Francis Bacon

Francis Bacon, Viscount St Alban, por John Vanderbank, 1731(?),

reprodução de  pintura de  artista desconhecido (cerca de 1618)

 

 

TEXTO  BASEADO  EM VÁRIAS  FONTES E ESTABELECIDO POR UM ESTUDANTE DOS ENSINAMENTOS ROSACRUZES

 

Francis Bacon (1561-1626), também conhecido como Bacon de Verulâmio,  nascido em Londres,  Inglaterra, foi um político, filósofo e ensaísta inglês, barão de Verulam (ou Verulamo ou ainda Verulâmio), visconde de Saint Alban.

Desde cedo, sua educação orientou-o para a vida política, na qual exerceu posições elevadas. Em 1584,  foi eleito para a câmara dos comuns, ingressando no parlamento com 23 anos de idade. Durante o inverno de 1584-85 escreveu a "Carta de Conselhos à Rainha Elisabeth", revelando grande maturidade e imparcialidade na análise política. Sucessivamente, durante o reinado de Jaime I, desempenhou as funções de procurador-geral (1607), fiscal-geral (1613), guarda do selo (1617) e grande chanceler (1618). Neste mesmo ano, foi nomeado barão de Verulam e em 1621, barão de Saint Alban, sendo que neste mesmo ano Bacon foi  insjustamente acusado de corrupção, condenado ao pagamento de pesada multa, e também proibido de exercer cargos públicos.

Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna". Sua principal obra filosófica é o Novum Organum. Bacon conferiu grande valor ao estudo da natureza, fazendo dos fenômenos físicos e naturais o fundamento de toda a realidade. Seu ponto de vista básico era que as ciências físicas e naturais deviam reger todas as manisfestações da atividade do pensamento humano. Até a moral e a política deviam ser modeladas pelas ciências da natureza. Em seu "Novum Organum" defendeu intransigentemente a ciência experimental e descreveu em "A Nova Atlantida" uma sociedade dirigida por sábios experimentalistas. No "Novum Organum", propõe ainda que o verdadeiro método científico seria indutivo, pois em sua opinião a realidade só poderia ser conhecida e a ciência só poderia desenvolver-se mediante o modelo experimental.Sua obra filosófica mais importante é a "Instauratio Magna", incompleta e reduzida apenas às primeiras partes.

Francis Bacon esteve envolvido com investigações naturais até o fim de sua vida, tentando realizar na prática seu método. No inverno de 1626 estava envolvido com experiências sobre o frio e a conservação. Desejava saber por quanto tempo o frio poderia preservar a carne. A idade havia debilitado a saúde do filósofo e ele acabou não resistindo ao rigoroso inverno daquele ano. Morreu em 9 de abril, vítima de uma bronquite.

Bacon foi o primeiro a esboçar uma metodologia racional para a atividade científica. Sua teoria dos idolos antecipa, pelo menos potencialmente, a moderna sociologia do conhecimento. Foi um pioneiro no campo científico e um marco entre o homem da Idade Média e o homem Moderno. Também foi um escritor notável. Seus Essays são os primeiros modelos da prosa inglesa moderna. Alguns autores acreditam que Bacon seria o verdadeiros autor dos escritos de William Shakespeare.

A produção intelectual de Bacon foi vasta e variada. De modo geral, pode ser dividida em três partes: jurídica, literária e filosófica.

 

Produção intelectual de Francis Bacon

  Clique sobre a obra para detalhamento e download.
 
 
 
Título
Autor
Fonte
Formato
Tam. Arquivo
Acessos
1 . Essays Francis Bacon [gu] Projeto Gutenberg .pdf 602,20 KB 949
2 . La Nueva Atlantida Francis Bacon [bk] eBooket .pdf 168,70 KB 1.175
3 . Novo Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da Interpretação da Natureza Francis Bacon [cv] CultVox .pdf 564,28 KB 4.563
4 . Of Fortune Francis Bacon [mc] McMaster University .pdf 42,56 KB 775
5 . Of Plantations Francis Bacon [mc] McMaster University .pdf 32,47 KB 651
6 . Of Riches Francis Bacon [mc] McMaster University .pdf 50,35 KB 663
7 . Of Usury Francis Bacon [mc] McMaster University .pdf 48,47 KB 649
8 . Sobre Jardins Francis Bacon [cv] CultVox .pdf 19,12 KB 4.514
9 . The Advancement of Learning Francis Bacon [gu] Projeto Gutenberg .pdf 514,85 KB 579
10 . The New Atlantis Francis Bacon [gu] Projeto Gutenberg .pdf 211,99 KB 813
 
 

 

Francis Bacon

 Produção Intelectual

Relação com a Maçonaria e a Rosacruz

New Atlantis

 Bibliografia principal:

Francis Bacon (filósofo) - Classic Encyclopedia

 

O Enigma dos Rosacruzes

 

 

PÁGINAS RELACIONADAS EM NOSSO SITE

The New Atlantis Francis Bacon

The Secret Destiny of America by MPH

 

 

 

Francis Bacon (filósofo) - Classic Encyclopedia

http://www.sirbacon.org/

Francis Bacon's Ciphers

 

 [Home][Fundamentos][Atividades] [Literatura] [Temas Rosacruzes ] [Biblioteca Online] [Informações][Oração e Serviço Espiritual]

 

Fraternidade Rosacruz Max Heindel - Centro Autorizado do Rio de Janeiro

Rua Enes de Souza, 19 Tijuca,  Rio de Janeiro, R.J. Brasil  20521-210 ,

celular:  (21) 9548-7397 , rosacruzmhrio@gmail.com

Associada a The Rosicrucian Fellowship - Associação Internacional de Cristãos Místicos

2222 Mission Ave. , Mount Ecclesia, Oceanside, CA, USA