalos.

Na constelação Aquário está a estrela Pégaso.

Sabemos que este cavalo alado com uma pancada da sua pata fez brotar uma fonte no monte Hipocrene onde as musas se inspiravam, como os poetas.

Na antiga cultura grega, Aquário é Ganimedes, jovem portador de uma grande beleza, como serão os jovens desse período; Zeus transformou-se em águia, levando-o até à morada dos deuses.

Daí que surja o símbolo da águia junto ao apóstolo amado de Cristo, São João Evangelista, Christian Rosenkreuz, numa íntima relação com a Idade do Aquário em que a Sua Religião, Cristianismo Esotérico, substituirá as existentes, exotéricas.

Ganimedes quer dizer o que está encarregue de cuidar da bebida, representa o homem sábio.

Analisando sob o ponto de vista astrosófico, temos 3 signos de ar, Gémeos que representa o estado do eu individual, algo frio, intelectual; Libra em que há a união entre dois seres; finalmente Aquário que é um signo fixo, simbolizando o Universal.

Analisando o seu símbolo que é, como sabemos, duas linhas onduladas paralelas, como que indicando o caminho vibratório da união, a capacidade de cada qual sentir o próximo como a si mesmo, numa intensificação de som rumo à harmonia cósmica.

Continuando as nossas meditações sobre Aquário, seus regentes Saturno e Urano, surge-nos um quadro cheio de faces luminosas, de cores alegres, de vida renovada, plena de novos voos.

Aquário está ligado aos sentimentos de liberdade e de fraternidade; às ideias pioneiras, a sentimentos humanitários, a novas formas de organização em que a cooperação é a nota principal. Impulsiona a união entre os povos, os movimentos de unidade e universalidade, novas ciências e novos sistemas socioculturais e sociopolíticos norteados pelo altruísmo, pela independência, pela fidelidade, pela sinceridade, pela diplomacia, pelo real progresso em todas as áreas.

Resumindo, vamos seguir Cristo em obras, vamos trabalhar em Seu nome, e nesse caso Ele estará no meio de nós, como irá nascer e fortificar-se no interior de cada ser humano.

Por sua vez, Saturno como regente algo ligado ao passado, tendo como lema o cumprimento, indica que valores como a prudência, a economia, a castidade, a disciplina, o tacto, o método, a justiça, a paciência, a concentração, a serenidade mental, serão devidamente praticados no dia a dia.

Ao estar mais ligado ao passado ajudar-nos-á a usar as nossas capacidades que obtivemos ao longo da evolução, e com estas bases e, numa dinâmica inovadora e libertadora uraniana, iremos criar algo de novo, as bases do porvir ou seja da 6ª Época.

Quanto a Urano oferece-nos o pão anímico da originalidade, da intuição, do progresso, o amor pela liberdade responsável, o espírito independente mas fraterno, ajudar-nos-á a vencer todos os medos por meio do Amor Puro, elevado, o único caminho para se vencer a pior das doenças: a timidez.

Ele nos ajudará a transcender o mundo material pois está ligado ao plano espiritual, como a transcender o mundo dos separatismos, desde os consanguíneos até aos de vis interesses egoístas, porque ele aponta a Fraternidade Universal.

Portanto, a Páscoa, a que Cristo se referiu, é a vida renovada, a alegria da ressurreição, é a libertação do Espírito de Cristo dos planos inferiores.

Graças ao Seu sacrifício amoroso podemos robustecer o nosso corpo alma, por meio de pensar correctamente, de sentir universalmente e agir em sintonia com os seus ensinamentos.

É uma passagem do velho, cristalizado, retrógrado, para uma nova ordem, uma nova civilização.

Estamos numa fase de lutas entre as duas forças, em que aquelas cada vez vão sendo mais vencidas.

Ao longo da Idade de Piscis a espada tem dominado; está chegando a hora de cada vez mais a substituirmos pelo arado, pela ciência espiritualizada e por uma religião cientificada.

Artes, Ciências e Religiões unidas irão contribuir para novos passos rumo à construção de um mundo maravilhoso, a caminho da Nova Galileia.

Está chegando ao final a Idade das trevas, da superstição, da escravidão, da manipulação, dos lacaios e dos demagogos e ditadores.

Cada vez mais vamos avançar para a construção dessa idade em que, com um intelecto espiritualizado, resolveremos melhor os problemas que nos afligem, haverá justiça em toda a parte, o avanço da tecnologia em sintonia com as Leis Divinas contribuirá para que os seres humanos tenham mais tempo livre para se dedicarem a temas espirituais e culturais.

A música da Idade do Aquário será mais elevada, com vibrações mais altas e em maior número, uma música sublime, nova, para um novo mundo, contribuindo para a libertação, para despertar as nossas capacidades latentes de inovar e criar algo de novo.

As alterações benéficas serão tão elevadas e generalizadas que é difícil imaginar a vida nessa Idade tão perto mas ainda tão longe, porque estamos dominados pela idade das trevas…

Muitos seres humanos vão ser clarividentes voluntários, com capacidade de ver outros planos; um médico, por exemplo, poderá ver onde está o problema que aflige o doente, sem necessidade de exames; aquele que possuir essa capacidade bem desenvolvida ajudará à cura por ciência maravilhosa como o fez Paracelso.

Também, muitos seres humanos terão capacidade de viajar em seu corpo alma a uma velocidade muito superior à da Luz.

Cabe à Fraternidade Rosacruz a missão de promulgar o Evangelho da Idade do Aquário por meio do exemplo de cada membro, por meio de educação cosmocrata, por meio de instruções libertadoras.

Trabalhemos para a construção de uma nova ordem mundial, de Instituições Supranacionais como o rosacruz Coménio idealizou desde o Parlamento Mundial até ao Tribunal Mundial da Paz.

Conscientes que a Idade do Aquário é a Escola Preparatória para a entrada na Nova Galileia, isto, porém, vai demorar ainda mais de três mil anos, porque não deve ser logo na plena entrada da Idade do Capricórnio que teremos a Religião Universal, o Cristianismo Esotérico, em toda a parte, em todos os corações humanos, e assim por diante, tenhamos confiança no maravilhoso plano Divino.

Ao longo da Idade do Aquário todos os povos vão ter de se adaptar a novas fases da vida humana; os povos eslavos vão dar um contributo especial por meio da música; para finalmente, da América nascer a última raça, mistura de todas, terminando, assim, definitivamente, os perigos dos racismos, que serão vencidos pela Fraternidade Universal.

Então (na Nova Galileia) um só povo celebrará o Eterno.

E a evolução continuará para a seu tempo daqui a muitas miríades de anos e depois de tudo ir ao Caos, ressurgir num novo Dia.

No Período de Júpiter, viveremos na verdadeira Galileia, em corpos etéreos.

 

EXCERTOS DO LIVRO MEDITAÇÕES DE UM NEÓFITO

CAPA E PREFÁCIO DE PÉTALAS

PÉTALA V

ABSORTO NA NATUREZA

PÉTALA  I

JESUS, JESUS-CRISTO E CRISTO

PÉTALA X

AS CAIXAS E OS MARCOS DO CORREIO

PÉTALA III

OS ANIMAIS TAMBÉM CHORAM

PÉTALA XI

A IDADE DO AQUÁRIO

PÉTALA  IV

UM MAR DE ROSAS E DE ESPINHOS

PÉTALA XII

COSMOCRACIA

 


 
[Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210

Telefone celular:  (21) 9548-7397  -  E-mail: rosacruzmhrio@gmail.com

Filiada a Rosicrucian Fellowship

2222 Mission Avenue, Oceanside, CA 92054-2399, USA PO Box 713, Oceanside, CA 92049-0713, USA (760) 757-6600 (voice), (760) 721-3806 (fax)

www.rosicrucian.com

 www.rosicrucianfellowship.com

 www.rosicrucianfellowship.org

Invisible Helper

Arabic Bulgarian Deutsch Dutch English Español Finnish
Français Italiano Polish Português Rumanian Russian Svenska